Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Parceria incomum de Toyota e BYD lança ‘SW4 elétrico” e SUV cupê esportivo

Toyota bZ3C e bZ3X são resultado do acordo entre japoneses e a BYD, buscando melhorar qualidade de um lado e a produtividade do outro lançando elétricos

Por Eduardo Passos
26 abr 2024, 07h00
Novo Toyota bZ3C
Novo Toyota bZ3C (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

A Toyota fabrica os carros mais vendidos do mundo e foi pioneira nos veículos híbridos, mas é uma das montadoras mais cautelosas na transição para os carros elétricos. A BYD, por outro lado, vem assustando o mundo pela estratégia ofensiva. Nada disso, porém, está atrapalhando a parceria improvável entre chineses e japoneses.

Aproveitando o Salão de Pequim, a Toyota anunciou mais dois membros da família bZ, exclusivamente composta por carros elétricos. São os bZ3C e bZ3X, que se juntam ao bZ3 e ao bZ4X.

Novo Toyota bZ3c, feito em parceria com a BYD (2)
Novo Toyota bZ3C, feito em parceria com a BYD (Divulgação/Toyota)

Mas é uma história tão complicada quanto os nomes: o primeiro carro elétrico moderno da Toyota, o bZ4x, chegou às lojas em 2022, com tecnologia bem avançada, sem nunca ter feito sucesso e em parceria com a Subaru. A partir do sedã bZ3, porém, quem se juntou à Toyota foi a BYD, e é dessa dupla que surgem os outros “filhos”.

Novo Toyota bZ3c, feito em parceria com a BYD (1)
Interior do Toyota bZ3C (Divulgação/Toyota)

O Toyota bZ3C é um SUV cupê que, em relação ao conceito original, ficou mais simples com uso de retrovisores externos tradicionais, por exemplo, no lugar de câmeras. Mas ele mantém o lidar (essencial para automação veicular avançada), maçanetas embutidas e interior em revestimento vermelho, com pegada esportiva.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Já o Toyota bZ3X é um SUV grande, com três fileiras de assentos, carroceria mais quadrada e teto flutuante. O interior é claro e pouco chamativo, com montagem minimalista de console e painel. A dianteira de ambos os carros traz o estilo visto até em modelos globais, como o novo Prius, mas a traseira do bZ3X é mais um elemento que pode lembrar o SW4 para os brasileiros.

Novo Toyota bZ3x, feito em parceria com a BYD (4)
(Divulgação/Toyota)

Muita coisa falta ser revelada, mas a Toyota confirmou que os novos bZ chegarão ao mercado chinês ainda neste ano, com fabricação sempre na nova potência global. Detalhes mecânicos ainda estão pendentes, mas é natural o uso das disputadas baterias Blade (mais eficientes) que a BYD produz. Logo, é possível alcance superior aos 500 km com uma carga. Há espaço para um ou dois motores elétricos, com tração dianteira ou integral e potência de 245/490 cv, com base no bZ3.

Continua após a publicidade
Novo Toyota bZ3x, feito em parceria com a BYD, pode lembrar o SW4
Novo Toyota bZ3X, feito em parceria com a BYD, pode lembrar o SW4 (Divulgação/Toyota)

Por que BYD e Toyota são parceiras?

Ao mesmo tempo que brigam pelo mundo, BYD e Toyota assinaram um acordo em 2020, dando origem a uma terceira empresa focada nos carros elétricos. Para os chineses, era importante aprender sobre qualidade e confiabilidade. Os japoneses precisavam de mais eficiência e volume.

Novo Toyota bZ3x, feito em parceria com a BYD (2)
(Divulgação/Toyota)

O intercâmbio parece estar sendo bom: em viagem à China, o chefe de elétricos da Toyota ficou chocado com os métodos chineses, com ousadia tecnológica que espantou os visitantes. “Eu fui tomado por um sentimento de aflição e pensei: ‘estamos ferrados’. Ao mesmo tempo, comecei a pensar que queria passar o resto da minha carreira na China”, disse Takero Kato ao Toyota Times. 

Continua após a publicidade

Do lado da BYD, enquanto a sua invasão global ocorre, também é necessário lutar em casa, onde o mercado está cada vez mais saturado e chegar a ser banal que marcas como a Xiaomi anunciem carros com tecnologias quase surreais. Mas a confiabilidade é um problema que afeta os produtos chineses em diversas áreas, enquanto os japoneses são vistos como referência no assunto.

Interior do bZ3X
Interior do bZ3X (Divulgação/Toyota)

Segundo o vice-presidente da BYD, Lian Yu-bo, a ideia é aprender mais das “tecnologias de controle e qualidade da Toyota”, ajudando a parceira a vender mais e, ao mesmo tempo, aprendendo a ser melhor.

Quando (e se) a sociedade improvável acabará sendo fogo amigo para alguma das montadoras, porém, só o tempo dirá.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.