Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Hyundai Azera usado é sedã de luxo com V6 de 250 cv por menos de R$ 70.000

Se você compra carro por metro, o sedã coreano é imbatível: grande, espaçoso, confortável e muito bem equipado

Por Felipe Bitu
Atualizado em 15 out 2023, 10h41 - Publicado em 14 out 2023, 01h10
A partir do 2015, ele ficou assim, com leve alteração na dianteira
A partir do 2015, ele ficou assim, com leve alteração na dianteira (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Parece brincadeira, mas um sedã médio bem equipado já supera R$ 160.000, valor que há pouco tempo era restrito a marcas como Audi, BMW e Mercedes. Mas por R$ 90.000 a menos já é possível adquirir um sedã executivo usado com fartura de motor, conforto e equipamentos: o Hyundai Azera de quinta geração.

Apresentado em janeiro de 2012, rompeu com o antigo estilo careta ao adotar o estilo escultura fluida da Hyundai. Muito robusto e espaçoso, tornou-se um dos favoritos das blindadoras, graças à disposição do motor Lambda II em alumínio, um V6 3.0 com duplo comando variável, 250 cv e 28,8 mkgf, ligado sempre a um câmbio automático de seis marchas.

Quatro Rodas está nos Canais do WhatsApp; clique e participe!

Ele foi oferecido em duas versões, Completa (T696) e Completíssima (T695). A primeira traz retrovisor fotocrômico, ar digital bizona (com saídas atrás), volante multifuncional, bancos de couro (aquecimento e ajuste elétrico), sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ABS, airbags frontais, laterais, de cortina e joe­lho (para o motorista) e roda aro 18.

São 461 litros de espaço para a bagagem
São 461 litros de espaço para a bagagem (Christian Castanho)

A segunda opção adiciona chave presencial (que liga o motor), teto solar panorâmico, faróis de xenônio, controles de estabilidade e tração, painel de instrumentos com efeito 3D, freio de estacionamento elétrico com auxílio de saída em aclive, cortina traseira elétrica e iluminação no painel e nas portas abaixo das réguas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O modelo permaneceu sem alterações até a linha 2015, que passou a ter só a versão top. O sedã sofreu uma leve reestilização, com para-choque e grade redesenhados, e o interior ganhou novo painel, com central multimídia com tela de 8 polegadas.

A partir da linha 2015 o interior ganhou novo painel, com central multimídia com tela de 8 polegadas
A linha 2015 ganhou interior com novo painel e central multimídia com tela de 8 polegadas (Christian Castanho)

Como todo sedã executivo, o Azera sofreu forte desvalorização, fazendo com que seja encontrado por valores bem abaixo da tabela. Bem estabelecido no mercado, é conhecido por não apresentar problemas crônicos, mas é preciso checar até que ponto seu plano de revisões foi seguido.

Muito cuidado com os blindados: cheque funcionamento de vidros, borrachas, frisos e a suspensão, que sofre com o acréscimo de peso.

Hyundai Azera 3.0 V6
Atrás, muito espaço e saídas de ar-condicionado dedicadas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Principais defeitos do Hyundai Azera

Câmbio – Não costuma apresentar defeitos, mas vale verificar se ele funciona sem trancos ou retenções desnecessárias no modo sequencial. O fabricante não especifica a troca do fluido, mas é recomendável que ela tenha sido feita em unidades com mais de 100.000 km.

Teto solar – Mau cheiro ou manchas de mofo são sinais de infiltração de água, decorrente do entupimento dos drenos. Verifique se não há trincas no vidro ou ruídos anormais no mecanismo e nas cortinas basculantes.

Freios – Pode ocorrer falha no recurso Auto Hold por problema nos componentes do sistema ABS. O reparo exige mão de obra especializada e costuma ser realizado sem ônus dentro do período de garantia.

Lavadores de farol – Os esguichos são facilmente danificados em colisões dianteiras e nem sempre reparados: são indispensáveis para o correto funcionamento da luz de xenônio. O conserto pode chegar aos R$ 500.

Suspensão – Por ser um automóvel grande e pesado, vale a pena verificar a suspensão, com sistema McPherson na dianteira e multilink na traseira. Inspecione o estado de buchas, batentes, bieletas e amortecedores.

Continua após a publicidade

A voz do dono

  • Nome: Alexandre Parente Soares
  • Idade: 33 anos
  • Profissão: empresário
  • Cidade: Santo André (SP)

O que eu adoro

“Desenho ainda é atual, parece não ter cansado. O V6 empurra muito bem, tem consumo coerente e nunca apresentou problemas. É espaçoso e confortável sem abrir mão da segurança.”

O que eu odeio

“A grande distância entre os eixos faz com que o assoalho raspe facilmente em saídas de garagem subterrâneas. O perfil do teto compromete o espaço para a cabeça dos ocupantes atrás.”

Preço médio dos Hyundai Azera usados (KBB)

Modelo  2012 2013 2014 2015 2016 2017
Azera 3.0 V6 R$ 69.220 R$ 77.220 R$ 81.420 R$ 89.862
R$ 109.783
R$ 124.000

Preço das peças

Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 2.900 R$ 2.500
Farol (cada um) R$ 4.900 R$ 2.300
Discos de freio (par) R$ 416 R$ 125
Pastilhas de freio (jogo) R$ 900 R$ 280
Amortecedores (quatro) R$ 4.000 R$ 800

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.