Startup americana desenvolve sistema ‘anti-incêndio’ para baterias de carros elétricos
A empresa 24M, que possui parceria com a Volkswagen, desenvolveu uma solução para diminuir o risco de incêndios em carros elétricos
Incêndios em baterias de carros elétricos não são brincadeira. Claro, elas são menos frequentes que em carros a combustão, por incrível que pareça. Mas, quando uma bateria pega fogo, ela pode permanecer em chamas por horas ou até dias, por conta de sua composição química.
Por isso, a indústria de bateria de carros elétricos segue estudando formas de diminuir estes riscos. A BYD já tem a sua bateria Blade, que pode ser até perfurada que não entra em colapso e passa a pegar fogo. Mas a descoberta mais recente é da startup americana 24M.
O novo dispositivo chamado de Impervio é basicamente um separador de bateria, que, em resumo, pode aumentar significativamente a segurança, evitando com que células do sistema peguem fogo.
A empresa é apoiada pela Volkswagen, e lançou recentemente um vídeo mostrando uma sobrecarga de 100% em duas células de bateria diferentes a cerca de 10 ampères. Uma com o seu novo sistema e outra sem. O esperado seria uma formação de detritos além de um curto-circuito interno, gerando um incêndio.
A célula padrão explodiu após cerca de 38 minutos e chegou a temperatura de 145 °C. No entanto, a célula superior que estava usando o separador da 24 M conseguiu resistir a sobrecarga. Ela se manteve estável durante o teste e não passou dos 30 °C.
“A segurança da bateria é um grande obstáculo para a adoção generalizada de carros elétricos. Incêndios recentes de EVs ao redor do mundo destacaram porque novas inovações em segurança de baterias são necessárias. Um futuro de energia sustentável só é possível com inovações como a Impervio, que pode ajudar a prevenir incêndios de baterias e criar novas oportunidades para inovação em baterias”, disse Naoki Ota, presidente e CEO da 24M.
Mas o que realmente faz o Impervio? O separador de bateria da 24M basicamente obstrui a propagação de detritos, mantendo a saúde da bateria estável e longe de um curto-circuito. A camada adicional evita a fuga térmica, monitorando a célula e permitindo um ‘Fail-Safe’, que controla e diminui os danos em caso de curto.
A busca por inovações e soluções para os incêndios em carros elétricos seguirá. Esse sistema da 24M é muito eficiente, ao que parece, mas com certeza não será a solução para todos problemas. Além disso, a empresa deverá realizar milhares de testes até ser aprovado. E isso demorará anos até poder ser implementado em modelos de produção.