Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Novo Volkswagen Golf será elétrico e terá tecnologias da Rivian

Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, confirmou que tecnologia da Rivian estreia no Golf elétrico em 2029, mas antes vai aparecer também na Audi e na Porsche

Por João Vitor Ferreira
30 nov 2024, 11h48
E-Golf
O e-Golf é um dos elétricos que a Volkswagen já vende lá fora (Volkswagen/Divulgação)
Continua após publicidade

Os amantes do Volkswagen Golf terão que se contentar. No futuro, o hatch se tornará elétrico e não parece ter nada que mude os planos da montadora em relação a isso, nem mesmo uma sobreposição do hatch com o ID.3. Mas se serve de consolo, eles estão buscando uma parceria de peso para desenvolvê-lo.

Thomas Schäfer, CEO da VW, revelou que a Rivian é quem será o braço direito dos engenheiros alemães no desenvolvimento da nona geração do Golf. O que não é de se estranhar, afinal, as duas anunciaram uma joint venture avaliada em US$ 5,8 bilhões para desenvolver plataformas e softwares para carros elétricos. Para esses novos projetos, as empresas afirmaram que elas serão compatíveis com “todos os segmentos de veículos relevantes”.

E-Golf
E-Golf se manteve vivo por um tempo na Europa, mas o lançamento dos ID.3 e ID.4 acabaram matando o hatch elétrico (Volkswagen/Divulgação)

O Golf MK9 será concebido sobre a plataforma Scalable Systems Platform (SSP), mas isso só está previsto para 2029. A nova arquitetura da Volks deverá estar pronta para novos carros elétricos da marca já em 2026.

O fato é que o Golf elétrico não será o único carro a receber a expertise da Rivian. Na verdade, ele não será nem o primeiro. Schäfer afirma que Audi e Porsche serão os pioneiros, podendo ter novidades com assinatura da Rivian já em 2027.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Em entrevista para o Automotive News, Schäfer ainda contou um pouco a mais sobre os motivos que levaram a VW a realizar uma parceria com a Rivian. “Decidimos como fazer o veículo definido por software. Isso acontecerá com a Rivian, a joint venture, onde montamos a nova arquitetura eletrônica elétrica. Mas também decidimos que queremos começar essa jornada com um produto mais icônico. Então, vamos começar com o Golf.”, explicou o executivo.

Volkswagen-Golf_R-2025-1024-03
A nona geração será elétrica e vai conviver com a oitava até 2035 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

E sobre o Golf MK9 elétrico ofuscar o ID.3, isso é bem provável que aconteça, considerando o cenário atual. Porém, para 2026, o hatch já tem um facelift programado que, inclusive, vai adicionar os tão pedidos botões físicos no painel, tão pedidos pelos clientes da Volkswagen. Possivelmente, isso poderá colocá-lo em outro patamar para que ambos não ocupem a mesma faixa de preço.

Lembrando que, quando foi lançado, o ID.3 matou o antigo e-Golf, primeiro elétrico do hatch. A geração MK9, por sua vez, deve aposentar os modelos a combustão, mas isso não acontecerá de uma só vez. A montadora pretende manter a geração MK8 viva até 2035, quando a Europa proibirá os motores a combustão.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.