Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Por que carros elétricos gastam mais bateria na estrada do que na cidade?

Poucas situações em que a regeneração de energia atua na estrada ajudam a explicar a tendência de consumo inversa dos carros elétricos

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 22 set 2024, 19h21 - Publicado em 22 set 2024, 19h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por que os carros elétricos gastam mais carga de bateria na estrada do que na cidade? – Valeria Mathias, Salvador (BA)

    Falar de consumo, seja de gasolina ou de energia elétrica, é sempre complexo porque existem muitas variáveis envolvidas, desde o carro até as condições de rodagem (trânsito, temperatura, vento, pressão atmosférica e relevo da estrada).

    Quem explica essa variável, que talvez seja a influência mais determinante, é o engenheiro Wanderlei Marinho, da SAE Brasil. “Tudo vai depender do tipo de situação da estrada, descidas e subidas”, diz ele.

    audi q8 e-tron
    Audi Q8 e-Tron (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    “Isso porque, nas descidas, muito provavelmente nós vamos fazer uma regeneração maior de energia na bateria, e em subidas, devido à maior velocidade da via, é exigido mais carga de bateria para poder encarar o aclive mantendo a velocidade”, explica.

    Continua após a publicidade

    “Já na cidade, temos pouca regeneração de energia na bateria em decidas, porém, nas subidas, a velocidade da via é bem menor do que em uma estrada, exigindo assim menos carga da bateria e tornando o carro mais econômico na cidade em relação à estrada na maioria das situações”, conclui.

    Um outro ponto que pode ser destacado é que carros elétricos não têm marcha, pois seus motores entregam torque consistente em praticamente qualquer rotação. Contudo, acima dos 100 km/h o motor de um carro elétrico pode precisar ultrapassar os 8.000 rpm, a depender da relação de diferencial, consumindo mais energia para tornar isso possível.

    Uma proposta da ZF é utilizar um câmbio de duas marchas em carros elétricos, o que poderia aumentar a autonomia do carro em 5%.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.