Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Patente da GM prevê uso de duas portas para recarregar picapes elétricas

Sistema elétrico permitirá que a picape se torne um gerador de energia ou carregue dois carros ao mesmo tempo sem correr o risco de ficar sem carga

Por João Vitor Ferreira
30 Maio 2022, 13h05
convencional de 220 V as baterias precisam de até nove horas para carregar totalmente
Em uma tomada convencional de 220 V as baterias precisam de até nove horas para carregar totalmente (Divulgação/Chevrolet)
Continua após publicidade

O site Green Car Reports descobriu que a GM está patenteando portas duplas de carregamento para suas picapes elétricas. Você pode até estar pensando que isso seria para acelerar o tempo de recarga, que pode levar de alguns bons minutos ou até horas, dependendo da tecnologia. Mas não é bem isso que eles têm em mente.

A ideia, na verdade, é trazer mais praticidade para o uso das baterias do veículo. O projeto, explicando de maneira simplória, visa “dividir” a bateria em dois conjuntos, praticamente idênticos, de 12 módulos que podem ser ligados entre si em paralelo ou em série.

Se não é pra carregar mais rápido, então para que isso serve? De acordo com a GM, cada porta de carregamento seria conectada a um dos conjuntos de módulos, onde a primeira pode carregar em 800V ou 400V, enquanto a segunda apenas em 400V. Desse modo, seria possível carregar o veículo de três maneiras diferentes.

convencional de 220 V as baterias precisam de até nove horas para carregar totalmente
Segundo o projeto, uma série de controladores e interruptores controlam o funcionamento do sistema (Reprodução/GM)

Se ligados em série, ambos os packs de bateria poderiam ser carregados simultaneamente a 800V e utilizando somente a primeira porta. Já quando ligados em paralelo, seria possível carregar cada um deles ao mesmo tempo a 400V, utilizando ambos os plugs, ou carregá-los um de cada vez.

Continua após a publicidade

Outra praticidade seria carregar o veículo utilizando a porta de 800V, enquanto o mesmo carrega outro veículo elétrico a 400V. Isso viria bem a calhar para os donos de frotas, permitindo que mais carros sejam recarregados simultaneamente utilizando menos estações de carregamento.

Silverado EV
Para os que usam suas picapes para o trabalho em locais externos, como obras, as duas portas permitem transformar sua picape em um gerador de energia, sem correr o risco de ficar sem bateria no fim do dia (Divulgação/Chevrolet)
Continua após a publicidade

Também seria possível usar a porta auxiliar como fonte de energia para qualquer equipamento eletrônico durante o carregamento. Pessoas que utilizam suas picapes para trabalhos externos se beneficiariam dessa função, já que poderiam ligar seus eletrônicos sem correr o risco de ficar sem bateria no fim do dia.

Compartilhe essa matéria via:

Portas duplas de carregamento não são novidade. Elétricos de alto desempenho como o Porsche Taycan e o Audi E-Tron GT já têm um sistema semelhante. Porém, no caso dos esportivos, as duas portas servem para o carregamento em corrente alternada (CA), enquanto uma delas também suporta o carregamento mais rápido usando corrente contínua (CC).

Continua após a publicidade
Plataformas baseadas na tecnologia Ultium serão até 15% mais leves, graças a redução de componentes eletro-mecânicos
Plataforma da GM baseada na tecnologia Ultium (Divulgação/Chevrolet)

Ainda é cedo para especular se a montadora colocará a ideia em prática. Até lá, pode ser que mudanças surjam – como colocar uma porta de cada lado do veículo, por exemplo – ou então apareçam novas funções que se adaptem às novas plataformas EVs baseadas na tecnologia Ultium, mais avançada desenvolvida pela GM até o momento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.