Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

VW Fusca TSI é usado com desempenho e carisma, mas caro de manter

O desempenho está à altura do carisma de todo Volkswagen Fusca, mas não tenha pressa em escolher: a manutenção pode sair bem cara

Por Felipe Bitu
Atualizado em 15 set 2024, 12h40 - Publicado em 1 abr 2024, 14h00
Após o New Beetle veio o Fusca, com teto mais baixo e visual agressivo (Acervo/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Volkswagen Fusca usado do mês
Após o New Beetle veio o Fusca, com teto mais baixo e visual agressivo (Acervo/Quatro Rodas)

Ter um Fusca sempre foi um exercício de paciência: o original nunca foi exemplo de agilidade e o New Beetle pouco melhorou nessa área. O VW só assumiu um caráter esportivo na linha 2013, repleto de torque, potência e um notável comportamento dinâmico.

Vinha do México em versão única: 2.0 TSI com turbo e injeção direta de 200 cv e 28,5 mkgf a apenas 1.700 rpm. Quase todos tinham o câmbio sequencial DSG de dupla embreagem, com seis marchas e borboletas para trocas no volante.

Fusca 2.0 TSI
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

É justamente esse câmbio que torna o Fusca tão prazeroso: as trocas são feitas em giro mais alto, com um estouro no escapamento, como nos carros de corrida ou nos esportivos da Audi. Embora mais barata, a versão com câmbio manual traz apenas o ronco encorpado no escape.

Desempenho do Fusca TSI

Volkswagen Fusca usado do mês
Aerofólio é parte integrante do novo Fusca, que deixou de ser importado em 2016 (Acervo/Quatro Rodas)

E não fica só no barulho. Ele vai de 0 a 100 km/h em 7,3 s e chega aos 223 km/h sem comprometer o consumo, com de 9,7 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada no nosso teste.

Continua após a publicidade

Números piores que os do Jetta 2.0 TSI, mas aceitáveis devido à aerodinâmica inferior. Mesmo firme, a suspensão não compromete o conforto e traz controles de estabilidade e tração.

Volkswagen Fusca
Aerofólio e escapamento duplo são de série, mas as rodas de liga leve aro e 18 bicolores são opcionais, por 2 050 reais (Marco de Bari/Quatro Rodas)

São de série airbags frontais e laterais, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas aro 17, computador de bordo, piloto automático e multimídia com tela touch e Bluetooth.

Volkswagen Fusca usado do mês
Painel do Fusca brincava com suas linhas externas arredondadas (Acervo/Quatro Rodas)

Além do DSG, os melhores opcionais são ar digital bizona, couro, retrovisor eletrocrômico, teto solar, roda aro 18 com pneu 235/45, sensor de chuva, faróis bixenônio com DRL de led, GPS e sistema de som Fender.

Continua após a publicidade
Volkswagen Fusca
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

 

O espaço é adequado para quatro pessoas, mas não se iluda: o estilo dos anos 30 se sobrepõe à função e o porta-malas, de 310 litros, acaba com  qualquer uso familiar.

O volante de aro fino e o acelerador ancorado no assoalho são detalhes saudosistas que compensam essas limitações.

Volkswagen Fusca
Atrás, lugar para dois convidados (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A principal novidade do modelo 2014 foi a troca do motor EA888 de primeira geração (CCZA) pelo de segunda (CPLA): foi a 211 cv em função da redução do atrito interno e revisão da eletrônica.

Continua após a publicidade

O pacote R-Line entrou na lista de opcionais, adicionando sensor de pressão de pneu, retrovisores pretos, para-choques redesenhados e detalhes exclusivos no interior.

Volkswagen Fusca
Porta-malas de 310 litros é equivalente ao de um HB20 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Na linha 2015, passou a vir só com DSG e, em 2016, a importação cessou.

É fácil comprar um Fusca em bom estado graças à enorme (e cara) rede autorizada e ao conhecimento das oficinas independentes. Mas atenção com o DSG, que requer cuidados especiais de manutenção, e com as peças da embreagem da versão manual, caras e difíceis de achar. 

Problemas e defeitos do VW Fusca TSI

Câmbio DSG do Fusca 2.0 TSI
Câmbio DSG do Fusca 2.0 TSI (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
  • Caixa de direção: O Servotronic pode apresentar ruídos por folgas nos mancais de apoio do motor elétrico. Para saná-los, basta o simples reaperto dos parafusos de fixação.
  • Câmbio DSG: A troca do fluido deve ser feita a cada 60.000 km ou na sexta revisão, o que vier primeiro. Ela costuma ser negligenciada devido ao custo elevado (cerca de R$ 1.800).
  • Motor: Atenção especial ao tensionador da corrente de acionamento dos comandos de válvulas: em casos extremos pode ocorrer o choque das válvulas com os pistões, com danos severos em ambos os componentes.
  • Carbonização: Um problema comum provocado pela injeção direta é o grande acúmulo de carvão nas válvulas de admissão. A falha ocorre em função do alto teor de enxofre da nossa gasolina.
  • Preparação: Fuja dos carros que receberam remapeamento e aumento na pressão do turbo. Isso gera mais torque e potência, mas compromete a vida útil do motor.
  • Embreagem: Verifique seu estado na versão manual: o kit com disco, platô e atuador custa mais de R$ 7.000 na rede e não existe para pronta entrega no mercado paralelo.
  • Recalls: Só há dois: vazamento na linha de combustível (modelos 2014 e 2015) e risco de quebra do eixo de comando de válvulas do motor (modelos 2015 e 2016).
Volkswagen Fusca
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

A voz do dono

Nome: Leandro Bertotti
Idade: 35 anos
Profissão: empresário
Cidade: Chapecó (SC)

O que eu adoro: “Além de bonito, ele tem um motor muito eficiente, com baixo consumo e desempenho empolgante. O nível de equipamentos também agrada, com ar digital bizona, faróis de xenônio e teto solar panorâmico.”

O que eu odeio: “A rigidez da suspensão reduz o conforto em vias mal pavimentadas e as rodas aro 18 exigem cuidado redobrado com buracos. Fazem falta retrovisores rebatíveis e bancos com ajustes elétricos.”

Continua após a publicidade

 

Volkswagen Fusca
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Preço dos VW Fusca TSI usados

Modelo 2013 2014 2015 2016
SPORT 2.0 TSi Manual
R$ 107.500
R$ 117.500
R$ 118.000
SPORT 2.0 TSi DSG
R$ 97.000
R$ 105.900
R$ 115.000
R$ 138.000
SPORT R-Line 2.0 TSi DSG
R$ 110.000
R$ 122.000
R$ 127.000

* Valores em reais calculados pela KBB Brasil para a compra pelo particular

Preço das peças

Peças Original Paralelo
Para-choque dianteiro R$ 3.492 R$ 1.430
Farol completo (cada um) R$ 2.394 R$ 740
Disco de freio (par dianteiro) R$ 1.390 R$ 1.070
Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 712 R$ 370
Amortecedores (os quatro) R$ 6.316 R$ 2.200

Nós dissemos

Volkswagen Fusca Usado do mês
(Acervo/Quatro Rodas)

Dezembro de 2012: “As trocas acima de 4.000 rpm são seguidas de um pipoco típico de carros de pista ou dos esportivos de sangue quente do Grupo Volkswagen, como o Audi TTS. Essa sonoridade, no entanto, se faz mais presente nos Fusca equipados com DSG (o câmbio com dupla embreagem da marca, com trocas super-rápidas).”

Pense também em um…

Citroën DS 3
(Acervo/Quatro Rodas)

Citroën DS3/DS 3: O hot hatch francês é outra boa opção para quem não precisa dar carona. Seu 1.6 THP com turbo e injeção direta de 165 cv e 24,5 mkgf vem acoplado a um câmbio manual de seis marchas. Na nossa pista, ele foi de 0 a 100 km/h em 7,6s, mas, em ritmo manso, bebe pouco: faz 11,4 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.