Porsche Cayenne, um SUV de luxo usado por menos de R$ 100.000
Com preços mais em conta, um exemplar usado pode fazer a alegria (ou o sofrimento) de quem sonha com esse SUV. Mas a compra requer seleção criteriosa
O belo Porsche Cayenne integra a lista de desejo de muita gente. O que nem todos sabem é que é possível ter um Cayenne usado por uma fração do preço de um novo.
Por menos de R$ 100.000 dá para levar um Cayenne de primeira geração com o motor 3.6 adotado no modelo 2008.
Fornecido pela VW, esse V6 é conhecido pela confiabilidade.
Ele tem potência de 290 cv, mas seu desempenho é apenas satisfatório para um Porsche: 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e máxima de 227 km/h.
Com um pouco mais de dinheiro, o desempenho fica bem melhor no Cayenne S impulsionado pelo V8 Porsche de 4,8 litros.
Apesar de menos confiável, esse motor leva o SUV de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e aos 250 km/h de máxima graças aos 385 cv e 50,9 mkgf.
O Cayenne Turbo pode ser encontrado a partir de R$ 90.000.
O V8 de 4,8 litros recebe duas turbinas para gerar 500 cv e 71,3 mkgf, fazendo com que o utilitário acelere de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. A máxima é de impressionantes 275 km/h.
Na mesma faixa de preço, há o Cayenne GTS, com rodas aro 21 e suspensão adaptativa.
Sem turbo, o V8 de 4,8 litros rende 405 cv e o torna ligeiramente mais rápido que o Cayenne S: 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e máxima de 251 km/h.
O raro Turbo S de 550 cv é eventualmente encontrado abaixo dos R$ 200.000.
Apresentada em 2010, a segunda geração ficou maior, mais leve e potente e já pode ser encontrada na faixa dos R$ 150.000.
Reestilizada em 2014, destacou-se pela oferta do V6 turbodiesel de 3.0 e 262 cv e da versão S E-Hybrid com motor elétrico de 96,3 cv somado ao V6 de 3 litros e 337 cv.
Mas, para que o sonho não se torne um pesadelo, é preciso cuidado: verifique o histórico de revisões e não caia na tentação de adquirir uma unidade com muitos problemas a serem sanados, pois suas peças são caras e quase nunca encontradas em pronta entrega.
Uma revisão geral de freios e pneus ultrapassa facilmente os R$ 20.000. O Cayenne exige mão de obra especializada, mas a pequena estrutura oficial fez com que muitos reparadores investissem na aquisição do scanner PIWIS II (Porsche Integrated Workshop Information System), indispensável para um diagnóstico correto.
ONDE O BICHO PEGA
Suspensão pneumática. Com o tempo ocorre a saturação do filtro do compressor, permitindo a entrada de umidade.
Costuma ser solucionado com um kit de reparo do compressor e a troca do respectivo filtro.
Transmissão. Ruídos ou vibrações durante as acelerações podem indicar que o rolamento central do eixo cardã chegou ao fim de sua vida útil.
O custo do reparo supera os R$ 20.000, pois o rolamento não é vendido separadamente.
Vazamentos. Nos V8 4.5 surgem por conta de mangueiras plásticas que a Porsche substituiu por tubos de alumínio. Custa em torno de R$ 3.500.
Nos V8 4.8 são quase sempre oriundos de falhas de vedação da válvula termostática e outras conexões. Reserve, no mínimo, R$ 5.000.
Falhas intermitentes. O sistema de alimentação do Cayenne conta com duas bombas de combustível que trabalham em conjunto.
Quando uma delas mostra problemas, o motor começa a apresentar oscilação na marcha lenta, falta de potência e até desligamento completo do motor.
Teto solar. Nos carros com teto solar Panoramic, fique atento a: partes móveis (emperradas), componentes de acionamento e painéis de vidro (trincas).
Procure também sinais de infiltração na tela de tecido que filtra a entrada de luz.
Preço médio dos usados (Tabela Fipe)
Modelo | 2004 | 2006 | 2008 | 2012 | 2014 | 2017 |
---|---|---|---|---|---|---|
3.2 V6 24V | 63.809 | 74.233 | – | – | – | – |
3.6 V6 24V | – | – | 96.458 | 182.375 | 249.909 | 346.860 |
3.6 V6 GTS | – | – | – | – | – | 501.875 |
4.5s V8 32 V | 68.215 | 77.774 | – | – | – | – |
4.8 S V8 32 V | – | – | 106.614 | 224.391 | 314.135 | – |
3.0 S E-HYBRID V6 | – | – | – | – | – | 381.868 |
4.5 TURBO V8 32V | 89.278 | 122.880 | – | – | – | – |
4.8 TURBO V8 32V | – | – | 134.815 | 278.878 | 457.267 | 599.516 |
4.8 GTS V8 32V | – | – | 126.662 | 310.387 | 365.280 | – |
Peças | Original | Paralelo |
---|---|---|
Farol Completo (cada um) | 22.015 | 4.000 |
Espelho Retrovisor | 17.435 | 1.500 |
Discos de freio (par dianteiro) | 4.716 | 4.400 |
Pastilhas de freio (par dianteiro) | 3.152 | 2.050 |
Amortecedores (jogo) | 76.776 | 56.278 |
A VOZ DO DONO
Nome: Marcelo Medeiros
Idade: 29 anos
Profissão: empresário
Cidade: Goiânia (GO)
O que eu adoro: “O que mais aprecio na V6 é a mecânica simplificada, que resulta em uma manutenção menos onerosa e maior procura no mercado. A V8 tem um desempenho muito superior, mas ambas garantem muito status.”
O que eu odeio: “Falta fôlego ao V6. Mas o consumo do V8 fica em torno dos 3 km/l e ela apresenta problemas na suspensão pneumática. A rede autorizada se resume a nove oficinas em todo o Brasil.”
NÓS DISSEMOS
Abril de 2011: ” No pulo de 0 a 100 km/h, o SUVs esquece que é um utilitário e se transforma num esportivo legítimo: média de 5,3 segundos(…) E vai assim até passar da marca dos 1.000 metros, a 223,4 km/h (…). A suspensão ativa (pneumática) mantém a carroceria nívelada, minimizando a tendência de inclinação nas curvas longas”.
PENSE TAMBÉM EM UM…
BMW X5. São três gerações: apresentada em 2000, a primeira se destacou pelos motores de seis cilindros e V8, oscilando de 231 cv a 320cv. A segunda chegou em 2007 coma opção de terceira fileira de bancos e até 555 cv na versão M. A terceira, de 2014, trouxe o motor diesel. O custo de manutenção é alto. Mas a rede BMW é maior que a da Porsche.