Correndo contra o tempo no mercado de carros elétricos, a Toyota apresentou o Urban Crossover. Funciona como uma prévia do futuro SUV elétrico compacto da marca que será posicionado como um concorrente direto de modelos como o Jeep Avenger e o Mini Aceman.
O Toyota Urban Crossover será lançado até 2026 como parte de uma nova família de carros elétricos da Toyota. Em comum, esses carros terão baterias da próxima geração que prometem aumentar significativamente o alcance e a eficiência dos elétricos da Toyota.
Andrea Carlucci, chefe de desenvolvimento de produtos da Toyota, destacou que o conceito SUV do segmento oferece uma “forte indicação” de ser um carro com grande potencial de vendas entre os carros elétricos na Europa.
As especificações completas do Urban Crossover serão reveladas no primeiro semestre de 2024, quando a versão de produção estiver pronta. Até agora, a Toyota confirmou apenas suas dimensões: 4.30 cm de comprimento, 1.82 cm de largura e 1.62 cm de altura. São dimensões compatíveis com os maiores SUVs compactos.
O Urban Crossover oferecerá duas opções de bateria, com a maior delas prometendo uma autonomia de aproximadamente 643 km. Além disso, os consumidores terão a opção de escolher tração nas quatro rodas.
O chefe de desenvolvimento de produtos da Toyota destacou que o segmento dos SUVs urbanos é o mais popular na Europa atualmente, citando o sucesso do Yaris Cross. Além do Urban Crossover, a Toyota também revelou os conceitos Compact Crossover, Sport Crossover e o SUV bZ4X, que juntos representam quatro dos seis elétricos planejados para serem lançados até 2026. Os detalhes dos dois ainda não foram confirmados, mas há sugestões de que serão SUVs nos moldes do RAV4 e do Highlander de sete lugares.
O Urban Crossover usa a plataforma e-TNGA, a mesma do SUV bZ4X. Logo, seria uma alternativa elétrica ao Yaris Cross, que é híbrido. No entanto, o preço sugerido de cerca de 37.000 euros (R$ 199.627) não seria irreal tendo em vista a atual situação do mercado.