Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Volkswagen e XPeng se juntam para desenvolvimento de carros elétricos

O primeiro carro elétrico fruto desta parceria será baseado no SUV XPeng G9 de 551 cv e 702 km de autonomia

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 1 mar 2024, 07h37 - Publicado em 29 fev 2024, 20h13
Suv elétrico Volkswagen e XPeng
 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

A Volkswagen e a XPeng anunciaram um “Acordo Master” para colaboração na produção de um SUV de médio totalmente elétrico, previsto para chegar em 2026. O carro, sob a marca VW, será resultado da mistura de tecnologias das duas montadoras.

A parceria teve seu início no ano passado, quando a VW adquiriu uma participação de 4,99% na XPeng por cerca de 700 milhões de dólares. Agora, ambas as empresas confirmaram o lançamento de dois modelos elétricos de médio porte até 2026, sendo o primeiro deles um SUV.

vw id.7 tourer (1)
(Divulgação/Volkswagen)

Anteriormente a maior montadora em vendas na China, a Volkswagen tem enfrentado desafios desde que perdeu seu título para a BYD em 2022. A parceria visa acelerar o desenvolvimento de veículos adaptados ao mercado chinês, em uma espécie de retomada da fabricante alemã.

byd dolphin PLUS

Continua após a publicidade

Ralf Brandstätter, membro do conselho da VW para a China, destacou a importância da velocidade neste mercado: “No maior e mais rápido mercado de veículos elétricos do mundo, a velocidade é fundamental quando se trata de explorar segmentos de mercado promissores”. Ele também ressaltou que a parceria com a XPeng não apenas acelera os tempos de desenvolvimento, mas também aumenta a eficiência e otimiza as estruturas de custos, tornando os produtos mais competitivos em preços, que é um forte das fabricantes chinesas, além de que a parceria promete reduzir os tempos de desenvolvimento em até 30%.

Compartilhe essa matéria via:
xpeng
(Xpeng/Divulgação)

O primeiro carro elétrico fruto desta parceria será baseado no SUV XPeng G9. Ele é capaz de percorrer até 702 km por carga, e atingir 100 km/h em apenas 3,9 segundos, graças ao seu trem de força de motor duplo de 405 kW que oferece até 551 cv e 73 kgfm de torque.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.