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Renault Duster de primeira geração tem até tração 4×4 por R$ 45.000

Com o mesmo espaço generoso, baixo custo de manutenção e robustez do Logan, o Renault Duster agrada no visual e é fácil de revender

Por Felipe Bitu e Henrique Rodriguez
27 jul 2024, 10h00
Aventureiros urbanos
 (Marco de Bari e Chris Castanho/Quatro Rodas)
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O lançamento da segunda geração do Renault Duster, em 2020, fez o preço da primeira cair a níveis bastante atrativos. É uma boa oportunidade para comprar um SUV espaçoso para os passageiros, com grande porta-malas e que atende três requisitos importantes para os carros usados mais antigos: facilidade de revenda, baixo custo de uso e facilidade de manutenção.

Além disso, o Renault Duster já é bem conhecido dos mecânicos e suas peças são facilmente encontradas a pronta entrega na rede de concessionários.

Renault Duster
No 4×4, possível acionar o bloqueio de diferencial a até 65 km/h (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

A razão de seu sucesso começou em 2007, quando a dupla Logan e Sandero estreou no Brasil com fama de robustos e espaçosos. Por causa da manutenção simples e dos três anos de garantia, eram campeões no custo-benefício, mas o estilo decepcionava.

Tudo mudou quando o Duster foi lançado no Brasil, em 2011. Ele desbancou o então líder Ford EcoSport, mantendo os méritos da plataforma B0, mas agora com um design parrudo e agressivo.

Renault Duster
Vão-livre de 21cm é digno de aventureiros legítimos (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

Nem o acabamento simples de plásticos rígidos foi capaz de reduzir sua aceitação junto ao público, e superou as expectativas. O sucesso foi tamanho que obrigou a Renault a encerrar a produção da perua Mégane Grand Tour para atender à demanda do novo SUV.

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Renault Duster
Seletor do sistema de tração fica junto à alavanca de câmbio (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

Quase todas as versões do Renault Duster são bem aceitas, mas as melhores escolhas são a Expression 1.6 16V (110/115 cv) e a Dynamique, 1.6 ou 2.0 16V (138/142 cv) – este motor com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro.

Renault Duster
É possível ajustar altura do banco e volante (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

O Duster Expression tem ar, direção e airbag duplo, mas só há ABS no Duster Dynamique, que ainda soma farol de neblina, roda de liga aro 16, banco traseiro bipartido, espelhos elétricos, volante de couro e rádio MP3 com Bluetooth.

Renault Duster
Assentos traseiros são bipartidos (Marcos Camargo/Quatro Rodas)
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Para as piores estradas, existe o Duster 4×4: com câmbio manual de seis marchas, reduz o porta-malas de 475 para 400 litros em virtude da tração extra e da suspensão traseira independente. Na linha 2013, veio a série Tech Road, uma Dynamique com adesivos, faróis escurecidos e central multimídia Media Nav, com tela touch de 7 polegadas.

Renault Duster
Diferencial rouba espaço no porta-malas (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

Cuidado apenas com a malvista versão básica, sem nome, abaixo da Expression: é identificada pela ausência de pintura no para-choque, bagageiro e roda de liga. Alguns dão um banho de loja para disfarçar, mas ela é desmascarada pela falta de vidros elétricos atrás ou de regulagem de altura do banco do motorista.

Renault Duster
Grade perdeu cromados e faróis ganharam leds (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A primeira geração do Renault Duster foi reestilizada para a linha 2015. Ganhou novos para-choques, rodas e rack de teto, além de uma nova grade com barra dupla em preto brilhante. Na traseira, a principal mudança está nas lanternas com luzes de posição de leds. Por dentro, novos bancos, quadro de instrumentos e console central. 

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Renault Duster
Régua do porta-malas passou a ser preta (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A gama de versões foi mantida, mas novas mudanças vieram a conta-gotas nos anos seguintes. Na virada para 2017 passou a ser equipado com outro motor 1.6 16V, o SCe de origem Nissan (118/120 cv) e seis meses depois ganhou opção de câmbio automático CVT – que não faz do Duster o carro mais ágil. A série especial GoPro, lançada em 2019, marcou a despedida da primeira geração do Duster.

Renault Duster
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Problemas e defeitos do Renault Duster

Câmbio – Nas versões manuais, atenção ao engate das marchas, que devem ser suaves e precisos. Se os coxins da transmissão estiverem rompidos, a alavanca ficará inclinada, dificultando o uso.

Polias – Com o motor em marcha lenta, fique atento a chiados estranhos. Quase sempre são provocados por rolamentos gastos nas polias do tensionador da correia dentada, do compressor do ar-condicionado, da bomba d’água ou do alternador.

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Renault Duster
Motor 2.0 16V equipava o Mégane (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

Carbonização – Peça para um mecânico de confiança medir a compressão dos cilindros: retentores ineficientes podem deixar o óleo escorrer pela haste das válvulas, provocando acúmulo de carvão, que impede o correto assentamento nas sedes do cabeçote.

Suspensão e direção – Folgas na fixação de barra estabilizadora, bieletas, pivôs das bandejas, braços axiais e terminais provocam muito barulho ao rodar, além de comprometer todo o alinhamento do sistema. Uma revisão completa deixa todo o conjunto justo novamente e não custa mais que R$ 900.

Quanto vale o Renault Duster 2011-2019 na tabela?

Valor de tabela KBB
2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
1.6 R$ 44.968 R$ 48.760
R$ 51.843
R$ 53.400
Expression 1.6
R$ 45.711
R$ 47.672
R$ 51.183
R$ 53.960
R$ 59.880
R$ 60.190
R$ 65.450
R$ 70.220
Expression 1.6 CVT
R$ 70.101
R$ 72.125
Dynamique 1.6
R$ 46.184
R$ 48.973
R$ 51.815
R$ 52.335
R$ 60.574
R$ 66.897 R$ 67.829
R$ 72.611
Dynamique 1.6 CVT
R$ 70.185
R$ 75.380
Tech Road 1.6
R$ 43.800
R$ 48.175
R$ 59.433
Dynamique 2.0 R$ 42.335 R$ 43.880 R$ 49.120
R$ 52.225
R$ 53.320
R$ 58.190
R$ 66.320
R$ 73.956
Tech Road 2.0
R$ 44.650
R$ 51.809
R$ 54.219
Dynamique 2.0 AUT
R$ 43.390
R$ 44.540
R$ 50.810
R$ 53.220
R$ 54.540
R$ 61.880
R$ 68.450
R$ 75.625
Tech Road 2.0 AUT
R$ 45.750
R$ 52.704
R$ 56.590
Dynamique 2.0 4×4
R$ 44.707
R$ 46.550
R$ 52.872
R$ 55.396
R$ 54.190
R$ 62.330
R$ 70.696
R$ 75.440
Renault Duster
Leia mais” data-image-title=”” title=”Renault Duster” data-image-source=”Quatro Rodas”> Trilhas leves são a praia do Duster 4×2 | Leia mais (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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A VOZ DO DONO

Nome: Alexandre Passos
Idade: 55 anos
Profissão: engenheiro mecânico
Cidade: Ipatinga (MG)

O QUE EU ADORO

“Gosto bastante do generoso espaço interno do meu Renault Duster. Ele consegue transportar toda a minha família e a bagagem de todo mundo sem aperto ou desconforto.”

O QUE EU ODEIO

“A transmissão automática AL4 é adequada ao motor 2.0, mas acho que ela deveria ter mais marchas. Como possui apenas quatro velocidades, acaba incomodando quando dirijo em trechos de serra.”

PENSE TAMBÉM NUM… FORD ECOSPORT

Se você puder abrir mão de espaço interno e porta-malas em favor de um projeto mais moderno, o EcoSport vai agradar em cheio. Oferece estilo mais agressivo e um generoso pacote de série na versão FreeStyle: faróis com leds, controles de estabilidade e tração, ABS, airbag duplo e som com comando de voz.

Ford EcoSport
(Marco de Bari/Quatro Rodas)
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