Até então só tínhamos fotos do Volkswagen ID.7 camuflado, mas graças ao escritório de patentes da China imagens do modelo de produção vieram à tona. O substituto elétrico do VW Passat já havia dado ar da graça na CES, no início do ano, ainda camuflado. Sua apresentação oficial acontecerá na próxima semana, durante o Salão de Xangai.
Na China, o sedã elétrico é batizado de ID.7 Vizzion, mas ainda não está claro se essa nomenclatura se aplicará em outros mercados, como o norte-americano e o europeu.
Sua dianteira até segue a identidade visual da família ID, com os faróis espichados e grade fechada, mas a parte inferior é uma surpresa. O ID.7 de produção tem prolongamentos em forma de T que lembram o Polestar 2 e fazem alusão ao seu principal rival, Tesla Model 3.
Alguns recursos permaneceram fiéis ao conceito, como o design da traseira, com a lanterna em uma faixa larga que se estende por toda a tampa do porta-malas, que poderá ser facilmente reconhecido à noite. As maçanetas embutidas também foram transportadas para o modelo produção, embora isso fosse bastante fácil de deduzir, mesmo olhando para protótipos camuflados.
Ar-condicionado inteligente e tudo touch
O interior do carro já havia sido revelado e segue fielmente o que foi proposto no modelo conceito, como a tela do quadro de instrumentos encravada no painel, atrás do volante, com informações repetidas no head-up display.
A central multimídia de 15 polegadas permanece com comandos deslizantes sob ela para funções de som e climatização, mas que agora são iluminados. O volante também mantém os botões sensíveis ao toque.
O que chama atenção é a ausência de um controle manual das saídas de ar: no novo ID.7, o vento será controlado de maneira totalmente eletrônica, através de atuadores escondidos atrás do painel.
Desse modo, o fluxo de ar será escolhido via toque na central multimídia – assim como já acontece no Tesla Model 3. Mas, a grande inovação está na personalização e no nível de automação do sistema. É possível chamar a multimídia do carro, por exemplo, e pedir que o modelo aqueça especificamente as mãos do condutor. Também dá para solicitar ventilação concentrada em um ocupante ou dispersa pelo sedã de luxo.
Em modo automático, o AC também é capaz de reconhecer as condições do ambiente e se adaptar em tempo real. Caso o sol esteja iluminando predominantemente um lado do carro, explica a VW, o fluxo de ar se ajusta sozinho, a fim de equalizar as temperaturas. Caso a porta seja aberta em um dia quente, iniciam-se movimentos horizontais que formam uma espécie de isolamento térmico.
700 km de autonomia e quase 300 cv
Todas as especificações do ID.7 ainda não foram reveladas, mas já temos confirmado que a bateria terá capacidade de 77 kWh, o suficiente para uma autonomia de até 700 km. Serão dois motores elétricos e é estimado que superem os 200 cv de potência.
Na verdade, existe a expectativa que o sedã elétrico faça a estreia de um novo motor anunciado nesta semana pela Volkswagen. O chamado APP550 tem 281 cv e 56 kgfm (o mesmo torque de uma Amarok V6) tem aplicação na traseira da plataforma MEB e é mais eficiente e tem melhor gerenciamento térmico que o conhecido motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm.
O modelo estreia na China ainda em 2023, mas só no início do próximo ano que deve chegar oficialmente aos EUA.