A marca chinesa de veículos de luxo Zeekr segue com seus planos para iniciar as atividades no Brasil. A montadora já está realizando o processo de homologação de alguns carros no Inmetro, sendo eles o 001 e o SUV X.
Começando pelo Zeekr X, o SUV recebeu a classificação mais alta no teste de eficiência para carros elétricos do Inmetro. Homologado em duas versões (Flagship e Premium), o modelo está registrado para rodar até 332 km com apenas uma carga.
O modelo da submarca de luxo da Geely foi apresentado em 2023 e foi apenas o terceiro lançamento da empresa. Ele foi criado exatamente com o propósito de imigrar para outros mercados e disputar com marcas como BMW, Audi, Mercedes, etc.
Os carros elétricos da Zeekr são montados na mesma plataformas de Volvos de última geração, a SEA da Geely. O visual pode ser um pouco controverso, mas há quem goste de design mais futurista e diferente do que estamos habituados por aqui.
A motorização está disponível em duas versões. A variante Premium, de tração traseira com 272 cv de potência e 39,1 kgfm. A autonomia é de 332 km segundo o Inmetro. Acaba sendo um pouco menos eficiente que o Volvo EX30, que tem um alcance declarado de 250 km na versão com bateria de 51 kWh, e de 338 km nas configurações com bateria de 64 kWh.
A segunda versão é a Flagship, que possui tração integral, além de ser mais potente. O modelo gera 428 cv de potência e 55,3 kgfm, podendo ir de 0 a 100 km/h em 3,7 s, cerca de 2,1 s a mais que a variante anterior. A autonomia é menor, sendo 304 km de acordo com o Inmetro. Ambos utilizam a mesma bateria de 66 kWh.
O Zeekr 001 também recebeu nota máxima de eficiência pelo Inmetro. Com apenas uma configuração de motorização, o elétrico pode rodar até 426 km com apenas uma carga, seja na versão Premium ou Flagship.
Há alguns meses testamos o modelo da marca chinesa, que, como pode ser visto pelo nome (001), foi o primeiro carro produzido e lançado pela Zeekr em 2021. Ele combina luxo, tecnologia e muito desempenho, algo que a Geely quer transmitir parar todos os carros da sua submarca.
O visual também é um pouco controverso, mas por sua pegada esportiva, tamanho e carroceria, com uma mistura de perua com cupê, chamada shooting brake, dão um ar mais arrojado ao modelo.
Por se tratar de um veículo de luxo, ele traz muitos elementos diferentes, como uma suspensão a ar de série com amortecedores elétricos, qualidade nos materiais de acabamento, como couro Nappa e Alcantara, bem como muita tecnologia no interior, com uma grande tela de 15,4 polegadas e muito mais.
Um grande destaque para o modelo é a sua motorização. Nós testamos a versão de dois motores, um montado em cada eixo, que soma 544 cv e 70 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 3,8 segundos e a velocidade máxima chega aos 200 km/h. Essa é a motorização que estrá disponível nas duas versões no Brasil, com bateria de 100 kWh e autonomia de 426 km em ambos.
Mas há outras configurações, que provavelmente não virão ao Brasil. Modelos básicos utilizam apenas um motor traseiro com 422 cv. Há outra versão com tração integral que ganha um motor dianteiro de 367 cv, podendo atingir uma potência combinada de 789 cv.
O Zeekr X e 001 estrearão no Brasil ainda neste mês, mas não tiveram seus valores revelados pela marca chinesa. Porém, pode se esperar algo acima dos R$ 300.000.