Não era surpresa para o leitor de Quatro Rodas que o Renault Scénic seria transformado em um SUV elétrico, mas o resultado dessa metamorfose daquele carro que surgiu como minivan só foi apresentado hoje. Agora ele atende pelo nome de Scenic E-Tech, para seguir a estratégia da marca francesa.
Ficou quase irreconhecível. O novo Scenic segue muito do visual proposto pelo Vision Scenic Concept, apresentado em 2022. A dianteira até remete ao Renault Rafale com os faróis divididos em duas peças. Na falta de uma grade de verdade, os designers criaram uma textura preta para conectar os faróis.
Lateral e traseira, porém, são fieis ao carro conceito e têm superfícies com menos vincos que o usual. As rodas de liga leve de 20 polegadas, por sinal, têm o mesmo desenho do protótipo. A traseira se difere apenas pelas lanternas um pouco mais normais.
O novo elétrico chega para ser uma alternativa maior e mais espaçosa na linha de veículos elétricos da Renault. O Scenic elétrico tem 4,40 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,57m de altura e enorme entre-eixos de 2,78 m.
Para aumentar a sensação de um espaço que, naturalmente, seria enorme, o painel é mais recuado e o console central mais baixo não isola os ocupantes da frente. O quadro de instrumentos é uma enorme tela de 12,3 polegadas e a central multimídia sensível ao toque é representada por uma tela 12 polegadas vertical. Ela roda o novo sistema OpenR Link, baseado em Android.
Não faltam materiais macios revestindo a cabine, nem porta-objetos, respeitando um antigo legado da Scenic quando ainda era uma minivan. Só não tem as mesinhas atrás dos bancos dianteiros. O teto panorâmico, por sua vez, tem vidro Solarbay com tecnologia AmpliSky, que o torna opaco quando os ocupantes querem menos luz na cabine. E isso pode ser feito na frente e na traseira de forma independente.
Essa remodelação visual e estética – necessária – dos novos modelos da marca francesa devem ser creditados ao ex-chefe de design da Peugeot e atual chefe de design da Renault, Gilles Vidal.
A Renault quer se tornar uma marca neutra em carbono na Europa até 2040 e globalmente até 2050. A montadora afirma que até 24% dos materiais utilizados são reciclados. Além disso, 90% da sua estrutura pode ser reciclada, inclusive a bateria.
Configuração elétrica
O novo Renault Scenic é um carro elétrico, seguindo os mesmos passos do Megane E-Tech – que evoluiu de hatch para crossover. Sendo assim, ambos compartilham a arquitetura CMF-EV da Renault. Mas a mecânica do Scenic é bem diferente.
O Scenic E-Tech será oferecido em duas versões, com dois tamanhos de bateria e dois níveis de potência. A versão básica tem motor de 168 cv e 28,5 kgfm e bateria de 60 kWh, que dá a ele autonomia de 418 km no ciclo WLTP.
Já versão topo de linha tem 215 cv e 30,5 kgfm e bateria de 87 kWh para poder suportar essa potência e ainda garantir autonomia de 610 km no ciclo WLTP.
O início das vendas no mercado europeu está previsto apenas para o início de 2024, quando os preços serão revelados. Se vem para o Brasil? Considerando que deixou de ser uma minivan, agora o Scenic tem mais chances.