Zeekr quer ser Porsche chinesa com crossover de 789 cv no Brasil
Nova marca chinesa promete estreia no segundo semestre com crossover e SUV compacto repleto de soluções curiosas
![zeekr_001](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Zeekr-001-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Após cinco meses estruturando sua operação, a Zeekr decidiu o que quer no Brasil. A fabricante de carros elétricos que pertence ao Grupo Geely (dono da Volvo e da Lotus) terá dois lançamentos em 2024 e mais dois em 2025.
A estratégia é ser a marca chinesa mais luxuosa presente no Brasil, mirando nas alemãs BMW, Audi e Mercedes-Benz. Mas seu grande desejo é ser vista como uma Porsche chinesa. Não por acaso, o crossover Zeekr 001 será importado em três versões com até 789 cv de olho nos clientes do Taycan.
![Zeekr 001 (4) zeekr_001](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Zeekr-001-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Muita audácia? Talvez não. A Zeekr fez um pequeno encontro para mostrar um dos primeiros Zeekr 001 importado para homologação e testes no Brasil. Uma comitiva de 20 engenheiros chineses chegará ao Brasil nas próximas semanas para realizar uma bateria de testes de campo no país com a intenção de fazer ajustes no projeto para o mercado local. Coisa rara entre as chinesas.
![zeekr_001_75_051802300fa30ad6 zeekr_001](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/zeekr_001_75_051802300fa30ad6-e1712361475815.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Zeekr 001, inclusive, passou por uma leve reestilização na China. Os carros que serão vendidos virão com o novo design e em três versões: Base, Premium e Flagship, já com novos números de potência.
A versão base tem rodas aro 21 e apenas um motor, instalado no eixo traseiro, que gera 421 cv e 44,9 kgfm. São números suficientes para ir de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e alcançar a máxima de 240 km/h, de acordo com a marca. A autonomia seria de 620 km (WLTP) com sua bateria de 95 kWh de NMC.
![zeekr_001_673_02dd09730df80ac2 zeekr_001](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/zeekr_001_673_02dd09730df80ac2-e1712361530758.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As versões Premium e Flagship terão dois motores e um total de 789 cv e 82,6 kgfm, podendo alcançar os 100 km/h em 3,3 s com velocidade máxima de 240 km/h A bateria tem 100 kWh e permitiria autonomia de até 705 km (WLTP).
![zeekr_001_71 zeekr_001](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/zeekr_001_71.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A diferença da versão Flagship estaria nas rodas aro 22 e em detalhes do acabamento interno acompanhando a cor da carroceria, por exemplo. Mas todos terão materiais semelhantes, como Alcantara revestindo teto, colunas e parte das portas e bancos, dividindo espaço com nappa. Todos têm suspensão pneumática, com altura do solo variando entre 17 e 20 cm – altura de SUV.
![Zeekr 001 (5) zeekr_001](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Zeekr-001-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os carros reestilizados ainda têm quadro de instrumentos com tela maior, de 13 polegadas, enquanto a central multimídia tem 15,6 polegadas e é fundamental para comandar todas as funções do carro, junto com os touchpads no volante. Ainda tem um head up display com projeção de 35,5 polegadas.
![Zeekr 001 (3) zeekr_001](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Zeekr-001-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Todos os Zeekr são baseados na plataforma SEA, hoje também compartilhada com a Volvo. Essa plataforma é a base para todos os carros da marca e é baseada em arquitetura de 800 V, mais moderna e que permite o uso de cabos menos grossos (portanto, mais leves e baratos) e recarga rápida.
![Zeekr 001 (6) zeekr_001](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Zeekr-001-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Unidades com baterias de 95 kWh podem recarregar de 10 a 80% em 11,5 minutos e as de 100 kW fazem o mesmo em 15 minutos. Estes carros também podem recarregar outros carros elétricos a uma potência de 60 kW.
![zeekr_x_28 Zeekr X](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/zeekr_x_28.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Outro carro já confirmado é o Zeekr X, um SUV compacto que compartilha a plataforma SEA-E com o Volvo EX30 e com o Smart #1 (a Geely também é acionista da Smart, bem como da Mercedes e da Aston Martin). Mas tem funcionalidades próprias, como a central multimídia de 14,6″ que se desloca eletricamente para a frente do carona, que ainda pode reclinar seu assento como uma poltrona.
![zeekr_x_8 Zeekr X](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/zeekr_x_8.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para que essa poltrona ser possível, o assento traseiro precisa ser erguido, exatamente como fazem os Honda HR-V, City e Fit. Além disso, o SUV da Zeekr tem um compartimento entre os assentos dianteiros que pode funcionar como estufa, geladeira ou freezer (a marca declara uma variação de temperatura enorme, entre 50°C e -50°C).
![zeekr_x_2 Zeekr X](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/zeekr_x_2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Duas configurações do Zeekr X estão confirmadas: uma com apenas um motor elétrico (montado na traseira) com 272 cv e outra com dois motores elétricos, um por eixo, que entrega 428 cv. São exatamente os mesmos números do Smart #1. O mais potente promete 0 a 100 km/h em 3,9 s.
Com uma bateria de 60 kWh, a marca anuncia autonomia variando entre 512 e 560 km no otimista ciclo chinês.
![zeekr_x_535 Zeekr X](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/zeekr_x_535.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para 2025, a Zeekr prevê mais dois carros. Um deles será um SUV médio que ainda não foi revelado. Outro poderia ser o sedã 007, a van 009 ou o monovolume Zeekr Mix. A marca ainda avalia qual seria a melhor opção para o mercado brasileiro.