Novo Mini Cooper elétrico tem interior minimalista inspirado em clássico
Montadora resolveu voltar as origens para criar o interior da nova geração do elétrico, que traz uma tela circular e um pequeno head up display
Já vimos como será a nova geração do Mini Cooper elétrico por fora, graças a fotos que vazaram na internet durante a gravação de um comercial nos EUA. Agora, de maneira oficial, a marca resolveu nos mostrar como será o interior do compacto inglês.
Algumas coisas nunca mudam no design do Cooper. Por fora, são os faróis e a grade hexagonal. E nesse novo interior, a Mini decidiu prestar homenagens ao modelo original, desenhado por Alec Issigonis, trazendo um design bem minimalista e sendo “mais Mini do que nunca”, como descreveu a marca.
Talk about coming full circle ⭕. Here’s your sneak peek of the new MINI Interaction Unit – coming soon to the new MINI family. #MINI #BIGLOVE pic.twitter.com/aaHwXh9De2
— MINI (@MINI) July 19, 2023
Continua após a publicidade
Em uma animaçao divulgada no Twitter da montadora, o interior do Mini Cooper original se transforma até chegar na nova geração do compacto elétrico. O que se destaca, claro, é a tradicional tela circular central, que hoje em dia funciona como a central multimídia, mas antes era apenas o velocímetro. Ela trará novos gráficos e uma interface totalmente nova e personalizável. As principais informações, como velocidade e algumas orientações do GPS serão projetadas em um head up display logo atrás do volante.
Por falar nele, o volante manteve o design de dois raios do Cooper original, mas ganha botões para controlar o rádio e outras funções. Ao centro, abaixo da tela, há um controlador para o ar-condicionado e outros interruptores físicos para o pisca-alerta e outros equipamentos.
Também não há alavanca o seletor de modos de condução no console central, todas essas funções foram remanejadas para uma alavanca ao lado do volante. No espaço que sobra, foram colocados porta-copos, um porta-objetos e duas entradas USB-C. Outro detalhe que traz um pouco de século XXI para o Mini são as luzes de LED que iluminam o interior e praticamente se fundem com o acabamento do painel.
Além de modos de condução, o Mini Cooper elétrico também terá modos acústicos, que alteram o som projetado pelo carro. São quatro ao todo: Core, Go-kart, Timeless e Balance, todos voltados para aumentar a sensação de imersão dos ocupantes, trazendo sensações que vão desde esportividade com um ronco de motor a combustão, até sons da natureza.
Com a revelação do novo interior, falta apenas a apresentação oficial. Graças aos flagras, podemos ver todo o design interno, que traz faróis redondos e maiores, além de mudança nas colunas e janelas. Na traseira, as luzes ganharam novo formato triangular e são interligadas por uma barra em black piano.
O mais provável é que ele chegue em duas versões. A S provavelmente será equipada com baterias de 40 kWh para até 322 km de autonomia e 190 cv. Já a SE será mais potente, com cerca de 218 cv e uma bateria maior, de 54 kWh,que deve garantir cerca de 403 km de alcance.
O novo Mini Cooper elétrico será fabricado na China, sob uma plataforma da GWM, parceira do BMW Group, que é dono da Mini. Uma nova geração a combustão também está por vir, mas com uma plataforma totalmente nova e sua produção será em Oxford, na Inglaterra.