A ID, família de carros elétricos da Volkswagen, não está cativando compradores como a fabricante alemã esperava. Apesar dos carros terem design futurista e serem bastante diferentes dos Volks convencionais, não caíram no gosto dos europeus e esse fracasso está fazendo a VW repensar completamente sua estratégia com carros elétricos.
A marca demorou a iniciar o processo de transição e, em pouco tempo, se viu completamente atrasada em relação ao mercado automotivo mundial. Agora os executivos da Volks vêm planejando mudanças.
O chefe de design da VW, Andreas Mindt, busca primeiramente mudar o direcionamento do design dos futuros carros elétricos da marca. Ele disse que, atualmente, não é mais necessário fazer carros elétricos com visual futurista e diferentes apenas para chamar atenção, pois a venda dos carros elétricos já está em ascensão.
“Os EVs representam agora 15 por cento do mercado global e mais de 50 por cento do mercado na China. Este não é mais um negócio em estágio inicial”, disse Mindt.
Essa mudança de atitude de Mindt já pode ser obseravada em um dos últimos lançamentos elétricos da marca, o VW ID. 2all, que é basicamente uma versão elétrica do Golf. Com essa mínima mudança, o carro já acumulou elogios logo após sua apresentação ainda como conceito, no começo do ano.
Outra mudança necessária para a montadora está no interior dos seus veículos, mas este quesito não se limita aos modelos elétricos. Há muitos anos compradores reclamam do interior feito em plástico duro, sem acabamento de qualidade e conforto. Espera-se que os novos modelos tenham superfícies limpas e acabamentos macios.
Se a nova forma de projetar carros elétricos da VW irá dar certo ou não, só cabe ao futuro. Mas, a visão de Mindt já tem trazido alguns frutos melhores para a montadora. Te a nostalgia dos carros mais badalados da marca talvez seja a combinação do sucesso e, segundo Mindt: “este é o molho secreto”. Não custa lembrar que o ID.2ALL pode reproduzir o painel de um Fusca.