Volkswagen ID.1 é novo carro de entrada para substituir o Up!
Futuro carro mais barato da Volkswagen será lançado em 2027 para enfrentar BYD Dolphin Mini, Citroën e-C3 e Renault Twingo

Quando deu início à sua linha de carros elétricos, a Volkswagen posicionou o ID.3 como o modelo mais barato. Mesmo assim, seu plano o plano sempre foi ter modelos mais baratos, como um ID.1 e ID.2, quando a fabricante fosse capaz de produzir veículos elétricos mais acessíveis.
Aparentemente, este momento chegou. O pequeno carro nas fotos é o Volkswagen ID.Every1, que antecipa o futuro carro elétrico mais barato da Volks. Ele vem tempos depois da apresentação do conceito do ID.2, o futuro substituto do Polo.
O VW ID.Every1 ainda é um conceito, com alguns exageros que dificilmente veremos no Volkswagen ID.1 de produção, ainda mais por ser um carro que fará o papel do finado Up! e sua versão elétrica e-Up!. Um exemplo é o fato de ter maçanetas retráteis.
Mesmo assim, podemos ter uma boa ideia do que a Volkswagen quer. É um subcompacto que até lembra o formato quadrado do Up!, apesar de ser um pouco maior. Mede 3,88 metros de comprimento, enquanto o Up! media 3,60 m e o Polo europeu tem 4,07 m. Por ser feito com a plataforma MEB para carros elétricos, aproveita melhor o espaço, a ponto da VW prometer uma cabine tão espaçosa quanto a do Polo.
A arquitetura é uma versão nova da MEB, que troca a tração traseira por dianteira. Foi apresentada em 2021 com o conceito ID.LIFE, para servir de base para os modelos de entrada. Posicionar o motor no eixo dianteiro liberou espaço, além de ser mais barato de produzir.
O conceito tem apenas um motor elétrico de 95 cv e a Volkswagen não fala sobre números de desempenho, revelando apenas a autonomia estimada em 250 km. Não é muito e a bateria deve ter menos de 40 kWh. Mas, como o objetivo é ser um carro para usar apenas na cidade, será o suficiente para a maioria dos clientes na Europa.
Tem um estilo bem diferente em comparação aos outros carros da marca alemã e bem diferente do ID.3. Ganhou uma cópia de grade entre os faróis, para dar um aspecto mais próximo dos veículos a combustão. Os faróis são bem diferentes, formando um efeito de onda nas laterais e co um projetor no centro.
A traseira não é menos diferente, repetindo a faixa preta ligando os faróis. Aqui, a parte mais chamativa é o logotipo da Volkswagen iluminado em vermelho. A faixa preta logo abaixo do vidro traseira até nos faz lembrar da tampa preta do Up!.
Com um jeitão claro de protótipo, o interior tem algumas ideias diferentes, como o porta-luvas posicionado no centro do painel, logo baixo da central multimídia. Com a alavanca do câmbio posicionada na coluna de direção, os designers quase que eliminaram o console central, colocando um pequeno cubo no lugar e um porta-objetos bem alto que ainda faz a vez de apoio de braço central.
Assim como em nos últimos elétricos lançados pela VW, como o ID.7, o ID.1 ficou com um painel de instrumentos ainda menor, utilizando uma pequena tela integrada ao acabamento. No ID.7 faz sentido por ser um carro bem mais equipado e com um head-up display.
Para atrair os consumidores, a Volkswagen pretende vender o ID.1 por cerca de 20.000 euros (R$ 124.526 na conversão direta), deixando-o a uma boa distância do ID.2, que custará aproximadamente 25.000 euros (R$ 155.657).
Terá uma concorrência dura pela frente. A Citroën já vende o e-C3 por 15.800 euros (R$ 98.037), enquanto o Dacia Spring, versão do Renault Kwid E-Tech vendida na Europa, custa 17.890 euros (R$ 111.005). A BYD entrará neste segmento também com o Dolphin Mini ainda este ano e a Renault prepara o lançamento do novo Twingo elétrico para 2026.
A versão de produção do ID.1 chegará apenas em 2027. Antes dele, a Volkswagen irá focar no ID.2, previsto para 2026 na Europa.