Ram 1500 ‘elétrica’ tem menos potência do que anunciado inicialmente
Por outro lado, a picape eletrificada tem maior potência de recarga e mantém suas capacidades de carga e reboque

Anunciada no final de 2023, a Ram 1500 Ramcharger ainda não foi oficialmente lançada (nem mesmo nos Estados Unidos), o que deve acontecer no segundo semestre deste ano. Porém, com seu lançamento próximo, a marca divulgou novos detalhes sobre a picape eletrificada, que incluem uma redução na potência inicialmente divulgada.
A 1500 Ramcharger é movida exclusivamente por seus dois motores elétricos, que ficam um em cada eixo e garantem a tração integral. Inicialmente, eles teriam 672 cv mas, agora, terão 663 cv de potência. O torque não foi alterado e segue com 84,9 kgfm, mas o tempo de aceleração de 0 a 96 km/h caiu ligeiramente, de 4,4 segundos para 4,5 segundos.

Além dos motores elétricos, no entanto, a picape tem um terceiro motor, um 3.6 V6. Este atua apenas como um gerador de energia para que os motores elétricos possam entregar máximo desempenho e para recarregar a bateria de 92 kWh. Ele, reforça-se, não movimenta as rodas da picape.
Mas se as mudanças para pior não são tão relevantes assim, as boas novidades são. Além do motor a combustão, a bateria também pode ser recarregada por redes elétricas externas (esta, na verdade, principal fonte de recarga por ter maior potência). Agora, a Ram pode ser recarregada em carregadores de até 175 kW – antes, a marca falava em 145 kW máximos.

Isso significa que, em potência máxima, é possível ganhar 80 km de autonomia em cerca de 10 minutos. Por falar no alcance, a 1500 Ramcharger promete que pode rodar até 1.100 km com bateria e tanque cheios.
Não houve mudanças nas capacidades de carga da picape, que continua com reboque de até 6.350 kg e carga útil de 1.191 kg. Ou seja, mesmo com uma mecânica elétrica, ela também pode cumprir missões de trabalho.