Zeekr Mix é minivan rival da Kombi elétrica com quatro portas deslizantes
Minivan elétrica chinesa ousa com portas dianteiras que podem deslizar ou abrir para os lados e os bancos dianteiros giram 180°
Enquanto estreia no Brasil com o lançamento do Zeekr 001, a marca apresenta na China um novo modelo: o Zeekr Mix é uma minivan elétrica que combina muita tecnologia e luxo, elementos que sempre estão presentes nos carros da marca. Mas o que chama a atenção é seu visual e formato parecido com o novo VW ID. Buzz, a kombi elétrica.
O design pode ser um pouco controverso, mas traz alguns requintes interessantes. Na frente, há um conjunto óptico totalmente em led, bem como uma barra luminosa que interliga os faróis matriciais, que podem até projetar palavras em seus 1.711 leds. Há, ainda, um friso escuro que destaca o logo da Zeekr.
As rodas são de 19 ou 20 polegadas, dependendo da versão, e são o grande destaque da lateral. A pintura bicolor também fica em destaque com contraste em preto acima da linha das portas.
E, como uma boa e velha minivan, as portas são deslizantes, mas de um jeito único do Zeekr Mix. A portas traseiras deslizam para trás, enquanto as frontais deslizam para frente. Para facilitar a entrada do motorista e do passageiro, porém, as portas da frente abrem também da forma padrão.
Com quase 5 m de comprimento, o Zeekr Mix poderia facilmente acomodar três fileiras de assentos. Mas esse não é o caso, já que a empresa deu prioridade ao espaço e outras comodidades.
Os bancos dianteiros giram completamente e o apoio de braço se abre como uma mesa, transformando o carro em uma verdadeira sala de jantar. Há ainda suportes retráteis para os pés nos assentos traseiros, que se transformam em poltronas.
Na frente há duas telas, uma de quadro instrumentos e outra maior de infoentretenimento. O teto solar é panorâmico e vai de um lado ao outro do carro, além de um acabamento interno superior, com uma combinação de tecido e imitação de couro.
Por fim, o Zeekr Mix está montado na plataforma SEA e está equipado com apenas um motor elétrico, montado no eixo traseiro e com 422 cv. Para se ter ideia, o VW ID. Buzz está disponível em duas motorizações, sendo a padrão com 270 cv e a esportiva GTX com 335 cv. As versões com tração integral do Zeekr ainda não foram anunciadas.
A bateria tem 77 kWh de capacidade. Sendo assim, a autonomia divulgada pela Zeekr é de até 556 km no ciclo chinês CLTC. A estreia oficial ainda não aconteceu, mas, segundo a imprensa chinesa, deve acontecer até o final deste mês. Preços da minivan ainda não foram revelados.