Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo SUV mais barato da VW é flagrado em testes pela primeira vez

Equivalente a um SUV do Gol, o novo VW será híbrido flex de fabricação nacional e já roda camuflado pelas ruas brasileiras

Por Eduardo Passos
25 jun 2024, 15h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Atualmente, o Volkswagen Polo já ocupa o lugar deixado pelo Gol. Cumpre o papel de ser um hatch compacto que lidera o ranking de vendas com frequência. Mas a Volks quer ter um produto barato ainda mais icônico e aspiracional, que, para tanto, precisa pelo menos se parecer com um SUV, ser flex e eletrificado. 

    Publicidade

    Tudo isso será cumprido pelo novo SUV de entrada da Volkswagen, que no passado era tratado como “SUV do Gol”, e que chegará às concessionárias em meados de 2025. O leitor Gabriel Almeida flagrou, em primeira mão, uma das primeiras unidades com carroceria definitiva rodando em testes perto de São Paulo perto de São Paulo (SP).

    Publicidade

    Gabriel encontrou o segredo rodando próximo a outros carros da VW que, aparentemente, formavam um comboio. Visto de lado, o carro camuflado apresenta semelhanças com o Polo, que seriam naturais dado que o utilitário será baseado na plataforma MQB-A0 – uma derivação direta da MQB usada no hatch – e também será fabricado em Taubaté (SP).

    As fotos da traseira não captam muitos detalhes, mas sugerem lanternas interligadas, que batem com o que QUATRO RODAS apurou acerca do SUV do Gol. Outra pista reforçada pelas imagens é o pouco que se vê da dianteira.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Não dá para ver muito da traseira, mas o recorte do para-choque e o formato dos faróis reforçam a suspeita
    Não dá para ver muito da traseira, mas o recorte do para-choque e o formato dos faróis reforçam a suspeita (Gabriel Almeida/Quatro Rodas)

    Como será o “SUV do Gol”

    Hera, Copa e variações desses nomes são alguns dos batismo que a VW estudava para o carro há alguns meses, tendo até conduzido pesquisas de mercado com os brasileiros. A previsão é de que isso e tudo mais esteja acertado até maio do ano que vem, para quando, de acordo com a Mobiauto, está previsto o início da produção em série.

    Um ponto importante é que, desde o início, o projeto está adaptado para os planos de híbrido flex da marca, mas com um motor elétrico menor, num arranjo híbrido leve. Contudo, os motores mais cotados para o lançamento é o 170 TSI, o 1.0 turbo com 116 cv e 16,8 kgfm já presente no Polo.

    Publicidade
    SUV compacto do projeto VW246 aproveitará partes do Skoda Fabia
    Novo SUV compacto aproveitará partes do Skoda Fabia (Divulgação/Skoda)

    O novo SUV mais barato da VW tem desenvolvimento conjunto com um gêmeo da Skoda, a marca checa do Grupo VW, e fabricado na Índia. O modelo da Skoda, entretanto, deve ser revelado antes, ainda nesse ano e ter diferenças significativas na seção traseira. Os dois devem repetir muita coisa de Polo e/ou Nivus, como entre-eixos e painéis da carroceria.

    As imagens mostram um vão livre pequeno, mas isso pode ter a ver com as rodas, que, dado o tamanho dos para-lamas, parecem pequenas frente ao tamanho máximo que pode ser instalado. Os detalhes de design devem seguir muito do que os VW já à venda adotam.

    Publicidade
    Novo SUV Vw Skoda
    Gêmeo da Skoda está em testes na Índia e deve ser apresentado primeiro (Reprodução/Internet)

    Em termos de preço, a Volkswagen deve ser agressiva, posicionando o SUV do Gol como seu utilitário esportivo mais barato à venda. Algo próximo dos R$ 100.000 não seria absurdo, considerando o uso inteligente do motor 1.0 170TSI (derivado do antigo up!) e outras medidas de eficiência. Os incentivos do programa Mover, do Governo Federal, também podem estimular a Volks a focar no volume do carro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.