Neta S Shooting Brake é a perua que pode revolucionar indústria de elétricos
Ao que tudo indica, modelo estreará a primeira plataforma integrada do mercado, que trás um chassi separado da carroceria
A Neta já tem três carros anunciados para o Brasil e dois deles até já têm preço, mas a marca ainda é desconhecida assim como boa parte do seu portfólio. Mas o seu mais novo carro não passará despercebido.
A Neta S Shooting Brake é a primeira perua da montadora, que pertence à Hozon Auto, e chama a atenção pelo seu design arrojado. Inspirada no sedã de mesmo nome, pode estrear uma nova e inovadora tecnologia no meio dos carros elétricos. Estamos falando da plataforma CIIC da CATL
Com conceito semelhante ao de um skate, essa plataforma integra a bateria, chassi, suspensão, trem de força, entre outros componentes essenciais para um carro. Desse modo, fica separada da carroceria, permitindo que o desenvolvimento de ambos — carroceria e os demais componentes — seja concebido e montados em paralelo, reduzindo tempo de desenvolvimento de novos modelos.
A promessa é que essa nova tecnologia chegue aos 1.000 km de autonomia com um consumo de 10,5 kWh/100 km, números que ultrapassam consideravelmente as marcas atuais da indústria de carros elétricos.
No entanto, inicialmente, a perua foi anunciada com a arquitetura modular Shinhai 2.0 de 800V, criada pela própria fabricante. Agora a marca deu a entender que as versões elétricas vão, de fato, estrear a nova plataforma CIIC, fazendo do Neta S Shooting Brake o primeiro carro com arquitetura integrada do mundo, segundo a fabricante.
Isso só será confirmado após esse período de pré-venda, durante seu lançamento oficial. A versão com autonomia estendida, com um motor a gasolina, manteria a outra arquitetura.
Partindo para o design, a perua se inspira no sedã de mesmo nome. A dianteira copia a mesma receita do três volumes: capô pontudo, faróis bem finos e grandes entradas de ar no para-choque e nas extremidades.
A silhueta foi estendida e a traseira ganhou um visual novo. Embora tenha o mesmo conjunto óptico do sedã, ela ficou mais reta e com um caimento menor. A parte superior ganhou um pequeno spoiler e os vincos do porta-malas são levemente diferentes.
Em relação às medidas, praticamente nada muda. A perua mede 4,98 m de comprimento, 1,98 m de largura e 2,98 m de entre-eixos. Na altura o Neta S Shooting Brake mede 1,48 metros, sendo dois centímetros mais baixa que o sedã.
Quanto à motorização, a Shooting Brake estará disponível com dois conjuntos distintos. O primeiro é um elétrico, com baterias da CATL. Na versão mais básica, há apenas um motor traseiro de 272 cv alimentado por uma bateria de 64 kWh. A autonomia nessa variante é de 510 km, segundo o ciclo CLTC, chinês.
Acima dela há uma versão de dois motores e mais potente. São 530 cv distribuídos entre os dois eixos e a energia vem de uma bateria 91 kWh. O alcance também é maior, chegando aos 610 km.
A perua Neta S também terá uma versão EREV (elétrico com extensor de alcance). Esse híbrido tem um motor 1.5 a gasolina de 95 cv que não traciona as rodas, servindo apenas como gerador de energia. Quem movimenta as rodas é um motor elétrico de 271 cv. Já as baterias podem ser de 31,71 kWh ou 43,88 kWh, que oferecem alcances em modo elétrico de 125 km e 185 km, respectivamente.
No momento, o Neta S Shooting Brake — ou Liezhuang para os chineses — está em pré-venda e custa a partir de 159.900 yuans, aproximadamente R$ 124.400, um pouco mais caro que o sedã. Na sua versão mais cara, elétrica e com dois motores, a perua sai por 209.900 yuans, ou R$ 161.980 na conversão atual.