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Zeekr 007: como é o sedã elétrico que vai ameaçar o BYD Seal em 2025

Dirigimos o sedã elétrico com portas automáticas, que inclina a central multimídia e tem baterias super modernas

Por Henrique Rodriguez, de Ningbo (China)
Atualizado em 3 set 2024, 17h34 - Publicado em 3 set 2024, 17h00
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  • O nome é de espião e a missão que terá pela frente não será nada fácil. O Zeekr 007 é o primeiro sedã da marca de carros elétricos de luxo da Geely, que estreia no Brasil em setembro com um crossover e um SUV. Mas fomos à China conhecer o sedã que tem tudo para chegar ao Brasil em 2025 para se tornar o rival direto que o BYD Seal ainda não tem no Brasil. Potencial para isso, ao menos, tem.

    Na verdade, os dois sedãs já se enfrentam na China, um mercado que ainda tem uma grande demanda por este segmento e onde a briga entre as fabricantes de carros elétricos é bastante acirrada. Acirrada a ponto de o Zeekr 007 ter praticamente as mesmas dimensões de um Seal: 4,86 m de comprimento e 2,93 m de entre-eixos.

    Zeekr 007
    (Zeekr/Divulgação)

    Argumentos de venda são necessários e no mercado chinês vale tudo, até a adoção de tecnologias bastante incomuns como formas de diferenciação. A contradição é a forte inspiração no design de outro carro.

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    Por fora, Zeekr 007 mais parece uma versão em escala menor do norte-americano Lucid Air, outro sedã elétrico com formas bastante arredondadas e que só tem vincos no capô. Essa forte inspiração também é vista na traseira, onde a tampa do porta-malas engloba também parte que caberia aos para-lamas. O que tem de diferente é a régua texturizada abaixo da barra de leds, que faz as vezes de lanterna traseira.

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    Zeekr 007
    (Zeekr/Divulgação)

    A dianteira do Zeekr 007 até poderia ser mais parecida com a do sedã norte-americano. A sorte é que inventaram de oferecer, como opcional, o Stargate. Este é o nome de um enorme painel OLED de 90 polegadas que interliga os verdadeiros faróis, posicionados logo abaixo, no meio da frente.

    Na prática, é uma assinatura de leds hi-tech. A combinação de leds pode exibir animações (quase todas imitando estrelas), desenhos, textos e até mesmo gestos. É aquele tipo de coisa que surpreenderia até em carros-conceito, mas o 007 é um carro de produção que já ganhou as ruas. Além disso, há alto-falantes externos que o motorista pode usar como um megafone para falar com quem está fora do carro. Ou mesmo tocar música.

    Zeekr 007
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Outra característica interessante é que, no momento em que as maçanetas embutidas já são banais nos carros chineses, a Zeekr partiu para um sistema de abertura e fechamento automático das portas. Basta apertar um botão que a porta abrirá com segurança, pois um sensor de proximidade evitará esbarrões. Um outro botão interno comanda o fechamento.

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    Quem tem teto de vidro…

    Tem muito mais. Em vez de um teto panorâmico tradicional, o 007 usa um vidro traseiro que se estende do porta-malas até a metade do carro, onde encontra-se com outra parte do teto solar. É uma solução que impressiona bastante, mas limita o espaço para a cabeça. Mesmo assim, a altura do assento é boa e o espaço para as pernas é abundante.

    Zeekr 007 interior
    Vidro traseiro é gigante (Zeekr/Divulgação)

    Materiais com boa qualidade estão por toda a cabine. Se dividem entre o revestimento em microfibra que imita suede nas colunas e em parte das portas, enquanto o resto recebe ou um material sintético de boa qualidade ou couro Nappa, a depender da versão. Tudo com toque macio.

    Algumas soluções, além de bacanas, são inteligentes. Por exemplo, alguns botões que poderiam ter ficado no console (que só tem porta-copos e dois carregadores sem fio de 60W para smartphones), estão posicionados na base do miolo do volante. São funções como câmera de visão 360º, travamento das portas e destravamento da tomada de carregamento.

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    Zeekr 007 interior
    Painel tem linhas limpas e bons materiais de acabamento (Zeekr/Divulgação)

    Outra está na tela de 15 polegadas que faz a função de central multimídia. Arrastando quatro dedos horizontalmente ela pode se voltar para o carona ou para o motorista, o que proporciona uma boa sensação de realmente estar no controle do carro.

    É importante estar próximo da tela, porque, como em um Tesla, até mesmo para ajustar posição do volante, dos espelhos retrovisores e a direção do vento do ar-condicionado é preciso selecionar a função pela tela e direcionar por meio dos touchpads ou joysticks no volante.

    Zeekr 007 interior
    Tela da central multimídia pode se voltar para o motorista ou para o carona (Zeekr/Divulgação)

    Operar tudo por uma tela não é melhor do que usar botões, mas essa interação ao menos permitiu notar como a central tem funcionamento rápido e fluido. Isso é ainda mais importante em carros assim do que nos mais convencionais.

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    Inclusive, para muitos dos consumidores chineses as funções eletrônicas do carro são mais importante do que o desempenho do carro. As dezenas de sensores e radares sendo processados em um chip Nvidia Orin, de última geração, que viabiliza os sistemas de condução semiautônoma, são fortes argumentos na China. A capacidade de processamento de dados é argumento de venda mais forte do que as impressões de um test-drive.

    Zeekr 007 interior
    (Zeekr/Divulgação)

    Para nós é diferente. Até mesmo porque, no Autódromo de Ningbo, o único assistente autônomo que entrou em funcionamento foi o de centralização em faixa, não me deixando escapar da marcação na saída dos boxes.

    Leveza incomum

    A sorte dos clientes chineses é que o Zeekr 007 é um carro bom de dirigir. A direção é bastante comunicativa para um carro com entre-eixos tão grande e o motor elétrico traseiro de 421 cv e 44,9 kgfm proporciona boas arrancadas.

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    Zeekr 007
    (Zeekr/Divulgação)

    Se a suspensão adaptativa, com bolsas pneumáticas e amortecedores magnéticos, poderia ser ainda mais firme, mesmo no modo Sport, a grande surpresa é a sensação de leveza que o carro transmite. Isso é magia em se tratando de um sedã com 2.150 kg. O tanto de vidro pesa, a bateria LFP de 75 kWh também. A autonomia no otimista ciclo chinês é de 688 km.

    Essa é a bateria mais moderna da Geely, empresa dona da Zeekr. Graças à arquitetura eletrônica de 800V, a chamada Golden Battery aceita recarga a até 500 kW – o Seal vendido no Brasil aceita até 150 kW. Quer dizer que o 007 pode recuperar 500 km de autonomia em apenas 15 minutos. É mais capacidade do que os carregadores atuais suportam.

    Zeekr 007
    (Zeekr/Divulgação)

    O desempenho pode melhorar. A versão acima tem dois motores e 646 cv e 72,4 kgfm. E baixa o tempo de 0 a 100 km/h de 5,6 para 3,8 segundos. Para dar conta, escalam uma bateria de 100 kWh para ter a projeção de autonomia de 640 km. Essa é uma bateria NMC da moderna família Qilin, fornecida pela CATL e com maior densidade (tem mais capacidade ocupando o mesmo espaço). Neste caso, é possível acrescentar 610 km de autonomia nos mesmos 15 minutos – o melhor tempo entre os elétricos produzidos em série, segundo a Zeekr.

    Zeekr 007
    (Zeekr/Divulgação)

    Pensando bem, o Zeekr 007 é um laboratório de tecnologias do Grupo Geely. A Zeekr é proprietária da plataforma SEA, que empresta à Volvo, à Polestar e à Smart. É uma forma de diluir os custos de desenvolvimento: os próprios engenheiros da marca a chamam de Super Expensive Platform, ou “plataforma muito cara”, na tradução literal. O caminho natural é que todas as tecnologias do Zeekr 007 chegue às outras marcas com novos modelos.

    Também é o caminho natural o lançamento do sedã elétrico no Brasil em meados de 2025. Depois dele chega o Zeekr 7X, o maior SUV da marca. Nem sequer foi apresentado ainda, mas seu lançamento no Brasil está previsto para o fim de 2025.

    Ficha Técnica – Zeekr 007

    Preço: entre 224.900 e 334.900 yuan (R$ 168.440 a R$ 250.820)
    Motor: elétrico, traseiro, síncronos de ímãs permanentes, 421 cv e 44,9 kgfm
    Baterias: íons de lítio, 75 kWh
    Câmbio: 1 marcha, tração traseira
    Direção: elétrica
    Suspensão: adaptativa, McPherson (diant.), multiplos braços (tras.)
    Freios: disco ventilado nas quatro rodas
    Pneus: 245/45 R19
    Dimensões: compr., 486,5 cm; larg., 180 cm; alt., 145 cm; entre-eixos, 292,8 cm; peso, 2.150 kg; porta-malas, 430 l
    Desempenho*: 0 a 100 km/h, 5,6 s; veloc. máx.de 210 km/h; autonomia, 688 km (CLTC); potência máx. de recarga AC 11 kW (22 kW opc.); DC 500 kW (ciclo misto)

    *Dados de fábrica

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