Sim, o Ford Focus de terceira geração (lançada em 2013) é carro para quem gosta de carro. Pode não ter o melhor desempenho nem o menor consumo, mas conquistou uma legião de fãs pelo rodar confortável e pelas ótimas reações para quem gosta de dirigir.
O mais aceito é o hatch na versão de topo, Titanium, com motor Duratec DirectFlex 2.0 de 178 cv. Com injeção direta, traz bons 22,1 mkgf e usa câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift e controle de estabilidade (ESP).
Agrada pelo bom nível de equipamentos: airbags de cortina, partida sem chave, retrovisor interno fotocrômico, apoio de braço no banco traseiro, luzes de cortesia com leds e multimídia Sync com tela de 8 polegadas, comandos de voz e câmera traseira.
Mais completo é o Titanium com o pacote Plus: acrescenta faróis de xenônio, luzes diurnas de led, faróis auxiliares em curva, teto solar, banco do motorista elétrico, sistema auxiliar de estacionamento e espelhos com aquecimento e rebatimento elétrico.
Menos equipada, a versão SE também é queridinha do público: airbags frontais e laterais, faróis de neblina, sensores de ré, bancos de couro, piloto automático e sensor de pressão dos pneus. Dispõe ainda do pacote Plus (o ar digital bizona é de série).
A versão SE também tem excelente liquidez com o motor Sigma TiVCT de 1,6 litro, também bicombustível. Dotado de comandos variáveis, rende 135 cv e 16,7 mkgf, ligado ao câmbio manual de cinco marchas ou Powershift de seis.
A versão menos atraente é a S, que perde os airbags laterais. É equipada com freios ABS, cintos de três pontos para todos, Isofix, retrovisores com piscas, computador de bordo e sistema de som Sync com MP3, Bluetooth e comandos por voz.
Reestilizada, a linha 2016 é substancialmente mais cara tanto pelo visual igual ao do zero-km (que muito em breve sairá de linha) quanto por novos itens, como a frenagem autônoma (na versão Titanium Plus).
O sedã recebeu o nome Fastback, a versão S deixou de ser oferecida e o câmbio Powershift tornou-se exclusivo dos motores Duratec 2.0.
Comum a todos os Focus é o acerto primoroso da suspensão, aliado à direção suave e precisa. Esse grau de refinamento dinâmico basta para explicar a legião de entusiastas que o modelo conquistou e manteve ao longo de três gerações em quase 20 anos.
A grande oferta do Focus no mercado de usados pode ser explicada em parte pelo pós-venda, notório pela demora ou incapacidade de solucionar problemas como o do câmbio Powershift. Isso, mesmo depois que a Ford aumentou a garantia do seu câmbio de dupla embreagem para 10 anos. O Procon, inclusive, multou a Ford em R$ 10 milhões por não honrar a garantia do câmbio.
Por isso é muito fácil encontrar o modelo por valores muito abaixo da tabela e a variação de preço entre carros manuais e automáticos praticamente não existe. A revenda também é complicada: multimarcas e concessionárias não costumam aceitar os Focus Powershift como entrada no pagamento de outro carro.
Problemas e defeitos do Ford Focus
Acabamento interno – É um dos pontos mais fracos do modelo: repleto de plásticos duros, com textura grosseira e peças mal encaixadas. O alto nível de ruído interno pode ser indício de carro muito rodado que teve a hodômetro adulterado.
Câmbio Powershift – Apresentou várias falhas: superaquecimento, trepidação, ruídos anormais e desgaste precoce da embreagem dupla. A Ford admitiu todas elas, fez reparos gratuitos e estendeu a garantia do câmbio por dez anos ou 240.000 km. Esse prazo começou a vencer em 2023.
Direção – Ruídos anormais são provocados quase sempre por folgas na coluna e caixa de direção, o que resulta na substituição desses componentes. O problema é maior em veículos que rodam em pisos irregulares.
Injeção direta – Combustível adulterado compromete seu funcionamento. Verifique se o funcionamento do motor é linear em todas as rotações e se o painel não acusa falhas em retomadas: é o primeiro indício de problema na bomba de alta pressão.
Teto solar – Veja se há marcas de oxidação ou cheiro de mofo no forro, sinais claros de infiltração de água. Funcionamento regular
e silencioso é sinônimo de teto bem cuidado.
Recalls – Foram só dois: problemas nos parafusos de fixação dos bancos dianteiros e traseiro e na mangueira de combustível.
A voz do dono
- Nome: Thiago Pereira
- Idade: 38 anos
- Profissão: engenheiro mecânico
- Cidade: Araras (SP)
O que eu adoro
“O acerto de suspensão beira a perfeição: há um compromisso perfeito entre conforto, segurança e prazer em dirigir. Porta-malas, de 316 litros, é o maior da categoria e o desenho arrojado ainda atrai.”
O que eu odeio
“O motor 1.6 16V é econômico, mas tem desempenho apenas aceitável. E apesar de funcionar bem, o câmbio Powershift limita a aceitação do Focus no mercado: quase ninguém aceita na troca por outro modelo.”
Nós dissemos
Outubro de 2013 – “Sistemas como o da suspensão, embora conservem as estruturas originais, ganharam novos materiais, mais leves e rígidos. A maior novidade, no entanto, está sob o capô: o motor 2.0 Duratec DirectFlex é o primeiro motor flex do mundo com injeção direta de combustível, e já vem sem sistema auxiliar de partida a frio.”
Pense também em um…
Chevrolet Cruze 2ª geração – Na versão hatch ou sedã, ele agrada quem procura um rodar mais confortável e um ambiente interno mais requintado. Outra virtude é o alto rendimento do motor 1.4. Com turbo e injeção direta, ele apresenta melhor desempenho e menor consumo quando comparado aos motores do Focus.
Preços médios dos Ford Focus usados
Modelo |
2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
Hatch S/SE/SE Plus 1.6 | R$ 46.109 | R$ 49.645 | R$ 56.600 | R$ 58.900 | R$ 64.300 | R$ 67.200 |
Hatch S/SE/SE Plus 1.6 Powershift | R$ 47.700 | R$ 50.900 | R$ 57.500 | – | – | – |
Hatch SE/SE Plus 2.0 Powershift | R$ 50.000 | R$ 52.800 | R$ 57.300 | R$ 62.700 | R$ 66.576 | R$ 68.786 |
Hatch Titanium/Titanium Plus 2.0 | R$ 54.100 | R$ 56.700 | R$ 61.700 | R$ 68.000 | R$ 75.500 | R$ 79.900 |
Sedan S 1.6 | R$ 49.600 | R$ 51.600 | – | – | – | – |
Sedan S 1.6 Powershift | R$ 51.000 | R$ 53.300 | – | – | – | – |
Sedan S 2.0 Powershift | R$ 51.500 | R$ 54.500 | – | – | – | – |
Sedan SE 1.6 | R$ 50.400 | R$ 51.300 | – | – | – | – |
Sedan SE/SE Plus 2.0 Powershift | R$ 52.400 | R$ 55.000 | R$ 56.935 | R$ 62.000 | R$ 64.500 | R$ 70.000 |
Sedan Titanium/ Plus 2.0 Powershift | R$ 54.800 | R$ 56.400 | R$ 63.000 | R$ 70.584 | R$ 74.500 | R$ 79.600 |
Preços das peças do Ford Focus
Peças | Original | Paralelo |
Para-choque dianteiro | 2.422 | 599 |
Farol completo (cada um) | 2.228 | 890 |
Disco de freio (par dianteiro) | 250 | 300 |
Pastilhas de freio (par dianteiro) | 150 | 120 |
Amortecedores (os quatro) | 2.280 | 1.730 |
kit de embreagem | 1.348 | 600 |