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Honda HR-V é SUV usado econômico, confiável e mantém valor

Um dos modelos mais equilibrados entre os SUVs compactos também é campeão de aceitação e valorização de revenda entre os usados

Por Felipe Bitu
Atualizado em 13 abr 2024, 21h45 - Publicado em 1 nov 2023, 19h30
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  • É fácil entender o domínio que o Honda HR-V da primeira geração exerceu no segmento desde sua estreia, em março de 2015. A liderança da categoria foi resultado não só do prestígio da Honda mas também por virtudes como espaço interno, rendimento e confiabilidade.

    Nos primeiros anos foi vendido apenas com o motor 1.8 flex do irmão Civic, que gerava 140/139 cv e impulsiona bem seus 1.270 kg, quase sempre acoplado a um câmbio CVT (nas versões EXL e Touring há borboletas no volante para trocas entre sete marchas predefinidas).

    Honda HR-V
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Desempenho e consumo do Honda HR-V

    O Honda HR-V EXL 1.8 CVT foi de 0 a 100 km/h em 11,7 s em nossos testes. Já o consumo ficou em 10,4 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada. Mas ainda faz mais quilômetros por litro de gasolina na versão turbo.

    Na linha 2020 surgiu o Honda HR-V Touring com motor 1.5 turbo a gasolina de 173 cv e ainda com câmbio CVT com simulação de sete marchas, também herdado do Civic. Em nosso teste, cumpriu o 0 a 100 km/h em apenas 8,4 s – o EXL 2019 cravou 11,7 s –, tempo que fez dele o SUV compacto mais rápido do mercado na época.

    O consumo do Honda HR-V 1.5 turbo ficava sob controle: 12,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, ainda melhor que o do motor 1.8, que era flex.

    As portas traseiras têm maçanetas embutidas
    As portas traseiras têm maçanetas embutidas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    A suspensão mostra o acerto firme dos Honda e garante ótima estabilidade, resultando em dirigibilidade e conforto próximos aos do Civic. Freios a disco nas quatro rodas e controle de estabilidade contribuem para seu belíssimo comportamento dinâmico.

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    Ele é o mais familiar dos SUVs compactos: tem a cabine mais larga entre os rivais e seus 2,61 metros de entre-eixos oferecem ótimo espaço traseiro. O acabamento interno traz peças bem encaixadas e materiais agradáveis à visão e ao tato.

    HRV Touring 2020 7
    Com 173 cv, o motor 1.5 turbo, herdado de CR-V e Civic, era o destaque da versão Touring (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A versatilidade é garantida pelo sistema de bancos modulares similar ao do Fit e o generoso porta-malas, de 437 litros, só perde para o do Renault Duster.

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    Versões e equipamentos de série do Honda HR-V

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    O HR-V foi aprovado no teste de Longa Duração da QUATRO RODAS (Arquivo/Quatro Rodas)

    A versão mais popular do HR-V é a intermediária, EX, com rodas de liga, faróis de neblina, piscas nos retrovisores, rack no teto, câmera de ré, som com tela LCD de 5 polegadas e volante multifuncional com controle de áudio, piloto automático e revestimento que imita couro.

    A diferença entre os HR-V EX e EXL está no fato de a versão EXL ainda ter bancos de couro, airbags laterais, ar digital, maçanetas externas cromadas e central com tela touch de 7 polegadas e espelhamento de celular.

    HRV Touring 2020

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    Os espelhos ganham rebatimento automático e a câmera de ré exibe guias para auxiliar nas manobras.

    Despojada, a versão mais barata do HR-V é a LX, que traz Isofix, freio de estacionamento elétrico com retenção para aclives, direção elétrica e coluna regulável em altura e distância e trio elétrico. É a única com opção do raro câmbio manual de seis marchas, que quase ninguém quer.

    HRV Touring 2020 2

    Para resistir à concorrência, a linha 2017 trouxe a configuração Touring, com faróis e lanternas de led, sensor de ré, retrovisor fotocrômico e airbags de cortina.

    As outras versões também melhoraram: a EXL recebeu sensor de faróis e a EX, ar digital e CVT com borboletas e sete marchas predefinidas.

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    HRV Touring 2020 1
    Sistema de bancos escamoteáveis é um dos grandes trunfos do HR-V frente à concorrência (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Na linha 2019, ganhou visual atualizado com barra cromada mais grossa na grade e lanternas traseiras fumê. A suspensão recebeu novo acerto, a cabine ganhou mais isolamento acústico e o câmbio CVT ganhou programação diferente. O HR-V também ficou mais completo e ganhou bancos dianteiros com abas maiores.

    Honda HR-V
    Honda HR-V (Arquivo/Quatro Rodas)

    Na versão EXL, o quadro de instrumentos ganha iluminação em seus três aros, sendo que o do meio pode ser personalizado em sete cores. Mas ele pode funcionar como nas demais versões, onde o aro central fica mais verde conforme a condução se torna mais eficiente.

    A mesma versão ainda passa a ter seis airbags e central multimídia com tela de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple Carplay. As demais versões têm aparelho com tela de 5 polegadas, que na versão EX exibe imagens da câmera de ré.

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    Na nossa frota de Longa Duração, o HR-V foi aprovado com louvor após 60.000 km. Os raros problemas foram todos sanados pela rede autorizada, notória pela qualidade do pós-venda: boa parte dos HR-V usados ainda está na garantia de três anos.

    A manutenção por oficinas independentes também é feita sem mistério.

    Problemas e defeitos do Honda HR-V

    Preço dos Honda HR-V usados

    Modelo 2016 2017 2018 2019 2020 2021
    LX 1.8 Manual
    R$ 74.765
    R$ 78.120
    R$ 85.460
    LX 1.8 CVT
    R$ 80.655
    R$ 82.460
    R$ 89.120
    R$ 97.740
    R$ 102.230
    R$ 113.948
    EX 1.8 CVT
    R$ 85.219
    R$ 88.350
    R$ 95.647
    R$ 104.450
    R$ 110.540
    R$ 122.627
    EXL 1.8 CVT
    R$ 93.980
    R$ 96.330
    R$ 104.550
    R$ 113.430
    R$ 117.344
    R$ 133.005
    Touring 1.8 CVT
    R$ 97.865
    R$ 110.526
    Touring 1.5T CVT
    R$ 136.977
    R$ 143.390

    * Tabela KBB Brasil – os valores calculados pela KBB Brasil são para a compra pelo particular e em reais.

    HRV Touring 2020 6
    Escape duplo fez o porta-malas diminuir de 431 para 393 litros na versão turbo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Preço de peças do Honda HR-V

    Peças Original Paralelo
    Para-choque dianteiro R$ 857 R$ 720
    Farol (par dianteiro) R$ 1.166 R$ 550
    Disco de freio (par dianteiro) R$ 925 R$ 280
    Amortecedores (os quatro) R$ 1.916 R$ 1.300
    Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 406 R$ 180
    Embreagem (kit complet-o) R$ 2.127 R$ 1.200

    O que falam do Honda HR-V

    O que eu adoro: “Apesar da posição elevada, não é um trambolho na cidade, pois é muito prático e fácil de estacionar. O desempenho agrada e é favorecido por um bom conjunto de suspensão e freios. E gasta pouco pelo que anda.”

    O que eu odeio: “O conforto é sacrificado em pisos irregulares: sacoleja muito fora do asfalto. A rotação do motor oscila demais com o piloto automático. Pelo seu preço, deveria
    trazer partida por botão e banco do motorista elétrico.”

    Nós dissemos

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    Edição de maio de 2015 (Arquivo/Quatro Rodas)
    “A principal virtude do HR-V é conseguir transitar entre os dois mundos, on e off-road, com equilíbrio. Ele não é tão robusto quanto o Renegade nem tão dócil quanto o 2008. O HR-V é confortável e ao mesmo tempo esportivo. (…) A modularidade dos bancos, que podem ser rebatidos e dobrados, é um recurso exclusivo.”

    Pense também em um… Hyundai Creta:

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    Creta pode ser alternativa na busca por um SUV usado (Arquivo/Quatro Rodas)

    Com o mesmo porte do HR-V, ele oferece dois motores: 1.6 16V (130/123 cv) e 2.0 16V (166/156 cv), com duplo comando variável de válvulas para admissão e escape. O câmbio automático de seis marchas tem bom escalonamento e atende bem quem não aprecia o CVT da Honda. Outra vantagem é a garantia de cinco anos.

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