Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Volvo terá mais dois elétricos até 2026, incluindo sedã e versão do XC60

Volvo EX60 será o primeiro a adotar a nova plataforma modular da marca e sedã ES90 está confirmado para 2025

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 11 set 2024, 13h01 - Publicado em 11 set 2024, 13h00
VolvoXC60
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O plano original da Volvo era ter somente carros elétricos em 2030. Faltava lançar apenas a versão elétrica do Volvo XC60, seu carro mais importante. Bem, o inédito EX60 está quase pronto para ser lançado e o inédito sedã ES90 também está a caminho, a diferença é que o XC60 híbrido seguirá em produção até 2040.

Com o EX90 finalmente nas lojas, depois de ter atrasado um ano por conta de problemas de software, a Volvo começou a falar sobre o EX60. Esperado para 2026, o SUV médio elétrico será o primeiro carro a utilizar a nova plataforma SPA3, uma evolução da arquiteutra SPA2 do EX90 com diversos avanços.

Volvo EX90
Volvo EX90 (Divulgação/Volvo)

Em entrevista à revista Autocar, o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da marca, Anders Bell, disse que é “um grande passo de uma perspectiva mecânica, mas de uma perspectiva de software de eletrônicos, é uma clara evolução. Todo o trabalho que estamos colocando no EX90 irão diretamente também para os carros SPA3. É basicamente o mesmo software. A SPA3 é desenvolvida desde o começo para ser muito mais escalável, em tamanho e preço, mas também em volume.”

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Vice-CEO da Volvo, Björn Annwall ressalta o quanto este projeto é importante. “Eu chamaria o XC60 como o coração do portfólio de modelos da Volvo; está bem no meio dele e é nosso carro mais vendido. É um carro fantástico, e um que muitas pessoas estão esperando receber uma opção totalmente elétrica. Então será um dia que você vai ver uma grande mudança na eletrificação.”

Volvo_EX30
(Divulgação/Volvo)

A nova plataforma é modular o suficiente para ser usada do pequeno EX30 ao enorme EX90, atendendo todos os segmentos e preparada para usar a mesma tecnologia básica – algo importante para a Volvo, pois resolverá problemas nesta área.

Continua após a publicidade

Também será o primeiro carro a utilizar uma “megafundição”, passando a produzir peças ao colocar metal fundido em moldes. Isto permite que diversas partes da plataforma saiam prontas da prensa, ao invés de fazer peças separadas e junta-las com parafusos ou solda. É um processo semelhante ao da “Giga Prensa” da Tesla e que a Toyota está trabalhando para adotar no futuro.

A adoção desta técnica de manufatura ajudará o EX60 de diversas maneiras. Usando o assoalho como exemplo, a Volvo afirma que usaria 100 peças a menos, com 84% menos pontos de solda e peso 50% menor. Com menos peças, isto reduzirá os custos de produção, ajudando o SUV a ter um preço mais próximo de sua variante com motor a combustão.

Continua após a publicidade

Assim como foi com o XC40 e XC90, o EX60 não vai retirar o XC60 de linha. O utilitário receberá uma reestilização para mantê-lo relevante por mais uma década, com motor a gasolina combinado a um sistema híbrido plug-in.

Teaser do Volvo ES90
Teaser do Volvo ES90 (Divulgação/Volvo)

O EX60 ficou para 2026 pois, em março do ano que vem, será a vez do ES90, a versão elétrica do sedã S90. Terá muitos itens vindos do EX90, obviamente com outra carroceria.

O sedã já aparece no site da Volvo na Suécia e ganhou um teaser, mostrando uma carroceria bem esguia, com janelas pequenos e maçanetas retráties. Continua com um caimento do teto bem alongado terminando em uma traseira arredondada. O três-volumes poderá ser o último modelo com a plataforma SP2, caso a Volvo não esteja pensando em lançar uma perua EV90 ainda em 2025.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.