Revista em Casa: Assine a partir de R$ 10,99

Volkswagen ID.1 é novo carro de entrada para substituir o Up!

Futuro carro mais barato da Volkswagen será lançado em 2027 para enfrentar BYD Dolphin Mini, Citroën e-C3 e Renault Twingo

Por Nicolas Tavares
5 mar 2025, 17h49
Volkswagen ID.Every1
Volkswagen ID.Every1 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Quando deu início à sua linha de carros elétricos, a Volkswagen posicionou o ID.3 como o modelo mais barato. Mesmo assim, seu plano o plano sempre foi ter modelos mais baratos, como um ID.1 e ID.2, quando a fabricante fosse capaz de produzir veículos elétricos mais acessíveis.

Aparentemente, este momento chegou. O pequeno carro nas fotos é o Volkswagen ID.Every1, que antecipa o futuro carro elétrico mais barato da Volks. Ele vem tempos depois da apresentação do conceito do ID.2, o futuro substituto do Polo.

O VW ID.Every1 ainda é um conceito, com alguns exageros que dificilmente veremos no Volkswagen ID.1 de produção, ainda mais por ser um carro que fará o papel do finado Up! e sua versão elétrica e-Up!. Um exemplo é o fato de ter maçanetas retráteis.

Volkswagen ID.Every1

Mesmo assim, podemos ter uma boa ideia do que a Volkswagen quer. É um subcompacto que até lembra o formato quadrado do Up!, apesar de ser um pouco maior. Mede 3,88 metros de comprimento, enquanto o Up! media 3,60 m e o Polo europeu tem 4,07 m. Por ser feito com a plataforma MEB para carros elétricos, aproveita melhor o espaço, a ponto da VW prometer uma cabine tão espaçosa quanto a do Polo.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A arquitetura é uma versão nova da MEB, que troca a tração traseira por dianteira. Foi apresentada em 2021 com o conceito ID.LIFE, para servir de base para os modelos de entrada. Posicionar o motor no eixo dianteiro liberou espaço, além de ser mais barato de produzir.

Volkswagen ID.Every1

O conceito tem apenas um motor elétrico de 95 cv e a Volkswagen não fala sobre números de desempenho, revelando apenas a autonomia estimada em 250 km. Não é muito e a bateria deve ter menos de 40 kWh. Mas, como o objetivo é ser um carro para usar apenas na cidade, será o suficiente para a maioria dos clientes na Europa.

 

Tem um estilo bem diferente em comparação aos outros carros da marca alemã e bem diferente do ID.3. Ganhou uma cópia de grade entre os faróis, para dar um aspecto mais próximo dos veículos a combustão. Os faróis são bem diferentes, formando um efeito de onda nas laterais e co um projetor no centro.

Continua após a publicidade

Volkswagen ID.Every1

 

A traseira não é menos diferente, repetindo a faixa preta ligando os faróis. Aqui, a parte mais chamativa é o logotipo da Volkswagen iluminado em vermelho. A faixa preta logo abaixo do vidro traseira até nos faz lembrar da tampa preta do Up!.

 

Com um jeitão claro de protótipo, o interior tem algumas ideias diferentes, como o porta-luvas posicionado no centro do painel, logo baixo da central multimídia. Com a alavanca do câmbio posicionada na coluna de direção, os designers quase que eliminaram o console central, colocando um pequeno cubo no lugar e um porta-objetos bem alto que ainda faz a vez de apoio de braço central.

 

Assim como em nos últimos elétricos lançados pela VW, como o ID.7, o ID.1 ficou com um painel de instrumentos ainda menor, utilizando uma pequena tela integrada ao acabamento. No ID.7 faz sentido por ser um carro bem mais equipado e com um head-up display.

Continua após a publicidade

Volkswagen ID.Every1

Para atrair os consumidores, a Volkswagen pretende vender o ID.1 por cerca de 20.000 euros (R$ 124.526 na conversão direta), deixando-o a uma boa distância do ID.2, que custará aproximadamente 25.000 euros (R$ 155.657).

Terá uma concorrência dura pela frente. A Citroën já vende o e-C3 por 15.800 euros (R$ 98.037), enquanto o Dacia Spring, versão do Renault Kwid E-Tech vendida na Europa, custa 17.890 euros (R$ 111.005). A BYD entrará neste segmento também com o Dolphin Mini ainda este ano e a Renault prepara o lançamento do novo Twingo elétrico para 2026.

A versão de produção do ID.1 chegará apenas em 2027. Antes dele, a Volkswagen irá focar no ID.2, previsto para 2026 na Europa.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.