Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Para vender elétricos, concessionários Ford não poderão dar descontos

Além disso, os lojistas terão que fazer altos investimentos e decidir entre dois níveis de certificação para vender elétricos

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 set 2022, 17h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • mach e
    March-E (Divulgação/Ford)

    Concessionários Ford que desejarem vender elétricos nos Estados Unidos deverão seguir à risca uma série de regras estabelecidas pela fabricante. Entre elas, investimentos milionários de infraestrutura e a proibição de qualquer negociação que envolva descontos nos modelos movidos a energia elétrica.

    Publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    De acordo com a Automotive News, os lojistas da marca poderão escolher entre dois níveis de certificação para que possam comercializar elétricos no país. A escolha deverá ser feita até o próximo dia 31 de outubro e, quem perder a data ou não desejar pela adesão, só poderá voltar atrás em 2027, quando um novo credenciamento deverá ser aberto pela Ford.

    Publicidade
    Ford F-150 Lightning Pro
    Apesar dos esforços para evitar atrasos, até a venda da primeira picape elétrica da marca será postergada (Divulgação/Ford)

    O primeiro nível é chamado de Model e Certified, no qual os concessionários poderão vender e realizar manutenções em elétricos, mas não terão direito a unidades de demonstração e estoque. Ou seja, as vendas serão apenas por encomendas. Para isso, o investimento será de US$ 500.000, ou cerca de R$ 2,6 milhões.

    Já no modo superior, o Model e Certified Elite, o lojista terá direito a estoque, modelos de demonstração, ao menos dois carregadores rápidos DC (sendo um exclusivamente para uso público). Mais do que o estoque, aliás, ele terá uma cota anual de elétricos garantida. O investimento quase dobra e vai a US$ 900.000, ou R$ 4,7 milhões em conversão direta.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    F-150 Lightning Lariat off-road
    Baterias sob a picape F-150 Lightning ficam em compartimento protegido (Divulgação/Quatro Rodas)

    Porém, seja qual for o nível escolhido, o concessionário terá quer seguir um plano de cinco pilares: treinamento, cobrança, comércio eletrônico, experiências físicas e experiências digitais. Em “comércio eletrônico”, um dos tópicos estabelece que as revendas não aceitem pechinchas, ou seja, não pratiquem descontos nos modelos elétricos.

    Para garantir que não sejam dados descontos, a Ford fará pesquisas de pós-vendas com os clientes, nas quais abordará o tema.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.