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Renault Trafic vai voltar ao Brasil em 2024, mas em nova versão elétrica

Presidente da Renault Brasil, Ricardo Gondo, confirmou a informação à Folha de São Paulo

Por Lucas Parente
Atualizado em 7 jun 2024, 10h33 - Publicado em 10 abr 2024, 07h00
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 (Divulgação/Renault)
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A Renault quer mudar sua imagem no Brasil. Para isso, além de planejar o lançamento de uma nova gama de SUVs e picape híbrida, processo que teve início com o Kardian, também vai apostar em carros elétricos importados. Nessa, vai resgatar um nome que ainda é familiar entre os veículos comerciais.

Um desses carros é o novo Renault Trafic E-Tech: em entrevista à Folha de São Paulo, o presidente da Renault Brasil, Ricardo Gondo, confirmou que a van elétrica será lançada no Brasil ainda em 2024. Questionado se há mais elétricos a caminho, afirmou que a empresa está trabalhando para trazer a Trafic elétrica.

O modelo tem o porte dos Citroën Jumpy e Peugeot Expert, e será uma opção maior ao Renault Kangoo E-Tech.

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(Divulgação/Renault)

Um pouco sobre a Renault Trafic e-Tech

A Renault Trafic foi vendida no Brasil entre 1994 e 2002, mas o carro já estava no País antes: como parte de um acordo para montar picapes na Argentina, dentro da fábrica da Renault, a Chevrolet passou a importar a Trafic a partir de 1992, com seu logotipo.

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Hoje o Trafic está em sua terceira geração e foi atualizado no fim de 2023. A versão elétrica, E-Tech, tem motor montado no eixo traseiro e gera 122 cv e 24,9 kgfm.

Para alimentar o motor, há uma bateria de íons lítio de 52 kWh de capacidade que permite uma autonomia de 297 km com apenas uma carga (WLTP). Uma variante de longo alcance também foi desenvolvida pela Renault. Com velocidade limitada a 90 km/h, esta versão pode percorrer até 322 km.

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(Divulgação/Renault)

Para o carregamento, a Renault disponibiliza três opções: um carregador monofásico de 7kW AC, um trifásico de 22 kW AC ou um carregador rápido de 50 kW DC.

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Este Trafic elétrico também está disponível com dois comprimentos e alturas de carroceria diferentes. A primeira tem 5,08 m de comprimento e 1,96 de altura; e a segunda 5,48 m de altura é 2,49 m de altura. O volume de carga varia, podendo ser de 5,8 à 8,9 metros cúbicos. Na versão maior, a van tem capacidade de carga útil de 1,1 tonelada e capacidade de reboque de 750 kg.

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(Divulgação/Renault)

Apesar de ser um carro de trabalho, o modelo não deixa de ser equipado. Na cabine, há sistema multimídia Renault EasyLink de série, que permite programar o carregamento da bateria e monitorar seu status remotamente por meio do aplicativo MyRenault.

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Em Portugal, o carro de trabalho elétrico da Renault está disponível a partir de R$ 250.000 na conversão direta. No Brasil, o Kangoo e-Tech custa hoje cerca de R$ 292.000, ou seja, é bem provável que o Trafic chegue por mais de R$ 320.000.

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(Divulgação/Renault)
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