Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Fiat Mobi é carro usado pequeno e prático com motor do Uno por R$ 35.000

Barato, prático e fácil de manter, o primo menor do Uno poderia ter um acabamento interno mais caprichado

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 dez 2024, 07h32 - Publicado em 16 dez 2024, 07h00
Versão aventureira Way saiu de linha no início de 2020
Versão aventureira Way saiu de linha no início de 2020 (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Desenvolvido a partir do Fiat Uno de segunda geração, o Fiat Mobi marcou o ingresso da marca no segmento dos subcompactos.

Com apenas 2,30 metros entre os eixos, 3,56 metros de comprimento, 1,63 metro de largura e um porta-malas de 215 litros, ele está longe de ter uma proposta familiar: o Mobi foi homologado para cinco pessoas, mas o desconforto fará com que os ocupantes do banco traseiro torçam para que as viagens sejam bem rápidas.

E não, elas não serão: o motor Fire de 1 litro e quatro cilindros é capaz de percorrer 11 km/l de gasolina na cidade e 15,2 km/l na estrada, mas desenvolve 75/73 cv a 6.250 rpm, fôlego apenas suficiente para embalar os cerca de 900 kg da versão básica Easy, sem ar-condicionado e sem direção com assistência hidráulica.

Mobidfgdfdfdd

Para garantir um mínimo de conforto, procure a versão Like, a de maior sucesso justamente por já vir de série com ar-condicionado, direção hidráulica, desembaçador, chave canivete com controle remoto, acabamento de tecido no porta-malas, travas e vidros elétricos e volante com regulagem de altura.

Compartilhe essa matéria via:

As unidades mais completas trazem o Kit Tech, que inclui alarme, volante multifuncional, rádio Connect integrado ao painel com Bluetooth, USB e função streaming de áudio. Mais sofisticada, a versão Like On inclui rodas de liga leve de aro 14, faróis de neblina, porta-óculos e sensor de estacionamento traseiro.

Continua após a publicidade
Fiat MObi
Interior do automóvel Mobi Way On, da Fiat, que participou do teste da revista Quatro Rodas. (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

Quem procura um conjunto mecânico ainda mais racional deve optar pela versão Drive, que foi oferecida de 2017 a 2020 com o motor Firefly de três cilindros, que anda mais e bebe menos. O torque é de 10,9 kgfm com etanol e 10,4 kgfm com gasolina a 3.250 rpm. A potência fica em 77 cv com etanol e 72 cv com gasolina. A versão Drive ainda traz três avanços: direção com assistência elétrica, sistema de som Live On e opção do câmbio automatizado GSR.

Mobi
Bancos dianteiros com encosto estreito prejudicam o conforto (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Trata-se de uma evolução do antigo Dualogic: cinco marchas, acionamento por botões e opção de troca por aletas instaladas atrás do volante. Deixa a desejar pelos trancos e lentidão, mas agrada pelas comodidades e médias de 14,9 km/l na cidade e 18,6 km/l na estrada (gasolina).

Mobi
O espaço atrás é diminuto, mas garante 215 l ao porta-malas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Mesmo sendo bem superior, o motor Firefly não vingou e saiu de cena em 2020: desde então o Mobi usa apenas o decano Fire de 1 litro e quatro cilindros. Em 2022, ele foi recalibrado para 74/71 cv. Integrante da nossa frota de Longa Duração, o Mobi foi aprovado com ressalvas: basicamente os mesmos problemas que já haviam sido apresentados pelo Uno, sem nenhuma evolução.

Defeitos e problemas do Fiat Mobi

Câmbio GSR – Apesar de garantir boas médias de consumo, ele é lento, indeciso e opera aos trancos. Se estiver em dúvida quanto ao estado do câmbio, desista da negociação: tanto uma simples reprogramação quanto a substituição de componentes requerem mão de obra especializada.

Acabamento interno – É o ponto mais fraco do modelo: é composto por plásticos de baixa qualidade, sempre mal encaixados e que vão quebrando com o passar do tempo, aumentando o nível de ruído. É raro encontrar um Mobi com o tampão do porta-malas e o respectivo suporte intactos.

MOBI TREKKING
Motor do Mobi é o antigo 1.0 Fire de quatro cilindros. Câmbio de cinco marchas arranha ao engatar a ré (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Cabeçote – O motor Fire não conta com injeção direta de combustível, mas costuma apresentar falhas de vedação nas válvulas devido à carbonização excessiva nas sedes. O carvão é formado por óleo lubrificante e combustível não queimados na fase de combustão.

Freios – São frequentes as queixas relacionadas à perda de potência dos freios e falhas no sistema ABS, quase sempre causadas por problemas nos sensores de rotação das rodas. Um dos sintomas relacionados é o velocímetro inoperante, que também depende do correto funcionamento dos sensores.

Mobi
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Vedação – Outro problema comum é a infiltração de água e poeira no interior da cabine, problema causado pelo ressecamento das borrachas de vedação das portas. Presença de mofo no carpete é um dos indícios mais claros do problema.

Recalls – Foram vários ao longo dos anos de produção envolvendo o software do comando dos indicadores de direção, bobina de ignição, relê de ignição, coluna de direção, circuito elétrico do interruptor de freio, portas, freio de estacionamento e linha de combustível. Consulte a placa ou o chassi no site da fabricante.

Continua após a publicidade

A voz do dono

Nome: Silvia Helena Portugal
Idade: 58 anos
Profissão: advogada
Cidade: São Paulo (SP)

O que eu adoro: “Ele é lindo, especialmente na versão Trekking. Um carro muito bom para a cidade e viagens curtas. É bem equipado e tem boa altura livre do solo.”

O que eu odeio: “O motor poderia ser maior e mais potente: um Fiat de 1.4 l ficaria perfeito. Também faz falta a oferta de câmbio automático de verdade.”

Preço dos Fiat Mobi usados (KBB)

MEdio Usados MObi
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Fiat Mobi

PReço PEças Mobi
(Reprodução/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Nós dissemos

QR_682_CARRO_MOBI
(Reprodução/Quatro Rodas)

Maio de 2016 “Toda a mecânica é compartilhada com o Uno (…) – até o monobloco. Mas as medidas são menores: 356,6 cm de comprimento (é 24,4 cm menor que o Uno) e 163,3 de largura. (…) O motor 1.0 de quatro cilindros desenvolve 75/73 cv a 6.250 rpm (…).

Pense também em um…

QR 653 UP 01.tif
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

VW Up! Ele chegou em 2014 com os melhores resultados do Latin NCAP. Evite o câmbio I-Motion, sempre acoplado ao motor MPI 1.0: vale a pena se divertir com o câmbio manual. Evite também a versão básica Take Up! (que não oferece direção assistida e ar-condicionado).

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.