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Rimac Nevera R estreia como carro elétrico mais rápido do mundo

Com mais de 2.107 cv, hipercarro chega aos 200 km/h em menos de 5 segundos com a ajuda de melhor aerodinâmica

Por Lucas Parente
Atualizado em 20 ago 2024, 21h00 - Publicado em 20 ago 2024, 20h59
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 (Rimac/Divulgação)
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O Rimac Nevera já havia nascido incrivelmente rápido. Ir de 0 a 100 km/h em 1,85 segundos não é para qualquer carro, nem para qualquer motorista. Mas não era o suficiente para satisfazer os engenheiros da Rimac.

De acordo com a Rimac, o Nevera ainda não estava com seu potencial plenamente aproveitado. Havia como tirar mais desempenho deste hipercarro e esta á justamente a proposta do Nevera R, mais potente, mais leve e com melhor aerodinâmica.

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(Rimac/Divulgação)

A potência saltou dos 1.914 cv para os 2.107 cv no Rimac Nevera R, que defende ser capaz de alcançar os 412 km/h de velocidade máxima. Com uma potência extra de 193 cv, uma bateria de 108 kWh de última geração e uma quantidade não revelada de redução de peso, o Nevera R pode alcançar os 100 km/h em apenas 1,74 segundos, de acordo com a Rimac.

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Ainda mais surpreendente é poder sair de zero a 200 km/h em apenas 4,38 segundos – que é o tempo que um bom esportivo demora para chegar aos 100 km/h. Para chegar aos 300 km/h leva 8,66s. Este é apenas o segundo carro de rua com mais de 2.000 cv depois do Koenigsegg Gemera.

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(Rimac/Divulgação)

A aceleração é o principal destaque, mas não o único. Com preparação para bater recordes, o Nevera R também recebeu atualizações focadas no manuseio. Há um novo pacote aerodinâmico que inclui uma asa fixa, difusor grande e uma entrada de ar mais profunda. Aumentaram o downforce em 15%, enquanto os novos pneus Michelin Cup 2 melhoraram a aderência lateral na ordem dos 5%.

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O programa All-Wheel Torque Vectoring foi ajustado para aproveitar a aderência mecânica e aeroespacial extra, enquanto o sistema de direção foi refinado para uma melhor resposta. Por fim, uma nova geração de freios carbono-cerâmicos com uma camada de matriz de silicone foi colocada para melhorar o desempenho geral.

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Ao todo, as mudanças levantam muitas expectativas para o desempenho do modelo em pistas e com possibilidade de quebra de recorde. Podendo superar o Rimac Nevera original em Nürburgring

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