Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Zeekr quer ser Porsche chinesa com crossover de 789 cv no Brasil

Nova marca chinesa promete estreia no segundo semestre com crossover e SUV compacto repleto de soluções curiosas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 abr 2024, 07h00
zeekr_001
 (Zeekr/Divulgação)
Continua após publicidade

Após cinco meses estruturando sua operação, a Zeekr decidiu o que quer no Brasil. A fabricante de carros elétricos que pertence ao Grupo Geely (dono da Volvo e da Lotus) terá dois lançamentos em 2024 e mais dois em 2025.

A estratégia é ser a marca chinesa mais luxuosa presente no Brasil, mirando nas alemãs BMW, Audi e Mercedes-Benz. Mas seu grande desejo é ser vista como uma Porsche chinesa. Não por acaso, o crossover Zeekr 001 será importado em três versões com até 789 cv de olho nos clientes do Taycan.

zeekr_001
(Zeekr/Divulgação)

Muita audácia? Talvez não. A Zeekr fez um pequeno encontro para mostrar um dos primeiros Zeekr 001 importado para homologação e testes no Brasil. Uma comitiva de 20 engenheiros chineses chegará ao Brasil nas próximas semanas para realizar uma bateria de testes de campo no país com a intenção de fazer ajustes no projeto para o mercado local. Coisa rara entre as chinesas.

zeekr_001
(Zeekr/Divulgação)

O Zeekr 001, inclusive, passou por uma leve reestilização na China. Os carros que serão vendidos virão com o novo design e em três versões: Base, Premium e Flagship, já com novos números de potência.

Continua após a publicidade

 

A versão base tem rodas aro 21 e apenas um motor, instalado no eixo traseiro, que gera 421 cv e 44,9 kgfm. São números suficientes para ir de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e alcançar a máxima de 240 km/h, de acordo com a marca. A autonomia seria de 620 km (WLTP) com sua bateria de 95 kWh de NMC.

zeekr_001
(Zeekr/Divulgação)

As versões Premium e Flagship terão dois motores e um total de 789 cv e 82,6 kgfm, podendo alcançar os 100 km/h em 3,3 s com velocidade máxima de 240 km/h A bateria tem 100 kWh e permitiria autonomia de até 705 km (WLTP).

zeekr_001
(Zeekr/Divulgação)

A diferença da versão Flagship estaria nas rodas aro 22 e em detalhes do acabamento interno acompanhando a cor da carroceria, por exemplo. Mas todos terão materiais semelhantes, como Alcantara revestindo teto, colunas e parte das portas e bancos, dividindo espaço com nappa. Todos têm suspensão pneumática, com altura do solo variando entre 17 e 20 cm – altura de SUV.

Continua após a publicidade
zeekr_001
(Zeekr/Divulgação)

Os carros reestilizados ainda têm quadro de instrumentos com tela maior, de 13 polegadas, enquanto a central multimídia tem 15,6 polegadas e é fundamental para comandar todas as funções do carro, junto com os touchpads no volante. Ainda tem um head up display com projeção de 35,5 polegadas.

zeekr_001
(Zeekr/Divulgação)

Todos os Zeekr são baseados na plataforma SEA, hoje também compartilhada com a Volvo. Essa plataforma é a base para todos os carros da marca e é baseada em arquitetura de 800 V, mais moderna e que permite o uso de cabos menos grossos (portanto, mais leves e baratos) e recarga rápida.

zeekr_001
(Zeekr/Divulgação)
Continua após a publicidade

Unidades com baterias de 95 kWh podem recarregar de 10 a 80% em 11,5 minutos e as de 100 kW fazem o mesmo em 15 minutos. Estes carros também podem recarregar outros carros elétricos a uma potência de 60 kW.

Zeekr X
Zeekr X (Zeekr/Divulgação)

Outro carro já confirmado é o Zeekr X, um SUV compacto que compartilha a plataforma SEA-E com o Volvo EX30 e com o Smart #1 (a Geely também é acionista da Smart, bem como da Mercedes e da Aston Martin). Mas tem funcionalidades próprias, como a central multimídia de 14,6″ que se desloca eletricamente para a frente do carona, que ainda pode reclinar seu assento como uma poltrona.

Zeekr X
Zeekr X (Zeekr/Divulgação)

Para que essa poltrona ser possível, o assento traseiro precisa ser erguido, exatamente como fazem os Honda HR-V, City e Fit. Além disso, o SUV da Zeekr tem um compartimento entre os assentos dianteiros que pode funcionar como estufa, geladeira ou freezer (a marca declara uma variação de temperatura enorme, entre 50°C e -50°C).

Continua após a publicidade
Zeekr X
Zeekr X (Zeekr/Divulgação)

Duas configurações do Zeekr X estão confirmadas: uma com apenas um motor elétrico (montado na traseira) com 272 cv e outra com dois motores elétricos, um por eixo, que entrega 428 cv. São exatamente os mesmos números do Smart #1. O mais potente promete 0 a 100 km/h em 3,9 s.

Compartilhe essa matéria via:

Com uma bateria de 60 kWh, a marca anuncia autonomia variando entre 512 e 560 km no otimista ciclo chinês.

Interior do Zeekr X
Zeekr X (Zeekr/Divulgação)

Para 2025, a Zeekr prevê mais dois carros. Um deles será um SUV médio que ainda não foi revelado. Outro poderia ser o sedã 007, a van 009 ou o monovolume Zeekr Mix. A marca ainda avalia qual seria a melhor opção para o mercado brasileiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.