Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Por que o Honda Fit de 2a geração parece nunca perder valor?

Sem concorrentes, o menor modelo da Honda é caro, mas compensa em versatilidade, robustez e confiabilidade

Por Felipe Bitu
4 jan 2025, 09h00 • Atualizado em 4 jan 2025, 14h30
Lançado em 2008, ele ficou maior em todos os sentidos
Lançado em 2008, ele ficou maior em todos os sentidos (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
  • Lançado no Brasil há 20 anos, o Honda Fit era meio-termo entre hatch e minivan, que se manteve isolado na preferência do público sem rivais diretos. Entre todas as gerações, a mais bem-sucedida foi a segunda, conhecida pelos fãs como New Fit.

    Lançado em 2008, ele chegou todo remodelado e maior, melhorando o espaço interno. O novo interior adotava o padrão de estilo (e até o volante) do Civic de sétima geração – também chamado de New.

    Trazia duplo airbag, ar-condicionado, trio e direção elétrica, computador de bordo e o sistema ULT de rebatimento dos bancos, permitindo até dez combinações diferentes.

    Perfil monovolume com 384 litros de porta-malas
    Perfil monovolume com 384 litros de porta-malas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    As versões LX e LXL vinham com um 1.4 litro de comando variável i-VTEC e quatro válvulas por cilindro, com bons 101/100 cv. Já a EX e a EXL tinham um 1.5 de 116/115 cv. Na dúvida, escolha a 1.5: anda mais (média de 2 segundos mais rápidos nas provas de aceleração) e é mais econômico que o irmão menor.

    Compartilhe essa matéria via:

    O câmbio automático de cinco marchas era uma opção em todas as versões, mas não os freios a disco nas quatro rodas com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, indisponível na LX.

    Continua após a publicidade
    Motores 1.4 e 1.5 são econômicos e suficientes para o porte do carro
    Motores 1.4 e 1.5 são econômicos e suficientes para o porte do carro (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O EX incluía as rodas aro 16, volante multifuncional com couro, ar digital e repetidores de pisca nos espelhos. A top EXL trazia bancos de couro, faróis de neblina e borboletas no volante para o câmbio automático.

    Em janeiro de 2011, chegou a nova versão básica DX: perdia frisos laterais, rodas de liga do LX e o som. A linha 2013 foi levemente reestilizada, com nova grade e para-choques, além de uma barra cromada dianteira nas versões mais caras.

    Depois veio o Twist, com motor 1.5 e roupa aventureira: faróis de máscara negra, lanternas translúcidas, para-choques exclusivo, rack no teto e moldura nos para-lamas. Na linha 2014, a DX deu lugar à CX, com faróis de máscara negra e lanternas do Twist.

    Continua após a publicidade
    O interior adotava o padrão de estilo do Civic de sétima geração
    O interior adotava o padrão de estilo do Civic de sétima geração (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Seja qual for a versão, a compra de um Fit usado costuma ser tranquila: ele é muito bem aceito no mercado pela ausência de problemas crônicos e aclamado pela robustez e confiabilidade. Basta ter o cuidado de verificar o histórico de manutenções: a elogiável qualidade do pós-venda é garantia quase certa de que todas as revisões foram realizadas.

    Para quem gosta, a fartura de porta-trecos é uma qualidade
    Para quem gosta, a fartura de porta-trecos é uma qualidade (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Problemas e defeitos do Honda Fit

    Câmbio automático – Não tem histórico de problemas, mas é bom testá-lo com cuidado e verificar se o fluido foi trocado no prazo de 80.000 km ou 48 meses.

    Motor – Como na maioria dos japoneses antigos, o Fit usa tuchos sólidos para acionar as válvulas, exigindo atenção especial. Válvulas com folgas irregulares apresentam ruídos e comprometem o consumo e o desempenho.

    Continua após a publicidade

    Acabamento interno – Apesar de bem construído, vale a pena certificar-se de que o revestimento e peças de plástico estão intactos, especialmente a tampa do porta-luvas, difusores de ar, alças de teto e tampão do porta-malas.

    Suspensão – Por ser firme e de curso curto, vale a pena conferir o estado de buchas, batentes e amortecedores, que podem estar sem ação e ter vazamentos.

    Recall 1 – Nos modelos com chassi não sequenciais 9Z100001 a 9Z800001, o airbag do passageiro pode espalhar fragmentos cortantes ao ser acionado.

    Recall 2 – São 149.736 unidades produzidas de março de 2011 a dezembro de 2014, que podem indicar volume maior de combustível do que realmente há no tanque, causando o risco de pane seca.

    Sistema de rebatimento dos bancos permite até dez combinações diferentes
    Sistema de bancos modulares permite até dez combinações diferentes (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A voz do dono

    Nome: Anamaria Prado
    Profissão: funcionária pública
    Cidade: Campinas (SP)

    O que eu adoro – “Além de prático e versátil, é gostoso de dirigir: responde imediatamente ao acelerador e consome pouco. Não apresentou nenhum defeito em sete anos e o atendimento da rede autorizada é excelente”

    O que eu odeio – “Pelo valor cobrado, o acabamento interno deixa a desejar: basta pegar uma rua com irregularidades para que os revestimentos e o tampão do porta-malas comecem a produzir vários barulhos.”

    Preço médio dos Honda Fit usados

    Modelo  2009 2010 2011 2012 2013 2014
    DX 1.4 Automático      –    – R$ 44.120 R$ 45.554 R$ 48.040 R$ 50.120
    CX 1.4 Automático      –    –    –    –    – R$ 51.840
    LX 1.4 Automático R$ 39.090 R$ 40.220 R$ 43.166 R$ 46.734 R$ 51.120 R$ 52.766
    LXL 1.4 Automático R$ 43.328 R$ 45.540 R$ 43.262 R$ 49.353    –    –
    EX 1.5 Automático R$ 45.500 R$ 43.200 R$ 46.640 R$ 46.120 R$ 54.403 R$ 58.850
    EXL 1.5 Automático R$ 44.028 R$ 46.782 R$ 51.572 R$ 52.200 R$ 58.340    –
    TWIST 1.5 Automático    –     –     –    – R$ 51.300 R$ 57.290

    Preço das peças

    Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) R$ 728,58 R$ 450
    Farol (cada um) R$ 976,44 R$ 857
    Discos de freio (par) R$ 760 R$ 210
    Pastilhas de freio (jogo) R$ 385 R$ 90
    Amortecedores (quatro) R$ 1.240 R$ 1.160

     

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SUPER BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
    SUPER BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.