Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90

Stellantis volta atrás e cancela desenvolvimento da Ram 1500 elétrica

Modelo que brigaria com F-150 Lightning cede lugar a versão com extensor de autonomia, que será a única Ram com tração elétrica

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 set 2025, 10h00
2025 Ram 1500 REV front three-quarters
2025 Ram 1500 REV front three-quarters (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Ram cancelou o desenvolvimento da sua primeira picape 100% elétrica, a Ram 1500 REV. O modelo chegou a ser apresentado no Salão de Nova York de 2023 com a promessa de que seu lançamento aconteceria no final de 2024. Primeiro, a marca adiou o lançamento. Agora, porém, a picape elétrica está cancelada.

O objetivo da Ram 1500 REV seria concorrer com as Ford F-150 Lightning, Chevrolet Silverado EV e Tesla Cybertruck. Ela chegaria ao mercado alguns anos depois, mas isso chegou a ser tratado como algo positivo pelo CEO da Ram, Tim Kuniskis, para que a marca pudesse entender a demanda por picapes grandes elétricas. Parece que a empresa entendeu o que está acontecendo nos EUA. 

Assoalho da picape é coberto, a fim de favorecer a aerodinâmica
Assoalho da picape é coberto, a fim de favorecer a aerodinâmica (Divulgação/Ram)

A picape elétrica da Ram foi cancelada justamente porque a Stellantis reavaliou sua estratégia de produtos e viu uma forte desaceleração na demanda por picapes elétricas. Esta é só mais uma mudança de planos importante na empresa, que há pouco tempo também decidiu retomar a produção dos motores V8 Hemi para suas picapes porque o novo seis cilindros 3.0 biturbo não estava agradando os mais puristas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O projeto original e agora cancelado da Ram 1500 REV previa duas opções de bateria, de e , que prometeriam um alcance de até com uma única carga. Seus motores somavam e de torque, permitindo que a picape acelerasse de 0 a em segundos.

1500 REV
Interior da versão topo de linha, Tungsten (Divulgação/Ram)

Mas a Ram ainda terá – se não mudar de ideia, claro – uma picape grande com tração elétrica. Trata-se da Ram 1500 Ramcharger, uma  picape com motor a combustão que funciona como extensor de autonomia para alimentar dois motores elétricos, um em cada eixo, e uma bateria. O motor a gasolina só gera energia, pois a tração é sempre elétrica.

Continua após a publicidade

Recentemente, a potência combinada do sistema foi ajustada para uma ligeira redução em relação aos 6 dos planos originais. O torque também foi revisado, passando de para . Mesmo com os ajustes, o desempenho prometido é de uma aceleração de 0 a 100 em segundos. A autonomia total declarada permanece em .

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.