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Volkswagen ID.4 ganha potência e (quase) resolve problemas de usabilidade

Botões de climatização e volume agora são retroiluminados, mas continuam sem resposta tátil, enquanto potência chega aos 330 cv

Por João Vitor Ferreira
7 set 2023, 08h00
id4
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O Volkswagen ID.4 acabou de estrear no Brasil como carro de assinatura, mas é normal que quem tem um primeiro contato com o carro —  incluindo QUATRO RODAS —  note facilmente um problema: seus controles touchscreen incomuns.

O excesso de tecnologia gerou incômodo e,  em outros mercados onde o elétrico é vendido há mais tempo, muitos motoristas reclamavam da falta de resposta tátil nos controles de ar-condicionado, volume e nos botões do volante. Nos Estados Unidos, também relataram incômodo com a baixa luminosidade dos controladores, prejudicando a visibilidade de noite. 

VW ID4 1
Porta-malas é alto devido ao motor traseiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Um dos problemas foi resolvido em uma recente atualização de pacotes de equipamentos. Os controles do ar e do volume no painel, enfim, ganharam uma retroiluminação. Isso já resolve metade do problema, já que mesmo não fornecendo a resposta tátil, que os motoristas tanto consideram, pelo menos é possível enxergar a posição e função do comando quando estiver dirigindo a noite.

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Alavanca de câmbio teve a posição alterada, mas continua no volante (Divulgação/Volkswagen)

Essa mudança também acompanha uma nova central multimídia de 12,9’’ já equipada com o novo sistema da VW lançado no sedã ID.7. Todos os controles de climatização também tiveram o seu layout renovado, assim como o volante.

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Por fim, também modificaram a alavanca de câmbio. Antes ela era um comando giratório ao lado da tela do quadro de instrumentos, agora é a alavanca direita do volante operada para cima e para baixo, como nos Mercedes.

ID.4 2024
Novas luzes vão auxiliar motoristas durante a noite, mas a falta de controles físicos ainda incomoda (Divulgação/Volkswagen)

Tudo isso seria maravilhoso se valesse para toda a linha. Mas só as versões mais caras, equipadas com bateria de 82 kWh brutos (77 kWh líquidos) —  Pro, Pro S e Pro S Plus —, receberão essas atualizações, enquanto os mais baratos mantêm o design atual e os frustrantes botões “sem brilho”.

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Por sorte, a configuração que está sendo disponibilizada no Brasil apenas por assinatura, a Pro, está entre as que ganham as atualizações, que também incluem motores mais potentes.

ID.4 2024

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Essas variantes podem ter um ou dois motores, esta com tração integral. Os modelos com apenas um motor elétrico e tração traseira agora chegam aos 285 cv (antes eram 203 cv). Já o AWD também teve um aumento considerável de potência, indo dos 299 cv para 334 cv.

A Volkswagen também antecipou que eles terão um aumento na autonomia, que atualmente é de 410 km no monomotor e 442 no bimotor, mas os novos números só serão compartilhados futuramente.

ID.4 2024
(Divulgação/Volkswagen)

Outras atualizações são mais básicas e incluem assentos ventilados e rodas de 20’’ para as versões Pro S, enquanto a Pro S Plus ganha rodas de 21’’ e sistema de som Harman Kardon de nove alto falantes.

Essas modificações estão previstas para os Volkswagen ID.4 ano-modelo 2024, que deve chegar nos Estados Unidos no início do próximo ano. Resta saber a estratégia da Volkswagen para o Brasil: hoje o ID.4 está disponível apenas por assinatura, mas a Volkswagen diz que pretende vendê-lo ainda em 2023. Será que lançarão um carro prestes a mudar?

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