Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Patente da GM prevê uso de duas portas para recarregar picapes elétricas

Sistema elétrico permitirá que a picape se torne um gerador de energia ou carregue dois carros ao mesmo tempo sem correr o risco de ficar sem carga

Por João Vitor Ferreira
30 Maio 2022, 13h05
convencional de 220 V as baterias precisam de até nove horas para carregar totalmente
Em uma tomada convencional de 220 V as baterias precisam de até nove horas para carregar totalmente (Divulgação/Chevrolet)
Continua após publicidade

O site Green Car Reports descobriu que a GM está patenteando portas duplas de carregamento para suas picapes elétricas. Você pode até estar pensando que isso seria para acelerar o tempo de recarga, que pode levar de alguns bons minutos ou até horas, dependendo da tecnologia. Mas não é bem isso que eles têm em mente.

A ideia, na verdade, é trazer mais praticidade para o uso das baterias do veículo. O projeto, explicando de maneira simplória, visa “dividir” a bateria em dois conjuntos, praticamente idênticos, de 12 módulos que podem ser ligados entre si em paralelo ou em série.

Se não é pra carregar mais rápido, então para que isso serve? De acordo com a GM, cada porta de carregamento seria conectada a um dos conjuntos de módulos, onde a primeira pode carregar em 800V ou 400V, enquanto a segunda apenas em 400V. Desse modo, seria possível carregar o veículo de três maneiras diferentes.

convencional de 220 V as baterias precisam de até nove horas para carregar totalmente
Segundo o projeto, uma série de controladores e interruptores controlam o funcionamento do sistema (Reprodução/GM)

Se ligados em série, ambos os packs de bateria poderiam ser carregados simultaneamente a 800V e utilizando somente a primeira porta. Já quando ligados em paralelo, seria possível carregar cada um deles ao mesmo tempo a 400V, utilizando ambos os plugs, ou carregá-los um de cada vez.

Continua após a publicidade

Outra praticidade seria carregar o veículo utilizando a porta de 800V, enquanto o mesmo carrega outro veículo elétrico a 400V. Isso viria bem a calhar para os donos de frotas, permitindo que mais carros sejam recarregados simultaneamente utilizando menos estações de carregamento.

Silverado EV
Para os que usam suas picapes para o trabalho em locais externos, como obras, as duas portas permitem transformar sua picape em um gerador de energia, sem correr o risco de ficar sem bateria no fim do dia (Divulgação/Chevrolet)
Continua após a publicidade

Também seria possível usar a porta auxiliar como fonte de energia para qualquer equipamento eletrônico durante o carregamento. Pessoas que utilizam suas picapes para trabalhos externos se beneficiariam dessa função, já que poderiam ligar seus eletrônicos sem correr o risco de ficar sem bateria no fim do dia.

Compartilhe essa matéria via:

Portas duplas de carregamento não são novidade. Elétricos de alto desempenho como o Porsche Taycan e o Audi E-Tron GT já têm um sistema semelhante. Porém, no caso dos esportivos, as duas portas servem para o carregamento em corrente alternada (CA), enquanto uma delas também suporta o carregamento mais rápido usando corrente contínua (CC).

Continua após a publicidade
Plataformas baseadas na tecnologia Ultium serão até 15% mais leves, graças a redução de componentes eletro-mecânicos
Plataforma da GM baseada na tecnologia Ultium (Divulgação/Chevrolet)

Ainda é cedo para especular se a montadora colocará a ideia em prática. Até lá, pode ser que mudanças surjam – como colocar uma porta de cada lado do veículo, por exemplo – ou então apareçam novas funções que se adaptem às novas plataformas EVs baseadas na tecnologia Ultium, mais avançada desenvolvida pela GM até o momento.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.