A guerra das picapes elétricas nos Estados Unidos promete ser no campo da autonomia. A cartada agora foi dada pela Chevrolet, que anunciou que a versão de trabalho da Silverado EV vai poder rodar 450 milhas, cerca de 725 km, com uma carga na bateria.
Esse alcance superará a Ram 1500 Rev, que tem carga para 350 milhas (563 km), Ford F150 Lightning , que pode chegar a 320 milhas de alcance (515 km) com uma carga completa, bem como o Rivian R1T, que chega a 314 milhas (505 km).
A Ram, no entanto, já prometeu uma versão para até 500 milhas de alcance, próximo a 805 km.
O presidente da General Motors da América do Norte, Rory Harvey, disse à imprensa americana que a Silverado EV WT será vendida para frotistas, mas não deu mais detalhes sobre o modelo. Falou apenas sobre o trabalho que a engenharia teve para ampliar o alcance das baterias.
“Nós olhamos para os refinamentos, olhamos para a aerodinâmica, olhamos para a maneira como o veículo é calibrado, como o veículo é configurado”, disse. Uma bateria grande provavelmente contribui. A Hummer EV com a mesma mecânica usa um enorme pacote de 212 kWh.
Harvey também afirmou que o Silverado EV WT 2024 será oferecido em duas especificações de alcance, e a versão de 450 milhas representa a opção de alcance mais longo.
Em abril, o presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro, anunciou a participação do Centro de Desenvolvimento da empresa no Brasil na criação da próxima geração de veículos elétricos globais do grupo.
A parceria entre os centros de pesquisa da empresa no mundo não é novidade. Mas o anúncio oficial da inclusão da engenharia brasileira nos programas dos elétricos sinaliza algo mais importante para o mercado que é inclusão do Brasil entre os países onde os novos veículos serão comercializados e, em futuro próximo, produzidos.
Dois desses produtos já foram anunciados e chegam em breve às lojas. Trata-se dos SUVs Blazer EV e Equinox EV. Haverá ainda um terceiro modelo, mantido em segredo. Segundo fontes, o produto misterioso é a nova Silverado EV.