Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novos Jeep Renegade e Compass e-Hybrid têm inédito motor 1.5 GSE Turbo

Versões europeias dos SUVs são equipadas com o motor GSE 1.5 turbo feito especialmente para o trem de força híbrido leve

Por João Vitor Ferreira
22 jan 2022, 05h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A dupla de SUVs da Jeep, Renegade e Compass, tem uma nova opção ecológica na Europa. Além das já existentes versões híbridas plug-in 4xe, que estreia no Brasil em 2022, está lançando a variante E-Hybrid, um híbrido leve que estreia um novo motor da família GSE Turbo.

     Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Trata-se de um inédito motor quatro-cilindros 1.5 turbo com injeção direta da família GSE Turbo, a mesma dos 1.0 T3 e 1.3 T4 que estrearam no Brasil em 2021 em modelos da Fiat e Jeep.

    Este motor foi desenvolvido com foco na eficiência e justamente para ser usado com um sistema híbrido leve. Por isso, trabalha sempre no ciclo Miller (mais eficiente), com uma taxa de compressão de 12,5:1 e sistema de injeção direta de alta pressão, operando em até 350 bar. Sendo assim, gera 131 cv e um bom torque de 24,5 kgfm.

    Renegade E-Hybrid
    Segundo a Jeep, o novo trem de força é responsável por diminuir em 15% o consumo de combustível e as emissões de CO2 (Divulgação/Jeep)

    Aliado ao motor a gasolina está um motor elétrico de 48 volts, que entrega 20 cv e 5,6 kgfm. A transmissão é nova 7HDT300 com dupla embreagem e 7 marchas, responsável por jogar toda a força nas rodas dianteiras. O conjunto fica completo com um sistema regeneração da energia das frenagens, que alimenta a bateria.

    Continua após a publicidade

    O motor elétrico é capaz, também, de atuar sozinho em determinadas situações, como dando partida, durante manobras em marcha ré ou condução em marcha lenta, e também durante um engarrafamento usando o sistema “stop & go”. A Jeep não divulgou números de consumo, mas promete que estas novas versões são 15% mais eficientes que as a combustão. 

    Compass E-Hybrid
    A nova motorização permite a função e-Boost, que permite um aumento de torque nas rodas graças ao motor elétrico que suporta o motor a gasolina (Divulgação/Jeep)

    Focada na sustentabilidade, a Jeep preparou uma versão especialmente ecológica para seus SUVs. A Upland estará disponível durante o lançamento e é feita com materiais “sustentáveis e ecologicamente corretos” desde a tinta da carroceria, até o acabamento interno.

    Continua após a publicidade

    A versão amiga do meio ambiente tem carroceria na nova e exclusiva cor “Matter Azur” e teto preto. As rodas de liga leve são de 17’’, no Renegade, e 18’’, no Compass. Já as grades e as placas de proteção traseiras apresentam acabamento em MetaKrome bronze, enquanto o capô ostenta um adesivo preto para dar mais estilo aos SUVs.

    Renegade e Compass E-Hybrid
    Por enquanto, o Renegade e Compass E-Hybrid são exclusivos para a Europa. Ainda não há informações se eles irão aparecerem outros mercados (Divulgação/Jeep)

    Por dentro, a Jeep destacou os novos bancos SEAQUAL, feitos a partir de plástico reciclado retirado do Mar Mediterrâneo. O material foi transformado em uma fibra de poliéster e misturado com outras fibras naturais para fazer o tecido dos assentos. Outras partes como o forro do teto e os tapetes também são produzidos com matéria-prima sustentável.

    Renegade e Compass E-Hybrid
    Os modelo E-Hybrid servirão como entrada para o gama elétrica dos SUVs, que já contam com versões híbridas plug-ins (Divulgação/Jeep)
    Continua após a publicidade

    Na parte tecnológica, os veículos tem tela multimídia de 8,4’’ e 10,1’’ (exclusiva para o Compass) com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, além de compatibilidade com os assistentes de voz Amazon Alexa e Google Voice Assistant.

    bancos Renegade e Compass E-Hybrid
    Os bancos feitos de materiais recicláveis ajudam a reafirmar a pegada ecológica do modelo (Divulgação/Jeep)

    Na lista de equipamentos, chama a atenção o sistema de condução autônoma de nível 2, que combina o controle de cruzeiro adaptativo com o assistente de permanência em faixa para ajustar automaticamente a velocidade e a trajetória. 

    interior Renegade e Compass E-Hybrid
    A versão Upland também estará disponíveis para as versões plug-in dos SUVs (Divulgação/Jeep)
    Continua após a publicidade

    Para reforçar a segurança, a lista inclui ainda frenagem autônoma de emergência, com reconhecimento de pedestres e ciclistas ( somente no Compass), alerta de fadiga, reconhecimento de semáforo e Intelligent Speed ​​Assist, que ajuda o motorista a não ultrapassar o limite de velocidade da via.

    Compartilhe essa matéria via:

    Os pedidos começam hoje na França, Alemanha e Itália. Posteriormente, ele estará disponível em outros mercados da Europa, como Bélgica, Holanda e os países nórdicos. Além da edição especial Upland, os modelos também estarão disponíveis nas versões Longitude, Night Eagle, Limited, e S. Os valores ainda não foram divulgados.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)
    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.