Depois de aparecer na forma de perua, o Volkswagen ID.7 GTX foi revelada ao mundo em sua versão sedã (que, na verdade, é notchback). O foco no alto desempenho e os detalhes estéticos que inspiram esportividade são os mesmos.
É a sigla GTX que define as versões esportivas dos carros elétricos da Volkswagen. No caso do ID.7 garantiu detalhes personalizados, como o teto em cor contrastante, para-choques dianteiro e traseiro inéditos e rodas de liga leve de 20 polegadas. Há ainda um opcional com rodas de 21 polegadas e a pintura King’s Red, específica para o ID.7 GTX.
A VW também disponibilizou ao modelo atualizações na cabine, incluindo uma combinação mais escura de acabamentos internos e detalhes vermelhos nos assentos e painel. Há, também, a opção de um novo teto panorâmico eletrocrômico que pode ser transparente ou opaco com o pressionar de um botão.
Quanto à motorização, o VW ID.7 GTX tem dois motores elétricos que somam 335 cv de potência. Os dois motores têm sistema de bloqueio eletrônico do diferencial XDS+, que distribui de forma inteligente a potência dos motores em cada eixo sem envolver os sistemas de tração ou estabilidade.
O desempenho é semelhante ao do ID.7 Tourer – versão Station Wagon apresentada no começo deste ano – podendo ir de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. Para esse desempenho a VW equipou os motores elétricos
Para suportar essa configuração, há uma grande bateria de 86 kWh de capacidade. A autonomia do novo ID. ainda não foi confirmada, mas a VW pretende superar os 600 km no ciclo WLTP.
Outro destaque importante para a nova versão GTX é o seu carregamento, que terá potência máxima de 200 kW em carregadores rápidos. Isso é superior aos 175 kW do ID.7 padrão. Os tempos de carregamento também foram reduzidos, podendo alcançar 80% em apenas 30 minutos.
O modelo se juntará a outros da gama GTX no final deste ano, mas seu preço, provavelmente, não será barato. Espera-se que ele estreie a um preço acima do equivalente a R$ 400.000.