Após o Mégane abrir caminho para a Renault no segmento C de veículos elétricos, agora é a vez do Scénic, outro nome clássico da montadora, aderir à propulsão elétrica. Imagens digitais do veículo camuflado foram divulgadas pela marca francesa nesta quinta-feira (13). O lançamento global está marcado para setembro, durante o Salão de Munique, na Alemanha.
O Renault Scénic EV é baseado no conceito Scénic Vision, apresentado em março deste ano. Se tiver as mesmas medidas do protótipo, podemos esperar dimensões próximas a 4,49 metros de comprimento. Isso significa que ele será 30 centímetros maior do que o Mégane EV, modelo que já foi testado por Quatro Rodas.
O Mégane EV serve ainda para nos dar pistas em relação ao conjunto mecânico do Scénic EV, uma vez que ambos compartilham a plataforma CMF-EV. O motor elétrico teria então algo em torno de 215 cv e uma bateria de até 60 kWh. Mas se for mais para o lado do Nissan Ariya, outro elétrico que utiliza a mesma plataforma, então falamos de um conjunto de dois motores de 389 cv, no total, além de uma bateria de 90 kWh.
Se voltarmos novamente ao conceito Scénic Vision, podemos até considerar uma opção com célula de hidrogênio. O protótipo foi exposto com um motor elétrico de 215 cv, além de uma célula de combustível a hidrogênio de 21 cv. A bateria usada tem capacidade de 40 kWh.
Sem dar muitos detalhes, a Renault informou que o Scénic elétrico será o primeiro modelo da marca a incorporar a nova estratégia de desenvolvimento sustentável em termos de meio ambiente, segurança e inclusão.
O modelo será desenvolvido na fábrica de Douai, no norte da França, que é específica para a produção de veículos elétricos. Ele deve ser lançado em 2024 para brigar com Volkswagen ID.4 e Kia EV6, modelos que já rodam no Brasil, além de Hyundai Ioniq 5 e Ford Explorer EV.