Nova bateria promete levar híbridos mais longe do que muito elétrico
Além do longo alcance, a novidade da CATL promete recargas ultrarrápidas de aproximadamente 15 minutos
Responsável por fornecer baterias para grande parte dos carros eletrificados no mundo, a CATL anunciou o que pode ser uma revolução no segmento. Trata-se de uma inédita bateria dedicada exclusivamente aos híbridos, mas com promessa de autonomia superior a de muitos carros elétricos.
Segundo a empresa, a nova bateria, batizada de Freevoy Super Hybrid Battery, poderá ultrapassar os 400 km de autonomia com uma carga – número acima dos oferecidos atualmente por híbridos e até por alguns elétricos mais baratos, e sem contar o motor a combustão. Com isso, a CATL diz que os proprietários dos veículos terão uma experiência bastante próxima à de um carro elétrico.
O componente poderá equipar cerca de 30 modelos já em 2025, entre marcas como Chery, SAIC, Geely, Li Auto, Avatr, Changan e Neta, e variando entre híbridos plug-in (PHEV) e elétricos com extensor de autonomia (EREV) – nos quais há um motor a combustão que funciona apenas para gerar energia para a bateria, sem tracionar as rodas.
Além da autonomia, outra promessa é a de velocidade de recarga. Com apenas 10 minutos, segundo a empresa, é possível obter mais de 280 km de alcance e carga completa em cerca de 15 minutos.
A Freevoy garante ainda eficiência e segurança, sem problemas de funcionamento mesmo a temperaturas muito baixas, graças a uma tecnologia de íons de sódio. Será possível, por exemplo, fazer uma recarga a até 30°C negativos, situação crítica para grande parte dos modelos eletrificados. Outra tecnologia permite controle de potência multinível.
Na segurança, a tecnologia NP2.0 inclui um isolamento ativo de fumaça e um sistema de alta pressão, que reduzem as chances de defeitos.
Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas
Xiaomi SU7 Max está no Brasil em versão de 673 cv – e é surpreendente
Novo Xiaomi YU7 é maior e tem mais autonomia que o Tesla Model Y
Volkswagen Jetta GLI 2026 estreia em novembro por R$ 269.990; saiba tudo sobre o sedã







