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Toyota Fielder ainda tem fama de robusta e confiável por R$ 30.000

Espaçosa, econômica e confortável, a perua derivada do Corolla ainda desfruta de boa fama no mercado graças a sua robustez e confiabilidade

Por Felipe Bitu
9 jan 2024, 00h01
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  • A Fielder foi produzida no Brasil de 2004 a 2008
    A Fielder foi produzida no Brasil de 2004 a 2008 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    A Fielder foi produzida no Brasil de 2004 a 2008
    A Fielder foi produzida no Brasil de 2004 a 2008 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Esta é a segunda vez que a Toyota Fielder é abordada nesta seção: a primeira foi em dezembro de 2007, quando muitas ainda estavam na garantia de três anos. Agora falamos de uma perua que deixou de ser produzida há quase 16 anos e cuja grande maioria se encontra com centenas de milhares de quilômetros rodados.

    Vale lembrar que ela compartilha com o Toyota Corolla a fama de robustez e confiabilidade, amparada por uma rede autorizada conhecida pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados, mesmo após a garantia.

    O porta-malas, de 411 litros, é menor que o do sedã
    O porta-malas, de 411 litros, é menor que o do sedã (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A grande oferta de peças (originais ou paralelas) e a relativa simplicidade mecânica colaboram para que ela também seja muito bem avaliada por oficinas independentes. Por isso é muito comum encontrar uma Fielder em ótimo estado, mesmo após vários anos de bons serviços prestados.

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    Medindo 8 cm a menos que o sedã, ela traz o mesmo espaço interno, capaz de acomodar três adultos no confortável banco traseiro reclinável. Os 26 litros a menos no porta-malas (411 litros) são compensados pela praticidade da grande tampa traseira.

    Toyota Fielder
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Os 26 litros a menos no porta-malas (411 litros) são compensados pela praticidade da grande tampa traseira.

    Entre a linha 2005 e 2007, a Fielder só tinha uma versão (sem nome) e um opcional, o câmbio automático de quatro marchas, que casava bem com o motor 1.8 com comando variável de 136 cv.

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    Toyota Fielder
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Oferecia ar, airbags frontais, ABS, rodas de liga, CD player e trio elétrico, mas pecava pela falta de computador de bordo e piloto automático. Em 2006, os faróis de neblina passaram a ser de série.

    Exclusiva para o modelo 2007, a esportivada Fielder S (450 unidades) vinha na cor preta, com defletores dianteiro e traseiro, saias laterais e itens pintados na cor cinza.

    Toyota Fielder
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A linha 2008 trouxe o motor flex (136 cv com gasolina ou álcool) e a versão SE-G, com computador de bordo, limpador automático, couro e ar digital. A antiga versão viraria XEi.

    Seja qual for o modelo, o fato é que a quase extinção das peruas fez com que muitos se tornassem fãs da Fielder, o que facilita a vida de quem procura um veículo familiar barato, com a manutenção em dia e apto a rodar por mais uns bons anos.

    Problemas e defeitos da Toyota Fielder

    Toyota Fielder
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Cabeçote – O motor 1ZZFE não utiliza tuchos hidráulicos e, por isso, a folga das válvulas deve ser verificada a cada 20.000 km, com ajuste obrigatório aos 60.000 km. Fumaça no escapamento indica falha nos retentores de válvula.

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    Câmbio – O desgaste das juntas tripoides provoca vibração nas rodas dianteiras mesmo após o balanceamento. O ideal é substituir o semieixo completo.

    Suspensão – É um de seus pontos fortes e, por isso, quase sempre negligenciado: amortecedores com vazamentos e coifas rasgadas não são bom sinal. Ruídos anormais podem ser provocados pelo desgaste de buchas e batentes.

    Para-lama – A maioria perdeu o acabamento interno original, de plástico frágil, que se rompe facilmente. Sua presença é um sinal de zelo do proprietário, pois evita o acúmulo de detritos e o barulho em alta velocidade.

    Câmbio automático – O fluido deve ser checado aos 40.000 km, além da troca do filtro e da limpeza dos ímãs que retêm a limalha. Abra o olho, pois o custo de reparo total da caixa pode superar os R$ 6.000.

    Megarrecall Takata – Veja se o veículo pesquisado tem o airbag do passageiro que pode lançar fragmentos ao se abrir.

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    Fielder 2004
    Fielder 2004 (Divulgação/Toyota)

    Opinião do dono

    Nome: Ana Carolina Parisi Absalonsen
    Idade: 35 anos
    Profissão: médica veterinária
    Cidade: São Bernardo do Campo (SP)

    O que eu adoro: “a posição de dirigir alta agrada muito: grande visibilidade para um carro de passeio. O motor é excelente: forte, potente, robusto e muito econômico. O acabamento interno é simples, mas de boa qualidade.”

    O que eu odeio: “a suspensão poderia ser um pouco mais alta: tanto o assoalho quanto a traseira raspam facilmente com apenas quatro ocupantes. E a direção esterça pouco, exigindo muitas manobras em garagens.”

    559_fielder_abre.jpeg
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Quanto valem as Toyota Fielder usadas (KBB)

    Modelo 2005 2006  2007 2008
    Fielder XEI 1.8 16V flex manual R$ 32.181 R$ 32.000 R$ 34.995
    R$ 38.500
    Fielder XEI 1.8 16V flex aut.
    R$ 33.900
    R$ 36.000
    R$ 39.000
    R$ 39.900
    Fielder SEG 1.8 16V flex aut.
    R$ 45.900
    Fielder S 1.8 16V gasolina manual R$ 38.750
    Fielder S 1.8 16V gasolina aut.
    R$ 39.000

    Preço das peças da Toyota Fielder

    Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) R$ 791 R$ 300
    Farol (cada um) R$ 1.076 R$ 250
    Discos de freio (par) R$ 570 R$ 300
    Pastilhas de freio (jogo) R$ 315 R$ 280
    Amortecedores (quatro) R$ 1.740 R$ 1.500
    Embreagem R$ 1.528 R$ 980

     

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