Porsche Macan elétrico ganha pacote off-road e versão com tração traseira
Nova versão de entrada do SUV elétrico tem mais alcance e é a primeira com tração traseira, enquanto 4S tem dois motores e fica abaixo do Macan Turbo
A Porsche está dobrando o número de variantes do Macan elétrico. Agora, a linha tem duas novas versões, uma inédita com tração traseira (R$ 560.000) e a 4S (R$ 630.000), que ocupará a lacuna entre o Macan 4 e o Turbo. Além disso, quem gosta de aventura pode experimentar um novo pacote off-road disponível para toda a gama.
Começando pelo inédito Macan RWD, ele será o novo modelo de entrada, sendo equipado com apenas um motor elétrico traseiro de 340 cv. Porém, com o Launch Control ligado, seu pico de potência e torque chega a 360 cv e 57,4 kgfm.
Com esse conjunto mais simples, o Macan de tração traseira pode ir de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph) em 5,4 s e chegar aos 219 km/h. A bateria do sistema tem 100 kWh, assim como as outras versões. Porém, por ela ser a mais leve da linha (400 kg a menos que o Macan 4), seu alcance é maior, chegando a 641 km pelo ciclo WLTP.
Acima dele, o 4S já está equipado com uma dupla de motores elétricos (um por eixo). Em modo normal, eles entregam 449 cv combinados, mas chegam aos 517 cv e 79,9 kgfm com o Launch Control ativado. Ele só não é mais potente que o Macan Turbo, que tem pico de potência e torque de 639 cv e 115 kgfm.
Com todo o seu poder disponível, o Macan 4S pode ir de 0 a 100 km/h em 3,8 s, sendo apenas 0,8 s mais lento que o topo de linha e 1 s mais rápido que o Macan 4, imediatamente abaixo. A velocidade máxima é de 240 km/h, mas a autonomia é de 606 km (WLTP).
As duas novas versões também usam como base a arquitetura PPE de 800 volts da Porsche, que permite recargas ultrarrápidas em carregadores DC de até 270 kW, carregando a bateria de 10% a 80% em 21 minutos, segundo a fabricante.
De fábrica, ambos também são equipados com suspensão pneumática adaptativa e amortecedores adaptativos, mas o eixo traseiro direcional é opcional. O Macan 4S ainda tem como exclusividade o sistema Porsche Traction Management, que distribui a potência de tração entre os eixos dianteiro e traseiro cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema convencional de tração integral.
Há também algumas novidades na cabine. Elas se concentram nas telas do quadro de instrumentos e central multimídia, que agora tem novos gráficos e animações. Também é possível mudar o tema visual dos displays, fazendo-os combinar com a iluminação ambiente do interior.
Novo pacote off-road
A Porsche criou um novo pacote de design off-road, que não só altera o visual do SUV, como também deixa-o mais funcional, principalmente em locais onde as ruas não são tão boas, como no Brasil.
O pacote acrescenta um novo para-choque redesenhado, novas saias laterais e difusor traseiro, assim como um skid plate, que pode ser pintado na cor do veículo ou em cinza Vesúvio. Há também novas rodas de 21’’ e design de cinco raios pintadas na mesma tonalidade de cinza.
O melhor é que o pacote não é apenas estético, mas também funcional. Com ele, a suspensão é aumentada em 10 mm, resultando em 195 mm a mais em relação ao solo na configuração mais baixa e até 255 mm na configuração mais alta. Já o novo para-choque dianteiro permite que o Macan passe por obstáculos ligeiramente mais altos, aumentando seu ângulo de aproximação para 17,5º.
A Porsche também aproveitou para acrescentar a nova cor Slate Grey Neo à lista disponível e uma opção de roda de liga leve de 20” para o Macan S.
No Brasil, as duas novas versões já podem ser encomendadas e as entregas estão programadas para começar no último trimestre de 2024. A marca não confirmou, porém, a disponibilidade do novo pacote off-road por aqui.