Novo Xiaomi YU7 é maior e tem mais autonomia que o Tesla Model Y
Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China divulgou os alcances do SUV da Xiaomi, que superam os do Tesla, mesmo após melhorias
A Xiaomi está com o seu segundo veículo praticamente pronto e o seu alvo continua sendo o mesmo: a Tesla. O sedã SU7 chegou como uma afronta ao Model S. E a julgar pelas filas de espera na estreia do seu primeiro carro, a estratégia deu certo. Agora a marca busca o mesmo feito com o SUV YU7.
Pelo nome já dá para perceber quem ele quer enfrentar. Se não ficou claro o bastante, lembre-se que o SUV da Tesla chama-se Model Y, que inclusive acabou de passar por um profundo facelift, ganhando mais alcance, velocidade e equipamentos. Ele também está maior e tem até um novo sobrenome: Juniper.
Mas a Xiaomi conseguiu ir além do rival e, de acordo com os dados divulgados pelo MIIT (Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China), o YU7 supera o Tesla na maioria desses aspectos.
Começando pelo tamanho. O YU7 terá praticamente 5 m — 4,999 m para ser exato — e seu entre-eixos mede 3,0 m. Mesmo com o aumento nas proporções, o Model Y mede 4,79 m e 2,89 m de comprimento e entre-eixos, respectivamente. Não dá para cravar, mas é bem provável que o Xiaomi consiga oferecer mais espaço para os passageiros com essas proporções.
O MIIT divulgou também os alcances do YU7. De acordo com o ciclo CLTC, ele terá versões com 670 km, 750 km e 760 km de autonomia. Pelo mesmo ciclo, o Model Y pode rodar até 593 km na versão RWD e 719 km no modelo AWD.
Ainda falta sabermos sobre mais o desempenho e as versões do YU7. Porém, o SUV terá uma pelo menos uma variante com dois motores: o da frente de 299 cv e o traseiro de 391 cv, totalizando 681cv. Espera-se ainda que o modelo tenha versões com tração dianteira que ainda não foram mencionadas.
Superar o Model Y AWD será uma tarefa mais difícil. Ele tem dois motores, um traseiro de 260 cv e outro dianteiro de 184 cv. Com isso, seu tempo de 0 a 100 km/h cai para 4,3 s.
Sobre os preços, a mídia chinesa estima que o YU7 custe por volta dos 250.000 yuans (aproximadamente R$ 200.000). Não é muito menos do que o Model Y, que na China parte dos 263.500 yuans (R$ 210.800).
Já as versões mais caras do SUV da Xiaomi deve ter um preço mais próximo do que a Tesla pede pelo seu Model Y Long Range All-Wheel Drive, que custa a partir de 303.500 yuans (R$ 242.826).
Até o momento, não há confirmação se a rivalidade dos dois será global. A Xiaomi ainda não vende seu sedã SU7 fora da China, mas informações divulgadas pela mídia chinesa dizem que a marca deve começar a estudar a viabilidade de seus carros em países estrangeiros importando unidades limitadas.
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