Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo SUV mais barato da VW é flagrado em testes pela primeira vez

Equivalente a um SUV do Gol, o novo VW será híbrido flex de fabricação nacional e já roda camuflado pelas ruas brasileiras

Por Eduardo Passos
25 jun 2024, 15h54
É provável que esse seja o novo SUV nacional e híbrido flex da Volkswagen
É provável que esse seja o novo SUV nacional e híbrido flex da Volkswagen (Gabriel Almeida/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Atualmente, o Volkswagen Polo já ocupa o lugar deixado pelo Gol. Cumpre o papel de ser um hatch compacto que lidera o ranking de vendas com frequência. Mas a Volks quer ter um produto barato ainda mais icônico e aspiracional, que, para tanto, precisa pelo menos se parecer com um SUV, ser flex e eletrificado. 

Tudo isso será cumprido pelo novo SUV de entrada da Volkswagen, que no passado era tratado como “SUV do Gol”, e que chegará às concessionárias em meados de 2025. O leitor Gabriel Almeida flagrou, em primeira mão, uma das primeiras unidades com carroceria definitiva rodando em testes perto de São Paulo perto de São Paulo (SP).

Gabriel encontrou o segredo rodando próximo a outros carros da VW que, aparentemente, formavam um comboio. Visto de lado, o carro camuflado apresenta semelhanças com o Polo, que seriam naturais dado que o utilitário será baseado na plataforma MQB-A0 – uma derivação direta da MQB usada no hatch – e também será fabricado em Taubaté (SP).

As fotos da traseira não captam muitos detalhes, mas sugerem lanternas interligadas, que batem com o que QUATRO RODAS apurou acerca do SUV do Gol. Outra pista reforçada pelas imagens é o pouco que se vê da dianteira.

Não dá para ver muito da traseira, mas o recorte do para-choque e o formato dos faróis reforçam a suspeita
Não dá para ver muito da traseira, mas o recorte do para-choque e o formato dos faróis reforçam a suspeita (Gabriel Almeida/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Como será o “SUV do Gol”

Hera, Copa e variações desses nomes são alguns dos batismo que a VW estudava para o carro há alguns meses, tendo até conduzido pesquisas de mercado com os brasileiros. A previsão é de que isso e tudo mais esteja acertado até maio do ano que vem, para quando, de acordo com a Mobiauto, está previsto o início da produção em série.

Um ponto importante é que, desde o início, o projeto está adaptado para os planos de híbrido flex da marca, mas com um motor elétrico menor, num arranjo híbrido leve. Contudo, os motores mais cotados para o lançamento é o 170 TSI, o 1.0 turbo com 116 cv e 16,8 kgfm já presente no Polo.

SUV compacto do projeto VW246 aproveitará partes do Skoda Fabia
Novo SUV compacto aproveitará partes do Skoda Fabia (Divulgação/Skoda)
Continua após a publicidade

O novo SUV mais barato da VW tem desenvolvimento conjunto com um gêmeo da Skoda, a marca checa do Grupo VW, e fabricado na Índia. O modelo da Skoda, entretanto, deve ser revelado antes, ainda nesse ano e ter diferenças significativas na seção traseira. Os dois devem repetir muita coisa de Polo e/ou Nivus, como entre-eixos e painéis da carroceria.

As imagens mostram um vão livre pequeno, mas isso pode ter a ver com as rodas, que, dado o tamanho dos para-lamas, parecem pequenas frente ao tamanho máximo que pode ser instalado. Os detalhes de design devem seguir muito do que os VW já à venda adotam.

Novo SUV Vw Skoda
Gêmeo da Skoda está em testes na Índia e deve ser apresentado primeiro (Reprodução/Internet)

Em termos de preço, a Volkswagen deve ser agressiva, posicionando o SUV do Gol como seu utilitário esportivo mais barato à venda. Algo próximo dos R$ 100.000 não seria absurdo, considerando o uso inteligente do motor 1.0 170TSI (derivado do antigo up!) e outras medidas de eficiência. Os incentivos do programa Mover, do Governo Federal, também podem estimular a Volks a focar no volume do carro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.