Derivado do Palio de segunda geração, o Fiat Grand Siena estreou aqui em 2012 posicionado entre o Siena EL (que usava a carroceria de 1997) e o Linea. Destacou-se pelo estilo próprio e pela evolução no espaço interno e nível de equipamentos.
Virou um dos sedãs mais vendidos graças ao porta-malas de 520 litros e duas versões de acabamento.
No início, o Grand Siena mais básico era o Attractive com motor Fire Evo 1.4 de 85/88 cv, sempre com direção hidráulica, duplo airbag, ABS, vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, volante com regulagem de altura. Atenção com o ar-condicionado, opcional até 2015. Outros equipamentos extras eram sensores de ré, de faróis e de chuva, banco do motorista com regulagem de altura e rodas de liga.
A Attractive era a base para a interessante versão Tetrafuel, que queimava gasolina brasileira, etanol, gasolina sem adição de etanol e GNV – mas os cilindros de gás reduziam o porta-malas para 390 litros. Tirando o ar condicionado, que já vem de série, seus opcionais são os mesmos do Grand Siena Attractive.
Desempenho é com o Grand Siena Essence, sempre com o motor E.torQ 1.6 16V e seus 115/117 cv de potência. É caracterizado pelas rodas de liga aro 16 e pelos frisos laterais cromados. Entre os opcionais, há airbags laterais, retrovisor interno eletrocrômico e câmbio automatizado Dualogic.
Em 2013, o Essence disponibilizou o pacote Sublime: faróis com máscara cinza, grade e retrovisores externos em cinza metalizado, rodas com pintura exclusiva e bancos em couro bicolor, além da carroceria bege.
Outro detalhe interessante do modelo 2013 foi o câmbio Dualogic Plus, com as novas funções Creeping (permite manobras em marcha lenta mais suaves) e Auto-Up Shift Abort (identifica a retomada e evita a mudança para a marcha acima).
A única reestilização do Grand Siena ocorreu em 2017: uma nova grade com filetes horizontais em preto brilhante e moldura cromada.
Esse ano/modelo marcou o fim da Tetrafuel e da Essence, e a chegada da Attractive com o antigo motor 1.0 Fire Evo. Entre todas as versões, esta é a menos indicada: seus 75 cv sofrem para embalar os 1.133 kg do sedã, exigindo muita cautela na estrada quando carregado.
Devido à demanda, no início de 2019 a Fiat passou a oferecer uma leve preparação para a instalação de GNV no Grand Siena Attractive 1.4 como opcional de R$ 700 – que era padrão em carros destinados a locais onde o GNV tem apelo, como o Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A preparação incluía cabeçote do motor com válvulas e sedes de válvulas mais resistentes e com nova geometria, além do coletor de admissão projetado para receber na posição correta os bicos injetores de gás. O carro não perderia a garantia de fábrica se o kit GNV, de quinta geração, fosse instalado em empresas homologadas pela Fiat.
O desempenho, claro, era menor com GNV, como comprovou nosso teste na época:
Teste com gasolina |
Teste com GNV |
Aceleração 0 a 100 km/h: 15,8 s 0 a 1.000 m: 36,8 s – 141 km/h Velocidade máxima n/d Retomada 3ª 40 a 80 km/h: 9,7 s 4ª 60 a 100 km/h: 15,2 s 5ª 80 a 120 km/h: 22,9 s Frenagens 60/80/120 km/h – 0 m: 15,8/28,1/66,1 m Consumo Urbano: 12,5 km/l Rodoviário: 16,2 km/l |
Aceleração 0 a 100 km/h: 16,5 s 0 a 1.000 m: 37,3 s – 141 km/h Velocidade máxima n/d Retomada 3ª 40 a 80 km/h: 9,8 s 4ª 60 a 100 km/h: 15,3 s 5ª 80 a 120 km/h: 23,1 s |
Depois, no final de 2019, a linha 2020 estreou com o logotipo “Fiat” por extenso na traseira, o que eliminou a abertura elétrica do porta-malas, e lanternas escurecidas. Na frente, o contorno cromado da grade frontal foi trocado por uma moldura preta e os faróis passaram a ter máscara negra.
Uma reclamação é a garantia: era de 36 meses para motor e câmbio e 24 para o restante. A manutenção é facilitada pela rede de mais de 600 autorizadas, mas alguns itens não são encontrados a pronta entrega, o que fomentou uma indústria de peças paralela.
O Fiat Grand Siena teve sua produção encerrada no final de 2021 e só ganhou um substituto seis meses depois: o Fiat Cronos 1.0. O sedã mais moderno e completo ganhou o três-cilindros 1.0 de 77 cv em sua nova versão mais acessível.
Principais problemas do Fiat Grand Siena
Câmbio – O principal defeito é no retentor do trambulador, cuja falha gera vazamento de óleo. Em geral, isso é causado pelo desgaste prematuro da embreagem.
Suspensão – São frequentes os relatos de barulhos na suspensão, o que já foi abordado na seção Autodefesa. Antes da compra, cheque sempre buchas, batentes, bieletas e amortecedores.
Acabamento – O excesso de plásticos duros de baixa qualidade nos difusores de ar e em outras partes do interior é uma receita perfeita para peças riscadas ou quebradas. Também pode indicar uma quilometragem superior à do hodômetro.
Dualogic – Verifique se o câmbio mostra falhas ou hesitações nos comandos. Funcionamento irregular com excesso de trancos pode ser solucionado com uma atualização do software.
Recalls – O primeiro é da má fixação do volante com a barra de direção, para modelos produzidos de junho de 2013 a maio de 2014. Já os modelos fabricados de maio a julho de 2014 podem apresentar trincas na superfície do volante. O terceiro é para o ano/modelo 2016/2017 por um defeito no alternador, que pode desligar o motor com o veículo em movimento.
Opinião dos donos do Fiat Grand Siena
Nome: Anderson Esteves Alves
Idade: 39 anos
Profissão: comerciante
Cidade: Alfenas (MG)
O que eu adoro – “Ótimo rendimento: o motor Fire Evo 1.4 garante consumo baixo e desempenho adequado. É um carro familiar ideal: confortável, com muito espaço interno e um excelente porta-malas.”
O que eu odeio – “Tive problemas com a embreagem e com a espuma do banco do motorista, mas o mais incômodo é o barulho na suspensão, principalmente em dias de chuva. É inadmissível num carro como esse.”
Nós dissemos
Abril de 2012 – “Em relação ao modelo anterior, o recém-chegado cresceu 6,1 cm na largura, ganhou 13,5 cm no comprimento e ficou 5,3 cm mais alto. Além do aumento nas dimensões externas, a lista de equipamentos também ficou mais generosa. É o primeiro sedã compacto a vir de série com freios ABS e airbags.”
PREÇO MÉDIO DOS FIAT GRAND SIENA USADOS (KBB)
MODELO | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 |
Attractive 1.0 8V | – | – | – | – | – |
R$ 44.715
|
R$ 46.880
|
R$ 48.088
|
R$ 50.983
|
R$ 55.401
|
Attractive 1.4 8V | 28.217 |
R$ 36.514
|
R$ 38.932
|
R$ 41.408
|
R$ 44.394
|
R$ 45.679
|
R$ 47.110
|
R$ 49.304
|
R$ 54.164
|
R$ 59.110
|
Tetrafuel 1.4 8V | – | R$ 37.512 |
R$ 40.514
|
R$ 42.167
|
R$ 45.100
|
– | – | – | – | – |
Essence 1.6 16V | 27.777 | R$ 38.963 |
R$ 40.603
|
R$ 43.034
|
R$ 45.938
|
R$ 45.597
|
R$ 49.838
|
– | – | – |
Essence 1.6 16V Dualogic | 29.104 |
R$ 39.677
|
R$ 40.144
|
R$ 44.187
|
R$ 45.581
|
R$ 46.915
|
R$ 50.671
|
– | – | – |
Preço das peças do Fiat Grand Siena
PEÇAS | ORIGINAL | PARALELO |
Para-choque (dianteiro) | 1.400 | 290 |
Farol completo (cada um) | 700 | 250 |
Pastilha de freio (par dianteiro) | 245 | 80 |
Disco de freio (par dianteiro) | 590 | 120 |
Amortecedores (jogo) | 1.220 | 1.100 |