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Única concessionária da Neta no Brasil dá R$ 20.000 de desconto para limpar estoque

Com produção parada na China desde o início do ano, a Neta ainda tem carros em estoque no Brasil mas seu site continua fora do ar

Por Cristiane Barreto
5 set 2025, 09h01 • Atualizado em 5 set 2025, 09h14
carros neta
 (Neta/Divulgação)
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  • A Neta Auto estreou no Brasil em novembro enquanto, na China, a marca enfrentava – e ainda enfrenta – uma crise financeira que a fez interromper a produção dos seus carros. Na tentativa de manter a operação funcionando, a única concessionária no Brasil vem promovendo descontos de R$ 20.000 em todos os modelos.

    A concessionária Neta Potenza, que fica no Rio de Janeiro, anuncia em seu site o Neta Aya Comfort com uma redução de R$ 20.000, de R$ 143.900 para R$ 123.900. O desconto efetivo, porém, é bem menor, de R$ 5.000, porque este elétrico foi lançado por R$ 128.900.

    Neta Aya

    O Neta Aya tem motor elétrico de 95 cv e 15,3 kgfm, e promete uma autonomia de 263 km pelo ciclo PBEV do Inmetro. Todos os carros são 2024/2024 e o modelo está fora de linha, porque o planejamento de retomada de produção da Neta não inclui o Aya.

    No caso do Neta X 500 Comfort, a redução foi de R$ 225.000 para R$ 205.000. Na prática, porém, o SUV está mais caro do que no lançamento, quando custava a partir de R$ 194.900. O modelo tem motor elétrico de 163 cv e 21,4 kgfm.

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    Neta x
    Neta X (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Desde de sua estreia no Brasil, a Neta só teve 96 carros emplacados – uma fração dos carros que foram importados. O site oficial da Neta Brasil ainda está fora do ar, o perfil do LinkedIn está desativado, e recentemente, a empresa criou um novo Instagram corporativo após ter perdido a conta original. A última atualização foi há 6 dias.

    O que aconteceu com a Neta?

    Os problemas começaram com a queda nas vendas: entre 2022 e 2024, as vendas na China caíram de 152.000 para 64.549. Desde o ano passado, a Neta Auto, vem enfrentando com processos, entre eles o pedido de falência enviado pela Shanghai Yuxing, citando uma dívida de 5,3 milhões de yuan (equivalente a R$ 4 milhões).

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    Logo após, a Neta Auto entrou em recuperação judicial. Na tentativa de recuperar sua operação, em agosto, a montadora conseguiu 47 investidores para restabelecer uma parte do quadro de funcionários. No entanto, ainda não é o suficiente para a retomada da produção na China. O planejamento de retomada da produção inclui apenas os modelos X e L – que não chegou a ser importado ao Brasil.

    Mesmo com esse avanço, a empresa continua sem endereço físico, pois abandonou sua antiga sede em Xangai. Nos registros judiciais apresentados em março de 2025, a Neta Auto teria em caixa apenas 500 yuans (R$ 385).

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