Produzido desde 2008, o Peugeot 308 chegou ao Brasil só em 2012: vindo da Argentina, o hatch foi lançado mantendo a plataforma do antecessor 307 e seguiu assim até sair de linha, em 2019.
Mesmo defasado, ele preservava muitas virtudes: o interior tem um ótimo acabamento (com materiais e encaixes de qualidade) e muito espaço para cinco ocupantes e sua bagagem, afinal é um hatch médio com porta-malas maior que o de muito SUV, com 430 litros.
A direção direta (foi eletro-hidráulica até o fim) e a suspensão firme (com eixo de torção na traseira) garantem dirigibilidade esportiva e o nível de equipamentos estava entre os melhores do já extinto segmento dos hatches médios.
Na primeira fase, a versão entrada 308 Active não devia nada: airbags dianteiros, ABS, rodas de liga aro 16, computador de bordo, trio elétrico e ar-condicionado. O destaque fica para o para-brisa com isolamento acústico, volante em couro e motor 1.6 16V EC5 de 122/115 cv, sem o tanquinho de partida a frio.
O Peugeot 308 Allure adiciona ar digital bizona (com saídas atrás), retrovisor fotocrômico, faróis de neblina e sensor de faróis e de chuva. Ela também pode ter o motor 2.0 16V de 151/143 cv, com rodas aro 17, câmbio automático AL4 de quatro marchas e teto de vidro.
A topo de linha Feline só vem com o 2.0 e o câmbio AL4, mais airbags laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, banco de couro, teto de vidro, sensor de ré, luzes diurnas por leds e rebatimento elétrico dos espelhos.
A versão mais interessante veio no final de 2012: o 308 Griffe trouxe o 1.6 THP a gasolina (o mesmo dos BMW), com turbo e injeção direta com 165 cv e 24,5 mkgf já a 1.400 rpm, perfeitamente casados ao câmbio automático AT6 (6 marchas), garantindo melhor desempenho e consumo.
Atendendo às críticas, a linha 2014 trouxe alteração em suspensão e pneus para melhorar o conforto e o nível de ruído. O câmbio AT6 também migrou para a Allure 2.0 e as luzes de led e o teto de vidro passaram a ser sempre de série. Era o fim das reclamações sobre a durabilidade do câmbio automático AL4, de quatro marchas.
O Peugeot 308 recebeu apenas um facelift no fim de 2015, enquanto a segunda geração do hatch já rodava no mercado europeu desde 2013, com visual alinhado com 208 e 508 – fabricado na França, China e Malásia. Dólar, impostos e o apelo cada vez menor dos hatches médios fez com que uma nova geração nunca fosse vendida no Brasil, trouxeram apenas um lote de carros para os executivos da PSA Peugeot Citroën e, a esta altura, todos foram destruídos como sucata para não chegarem ao mercado de usados.
O facelift foi discreto, quase que limitado à dianteira do 308. A grade que ostenta o leão, os faróis afilados de contorno recortado e o capô que continua com volume evidente da base da coluna A até a dianteira. Na traseira, as novas lanternas tinham iluminação com leds.
A partir desse momento, porém, todos os Peugeot 308 passaram a ser equipados com o motor 1.6 THP Flex, com 173/166 cv (gasolina/etanol) a 6.000 rpm e 24 kgfm a 1.400 rpm, livre de problemas na polia do comando de válvulas que atormentavam a versão a gasolina.
Desta forma, a partir da linha 2016 o Peugeot 308 Allure saiu de fábrica muito mais completo, com airbags frontais, laterais e de cortina (num total de seis), controle de estabilidade, faróis e limpadores de para-brisa automáticos, ar-condicionado digital bizona, piloto automático, limitador de velocidade, assistente em rampas, câmera de ré, luzes DLR de leds, teto de vidro panorâmico, rodas aro 17, fixações Isofix e central multimídia de 7 polegadas compatível com celulares Android e iOS.
Já o 308 Griffe adiciona rodas diamantadas, cintos de segurança dianteiros pirotécnico (que reforçam a tensão em caso de acidente), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (complementando a câmera da Allure), central com GPS e retrovisores rebatíveis eletricamente.
O maior defeito do 308 não era o carro, mas a qualidade do serviço da rede autorizada: quem tiver uma boa oficina independente fará um bom negócio, pois ele é vendido por valores bem abaixo da tabela e tem peças de reposição a pronta entrega por preços acessíveis.
A VOZ DO DONO
Nome: Carina Fernandez Barbosa
Idade: 34 anos
Profissão: médica
Cidade: São Caetano do Sul (SP)
O QUE EU ADORO: “Lindo por dentro e por fora: a qualidade do acabamento é imbatível e o estilo ainda encanta. O conforto também é dos melhores: muito espaço, equipamentos de sobra e ótimo desempenho.”
O QUE EU ODEIO: “Ele consome demais e é muito sensível a panes elétricas: em três anos foi guinchado para a concessionária quatro vezes. A rede autorizada se esforça, mas não tem capacidade técnica.”
Problemas e defeitos do Peugeot 308
Câmbio automático: a transmissão de quatro velocidades (AL4) é conhecida pela fragilidade: verifique se funciona sem trancos, luzes de anomalia ou retenção indevida de marchas.
Polias: chiado contínuo com o motor frio em marcha lenta indica provável desgaste dos rolamentos das polias do tensionador da correia dentada, do compressor do ar-condicionado, da bomba d’água ou do alternador. Fique atento, pois o rolamento pode travar, imobilizando o motor. Problema foi superado nos THP Flex.
Suspensão: rígida e com pouco curso, a suspensão do 308 sacrifica os batentes dos amortecedores, que têm sua vida útil abreviada. A perda de pressão dos amortecedores também compromete o comportamento dinâmico: a substituição dos quatro fica em torno de R$ 2.500.
Turbo: atenção com o 1.6 THP: excesso de fumaça em marcha lenta ou no intervalo entre as trocas de marcha pode indicar uma turbina danificada ou no fim de vida útil. O reparo vai de R$ 2.000 a R$ 5.500.
Recall: foi convocado para atualizar o módulo do motor, pois há o risco de o freio não funcionar por insuficiência de vácuo. Abrange os 308 Allure fabricados de abril a setembro de 2013.
Nós dissemos
Dezembro de 2015: “Ao volante, o motor 1.6 THP faz bonito. Com o pé leve, ele é econômico. Com o acelerador exigido a fundo, a performance é convincente – o 308 acelera e cumpre retomadas mais rápido que o Ford Focus 2.0 e o Golf 1.4 TSI, só perdendo para o Chevrolet Cruze 1.4 turbo dentro do segmento.”
Preço médio dos Peugeot 308 usados
2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Active / Allure 1.6 |
R$ 35.116
|
R$ 41.858
|
R$ 48.306
|
R$ 54.064
|
– | – | – |
Allure 2.0 manual |
R$ 39.557
|
R$ 42.176
|
R$ 49.672
|
– | – | – | – |
Allure 2.0 automático |
R$ 40.330
|
R$ 48.493 |
R$ 51.854
|
– | – | – | – |
Allure 1.6 THP automático |
–
|
–
|
–
|
R$ 57.071
|
R$ 65.582
|
R$ 60.276
|
R$ 64.428
|
Griffe 1.6 THP automático |
R$ 44.744
|
R$ 47.349
|
R$ 54.560
|
R$ 59.343
|
R$ 63.871
|
R$ 68.159
|
R$ 79.326
|
Preço médio das peças
Original | Paralelo | |
---|---|---|
Para-choque (dianteiro) | R$ 1.820 | R$ 500 |
Farol (cada um) | R$ 1.690 | R$ 750 |
Retrovisor (cada um) | R$ 610 | R$ 490 |
Discos de freio (par) | R$ 880 | R$ 480 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 610 | R$ 270 |
Kit de embreagem | R$ 640 | R$ 450 |
Amortecedores (os quatro) | R$ 1.800 | R$ 1.400 |
Desempenho e consumo do Peugeot 308 Griffe 1.6 THP
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,2 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 30,7 s – 169,2 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 4 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 4,9 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 6,2 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 14,2 / 25,7 / 59,8 m |
Consumo urbano | 10,8 km/l |
Consumo rodoviário | 14,4 km/l |
Ruído interno (neutro / RPM máximo) | 40,3 / 72,1 dBA |
Ruído interno (80 / 120 km/h) | 63,3 / 68,4 dBA |
Rotação do motor a 100 km/h em D | 2.000 rpm |
Ficha Técnica – Peugeot 308 Griffe 1.6 THP
Motor | flex, diant., transv., 4 cilindros, 1.598 cm³, 16V, 173/166 cv (gasolina/etanol) a 6.000 rpm, 24 mkgf a 1.400 rpm |
---|---|
Câmbio | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Direção | eletro-hidráulica, 10,8 m (diâmetro de giro) |
Suspensão | McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) |
Freios | disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.) |
Pneus | 225/45 R17 |
Peso | 1.392 kg |
Peso/potência | 8/8,4 kg/cv (gasolina/etanol) |
Peso/torque | 58 kg/mkgf |
Dimensões | 429,2 cm (comprimento), 206,4 cm (largura), 151,8 cm (altura), 260,8 cm (entre-eixos), 430 l de porta-malas, 60 l de tanque de combustível |
Equipamentos de série | airbags frontais, laterais e de cortina, ar condicionado bizone, bancos de couro, controle de estabilidade (ESP), rodas de liga leve aro 17, retrovisores rebatidos eletricamente, teto panorâmico, central multimídia, senso de estacionamento traseiro e dianteiro, câmera de ré, Isofix e sensores de farol e chuva |