VW Golf elétrico terá seu lançamento atrasado por problemas orçamentários
Falta de dinheiro vai atrasar os investimentos na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, e a mudança da produção do Golf a combustão para o México
Enquanto no Brasil há alguma euforia com a volta do Volkswagen Golf GTI, os europeus estão bem à nossa frente, já esperando pelo Golf elétrico, já da nona geração, que estava previsto para 2029. Mas eles terão que aguentar a ansiedade por, pelo menos, mais nove meses.
Segundo fontes ouvidas da Bloomberg, a VW será forçada a adiar a produção do Golf elétrico por estar com o orçamento limitado. Sem orçamento, terão que adiar a adaptação da sua fábrica de Wolfsburg, na Alemanha.
O plano da empresa seria focar na produção do hatch elétrico na Alemanha, enquanto toda a produção das versões a combustão iriam para o México, uma estratégia que pouparia cerca de 4 milhões de euros por ano.
Com isso, a mudança do Golf a combustão para o México também terá que esperar. Isso não deve afetar as unidades da versão GTI que chegarão ao Brasil em 2026, uma vez que a marca limitou o número de vendas — embora não tenha dito o limite.
O atraso também afetará a produção do novo VW T-Roc elétrico, que dividirá linha de produção com o hatch. Porém, a Volkswagen não divulgou datas para isso, nem se pronunciou sobre o assunto.
No caso do SUV, a produção das versões a combustão continuará na Europa, na fábrica de Palmela, em Portugal. Junto delas, também será feita a nova versão HEV (híbrida plena), com um conjunto mecânico inédito e que também chegará ao Brasil.
A Volkswagen está focada em mudar seu portfólio elétrico. Os problemas na planta de Wolfsburg não vão adiar o lançamento dos próximos carros elétricos do grupo. O Volkswagen ID.Cross será o primeiro, marcado para chegar já em 2026. A empresa também prepara os lançamentos do ID.Polo (antes chamado de ID.2 all), CUPRA Raval e Skoda Epiq, antes do Golf elétrico.
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