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Mitsubishi ASX é SUV com tração 4×4 a partir de R$ 50.000

Espaçoso, confortável e seguro, o Mitsubishi ASX vai bem no asfalto e em trilhas leves, mas poderia ser mais rápido e econômico

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 Maio 2024, 10h51 - Publicado em 4 Maio 2024, 19h00
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  • A Mitsubishi é conhecida pela valentia de seus utilitários. O Mitsubishi ASX, por sua vez, é um carro de passeio que roda confortavelmente por estradas de terra e até encara trilhas leves.

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    Belo e funcional, este SUV médio chegou ao Brasil em 2010, importado do Japão, e até conseguiu conquistar parte da clientela do Pajero TR4 (especificamente aqueles que rodam mais no asfalto) ao suprir suas principais carências – especialmente aquelas ligadas ao espaço.

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    Motor 2.0 16V é a única opção para o ASX
    Motor 2.0 16V é a única opção para o ASX (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O ASX tem dimensões de hatch médio (tem 4,36 m de comprimento e tem 2,67 m de entre-eixos), oferece espaço interno para cinco ocupantes, porta-malas de 409 litros, dirigibilidade dócil e confortável e bom pacote de segurança, que inclui sempre ABS e airbags frontais.

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    Uma semelhança com o TR4 é o alto consumo: seu 2.0 16V a gasolina com comandos variáveis e injeção direta rende 160 cv, mas é limitado pelo câmbio CVT, que compromete o desempenho com respostas lentas. Quem gosta de acelerar deve optar pelas versões com câmbio manual ou apelar para trocas nas borboletas do volante.

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    Versão 4x4 é a mais valorizada
    Versão 4×4 é a mais valorizada no mercado de usados (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Vale a pena investir no Mitsubishi ASX AWD: com preço inicial de R$ 55.000, ele traz sete airbags (frontais, laterais, de cortina e um de joelhos), controles de tração e estabilidade, tração 4×4 seletiva, assistente de partida em subidas, sensores de ré, de chuva e de faróis, chave inteligente com partida do motor por aproximação, retrovisores rebatíveis, bancos de couro elétricos e ar digital. Teto panorâmico e faróis de xenônio são opcionais bem-vindos.

    A versão 4×2 atrai pouco porque oferece menos itens de série por um valor próximo no mercado de usados, mas essa escolha pode garantir um carro mais novo.

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    Mitsubishi ASX

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    Nacionalizado nos modelos 2012, o Mitsubishi ASX recebeu discretos retoques, roda aro 18 e revisão em motor e suspensão.

    Em 2015, o ASX Outdoor aliou câmbio manual e o 4×4: além do visual (bagageiro no teto e apliques de plástico), ele agrada pela dirigibilidade mais suave devido às rodas menores (aro 16) e aos pneus de uso misto e perfil mais alto. Mas no ano seguinte o Outdoor passou a ter tração apenas dianteira e câmbio CVT.

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    Mitsubishi ASX usado
    Traseira segue inalterada desde 2010, quando o modelo chegou ao Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Na linha 2017, a última reestilização garantiu a frente com novos frisos cromados na grade e que fazem uma espécie de ziguezague entre os faróis principais e os de neblina, junto com um novo para-choque com parte central preta.

    Mitsubishi ASX usado
    Painel tem materiais de toque rígido e aparência de baixa qualidade (Divulgação/Divulgação)

    Mas a única mudança na traseira surgiu apenas na linha 2018, quando ganhou um logotipo indicando que, tardiamente, o motor 2.0 passou a ser flex e com direito ao sistema de pré-aquecimento do etanol na partida a frio. Foi quando chegou aos 170 cv e 23 kgfm – com gasolina os valores são de 160 cv e 22 kgfm. O câmbio manual deixou de ser oferecido.

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    Mitsubishi ASX usado
    Dimensões são de SUV compacto, mas preço está acima da média. Rodas são de 18 polegadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Mitsubishi ASX usado
    Central multimídia, mesmo completa, tem aspecto de item paralelo. Já o ar-condicionado, poderia ser digital (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Mitsubishi ASX saiu de linha em 2021. Mas, na verdade, o que aconteceu foi sua substituição pelo Outlander Sport que, na verdade, foi a terceira reestilização do ASX. Era o mesmo carro, com o mesmo motor, mas com frente e traseira renovados. Não deu muito certo, pois foi lançado em julho de 2020 e saiu de linha em dezembro de 2021.

    O ASX desfruta da boa reputação dos carros japoneses, embora seu pós-venda deixe a desejar quando comparado aos rivais de Honda e Toyota. Por outro lado, a nacionalização melhorou a disponibilidade e o valor das peças de reposição e muitas delas são compartilhadas com o Mitsubishi Lancer. Vale pesquisar o preço de peças e serviços nas concessionárias, que quase sempre têm peças para pronta entrega e oferecem serviços de manutenção preventiva com preços fixos.

    Problemas e defeitos do Mitsubishi ASX

    Teto panorâmico – Os modelos 2010 e 2011 do ASX AWD foram convocados para recall de eventual aplicação de adesivo de fixação no teto panorâmico, por risco de descolamento do vidro.

    Mitsubishi ASX usado
    Teto solar panorâmico é exclusivo da versão topo de linha e garante sensação agradável à cabine (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Câmbio CVT – Assim como o Lancer, as primeiras unidades do ASX chegaram ao país sem o radiador do fluido da transmissão, provocando ruídos e falhas principalmente em altas rotações. Vale a pena certificar se o equipamento foi instalado no período de garantia.

    Suspensão – A calibração firme e o curso curto da suspensão cobra seu preço na vida útil de peças como buchas e batentes. Batidas secas e vazamentos são indícios claros de amortecedores sem ação.

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    Cabeçote – O motor pode apresentar ruídos anormais, vindos da corrente dos comandos de válvulas: óleo de especificação incorreta ou trocas fora do prazo determinado provocam o desgaste precoce desse componente.

    Sistema 4×4 – Exige atenção no alinhamento da direção e suspensão da versão AWD, sob risco de desgaste excessivo dos pneus e comportamento dinâmico irregular. Cheque também se o óleo da caixa de transferência e o do diferencial traseiro foram substituídos.

    Mitsubishi ASX Outdoor
    Mitsubishi ASX Outdoor (Divulgação/Mitsubishi)

    Valor dos Mitsubishi ASX usados (KBB)

    Modelo 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021
    4×2 manual R$ 50.565
    R$ 56.675
    R$ 58.200 R$ 64.554 R$ 65.990 R$ 66.134 R$ 68.990
    GLS
    R$ 94.489 R$ 109.521
    HPE
    R$ 101.920
    HPE-S R$ 107.540
    4×2 CVT R$ 52.220
    R$ 58.970
    R$ 59.940
    R$ 63.240 R$ 67.100
    R$ 69.940
    R$ 76.640
    R$ 83.340 R$ 86.690
    AWD CVT
    R$ 54.730
    R$ 60.304
    R$ 63.400 R$ 64.550 R$ 70.120 R$ 77.351 R$ 88.687 R$ 87.980 R$ 102.592
    OUTDOOR MT R$ 76.315
    OUTDOOR CVT R$ 73.335 R$ 81.120

    Preço das peças do Mitsubishi ASX

    Mitsubishi ASX
    Versão reestilizada do ASX foi apresentada durante o Salão do Automóvel de 2016 (Divulgação/Quatro Rodas)
    Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) R$ 2.103 R$ 750
    Farol (cada um) R$ 1.029 R$ 1.600
    Retrovisor (cada um) R$ 1.034 R$ 600
    Discos de freio (par) R$ 1.018 R$ 370
    Pastilhas de freio (jogo) R$ 350 R$ 260
    Amortecedores (os quatro) R$ 1.454 R$ 1.500

    O que diz o proprietário

    Nome: Fábio Tabarelli
    Idade: 39 anos
    Profissão: empresário
    Cidade: Guarulhos (SP)

    O que eu adoro:“É muito versátil e ignora as condições da via graças à elevada altura do solo: as suspensões independentes nas quatro rodas garantem conforto e estabilidade, no asfalto ou fora dele.”

    O que eu odeio:“A transmissão CVT é o ponto fraco do carro: tem reações muito lentas, apresenta aquecimento no uso intenso em altas velocidades e ainda compromete acelerações, retomadas e até o consumo.”

    Teste de desempenho e consumo (com gasolina) – Mitsubishi ASX 2.0 16V CVT AWD

    Ficha técnica – Mitsubishi ASX 2.0 16V CVT AWD

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