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Audi A3 Sedan usado tem motor do Golf e custa menos que um Onix 0km

Eficiente e confiável, o discreto sedã rapidamente tornou-se o modelo mais desejado da marca alemã no Brasil

Por Felipe Bitu
29 ago 2023, 17h40
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O nacional A3 Sedan manteve este visual até (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Parte do sucesso da Audi no Brasil deve-se ao A3, ideal para quem gosta de sedãs e não precisa do farto espaço interno oferecido pelas versões mais caras de rivais japoneses.

O entre-eixos de 2,63 m oferece espaço apenas razoável para quatro adultos (e mais uma criança, no máximo) e o porta-malas de 425 litros só serve a solteiros ou casais sem filhos.

 

Produzido em São José dos Pinhais (PR) de 2016 até o início de 2021, o A3 Sedan nacional é o mais valorizado.

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Porta-malas de 425 litros e espaço discreto fazem dele opção para casais sem filho (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O mais procurado é o 1.4 TFSI flex (150 cv), sempre acoplado ao bom câmbio automático sequencial Tiptronic de seis marchas, conjunto bom o bastante para ir de 0 a 100 km/h em 9,4 s e atingir 215 km/h.

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A versão básica Attraction traz faróis bixenônio autonivelantes com limpadores, sensor de ré, start-stop, computador de bordo, Bluetooth e freio de estacionamento elétrico.

Audi A3 Sedan
 Interior tem acabamento esmerado e pouco botões. Saídas de ar têm inspiração em turbinas e são parecidas com as do seu rival Mercedes CLA (Marco de Bari/Quatro Rodas)

 

A Ambiente acresce sensores de farol e de chuva, roda aro 17 e volante multifuncional com borboletas para troca de marcha. Vale pechinchar no modelo 2016, que traz o mesmo visual do A3 Sedan importado desde 2014.

Reestilizada, a linha 2017 ganhou novos faróis do A4, volante multifuncional de três raios de couro e itens aguardados como duas entradas USB e central de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

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Audi A3 Sedan
Espaço atrás é um dos pontos negativos. Túnel central atrapalha quem vai no meio (Marco de Bari)

O motor 2.0 TFSI (220 cv) veio em 2016 na Ambition, notória pelo câmbio S-Tronic de seis marchas e dupla embreagem (DQ250) e suspensão traseira multilink.

Vai de 0 a 100 km/h em 6,8 s e chega a 250 km/h. E o consumo ainda é ótimo: 10,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada contra 11,7 e 16,4 do 1.4 TFSI flex.

Audi A3 Sedan
Sedã tem capô de alumínio para reduzir o peso (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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A Ambition traz ar bizona, teto solar, Drive Select (seleção dos modos de condução), bixenônio com led, piloto automático, couro, banco do motorista elétrico, ESP, airbags laterais, de cortina e de joelho e chave presencial.

O pacote Assistance Plus é valorizado por incluir sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, monitor de troca de faixa e sistemas Pre Sense e Park Assist.

Audi A3 Sedan
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Na linha 2019, as versões foram atualizadas: Attraction virou Prestige, Ambiente agora é Prestige Plus e a Ambition tornou-se Performance.

Foi um A3 Ambiente que superou facilmente os 60.000 km com o menor índice de carbonização no motor em toda a história do teste de Longa Duração. Câmbio, suspensão e freios seguiram o mesmo padrão.

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Versões com motor 2.0 TFSI têm dupla saída de escape (dIVULGAÇÃO/Audi)

E cuidado com o A3 importado de 2014 a 2016: ele usa o barulhento câmbio DQ200 de sete marchas e dupla embreagem a seco, afetado por problemas crônicos.

As versões 1.4 TFSI têm o mérito de vir com a mesma suspensão multilink da versão Ambition, mas rendem apenas 122 cv com gasolina (não são flex)

Audi A3 Sedan – motor
(Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Principais defeitos do Audi A3 Sedan

Cabeçote – Motores com injeção direta costumam apresentar carbonização nas válvulas de admissão, causada pelo alto teor de enxofre da gasolina brasileira. Ruídos metálicos na partida a frio indicam problemas com o tensionador da corrente que aciona os comandos de válvulas.

DSG 7 marchas – O câmbio DQ200 equipa os A3 importados (1.4 e 1.8) e pode sofrer com ruídos, perda de potência, retenção de marchas e trepidação causados pelo desgaste das embreagens ou defeito na unidade mecatrônica. O reparo varia de R$ 8.000 a R$ 25.000 (troca completa).

DSG 6 marchas – O câmbio DQ250 equipa o A3 2.0 e, por ser banhado a óleo, sofre menos problemas que o DQ200 desde que a troca do óleo seja feita a cada 60.000 km. O procedimento custa menos de R$ 2.000.

Adulteração na ECU – O remapeamento da central eletrônica do 1.4 TFSI e 2.0 TFSI elevam a pressão do turbo e aumentam torque, potência e dores de cabeça. Não vale a pena, especialmente quando o motor trabalha em conjunto com o câmbio DQ200.

Recalls – Foram três: bomba de combustível (modelo 2014, motores 1.4 e 1.8), airbag dianteiro do passageiro (um único exemplar modelo 2015) e elementos de fixação dos terminais da barra de direção (modelo 2016 com motor 2.0). Consulte o site do fabricante para mais informações.

Audi A3 Sedan
Bagageiro é menor que o de um Honda Civic, com 425 litros (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A voz do dono

Nome: Caetano Manfrini
Idade: 34 anos
Profissão: advogado
Cidade: Indaiatuba (SP)

O que eu adoro? “Seu conjunto mecânico é maravilhoso. O motor 1.4 TFSI garante bom desempenho e baixo consumo. E a dirigibilidade é favorecida por uma suspensão estável sem abrir mão do conforto.”

O que eu odeio? “O pós-venda é extorsivo: o pacote de revisões e manutenção é quase digno de um Audi A8. O nível de equipamentos também não é dos melhores: não há câmera de ré nem controle de cruzeiro.”

Desmonte do Audi A3
Desmonte do Audi A3 do Longa Duração (Xico Bunny/Quatro Rodas)

Preço médio dos Audi A3 Sedan usados (Tabela KBB Brasil)

Modelo 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021
1.4 TFSI S Tronic R$ 77.320 R$ 80.739
1.4 TFSI S Tronic Attraction
R$ 79.800
R$ 83.200
R$ 94.000
1.8 TFSI S Tronic
R$ 88.500
R$ 93.249
1.8 TFSI S Tronic Ambition R$ 89.559
R$ 95.565
R$ 103.550
1.4 TFSI S Tronic Ambiente
R$ 87.500
1.4 TFSI Tiptronic Ambiente Flex
R$ 85.995
R$ 94.315
R$ 105.415
1.4 TFSI Tiptronic Attraction Flex
R$ 84.925
R$ 92.250
R$ 104.800
2.0 TFSI S Tronic Ambition
R$ 105.959
R$ 127.750
R$ 139.500
1.4 TFSI Tiptronic Prestige
R$ 119.685
R$ 133.395
R$ 151.459
1.4 TFSI Tiptronic Prestige Plus
R$ 126.000
R$ 148.100
R$ 167.159
2.0 TFSI Tiptronic Performance
R$ 177.469
R$ 195.900
R$ 218.600

Preço das peças

Peças Original Paralelo
Para-choque dianteiro R$ 4.788 R$ 3.200
Farol completo (cada um) R$ 4.856 R$ 2.300
Disco de freio (par dianteiro) R$ 2.200 R$ 1.150
Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 1.388 R$ 270
Amortecedores (os quatro) R$ 4.406 R$ 1.800

Nós dissemos

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(Acervo/Quatro Rodas)

Maio de 2014:  “Por fora, o sedã não dá pinta de básico. O Audi de entrada tem faróis bixenônio, lanternas de led e rodas de liga.

Por dentro, mantém a pose no estilo e no acabamento, no que se refere à qualidade dos materiais e da confecção das peças.

A escassez de detalhes de materiais nobres como alumínio, madeira ou fibra de carbono (…) é o primeiro sinal de despojamento. O segundo é o banco de tecido.

Pense também em um…

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(Christian Castanho/Quatro Rodas)

VW Jetta

O primo pobre é melhor em espaço interno, porta-malas e nível de equipamentos – e a versão Trendline usa o mesmo motor 1.4 turbo do A3 Sedan.

Tem opção de câmbio manual ou automático e traz sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e central multimídia com espelhamento de celular. A versão Highline é a preferida graças ao 2.0 Turbo de 200 cv (211 cv em 2014).

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