Depois que a Volvo encerrou a produção de carros a diesel e começou a focar em carros híbridos plug-in e elétricos (o que aconteceu no Brasil há anos), também adotou novas nomenclaturas para seus carros. Os novos elétricos EX30 e EX90 são bons exemplos, mas outros modelos já existentes passarão a usar a mesma nomenclatura.
A mudança começa pelo Volvo XC40, que a partir de agora passará a ser vendido como Volvo EX40, enquanto o C40 Recharge muda de nome para EC40. Isso não significa o fim das versões híbridas – que não existem mais no Brasil. No exterior, ainda mantém a nomenclatura T6 (híbrido) e T8 (elétrico) para indicar a mecânica de cada carro.
A despeito da mudança de nome, nada muda no visual do agora Volvo EX40, que passou por uma leve reestilização em 2022.
A Volvo está avançando em direção à eletrificação total de sua gama de carros, com a meta de que todos os seus modelos sejam elétricos até 2030, finalizando as atividades com os híbridos plug-in que ainda representam um percentual significativo das vendas da empresa.
As vendas globais da fabricante sueca no ano passado revelam o impacto dessa estratégia, com um aumento de 16% no total de carros vendidos em comparação com o ano de 2022. Esse crescimento é ainda mais chamativo ao considerar que as vendas de carros elétricos cresceram 70%.