Apresentado em junho de 2018, o Toyota Yaris hatch chegou com novo design, motores atualizados, câmbio CVT e um padrão superior de acabamento que o colocaram no mesmo nível de concorrentes como VW Polo e Fiat Argo.
Sendo compacto ele surpreende pelo espaço: são 2,55 metros entre os eixos e o conforto do quinto ocupante é garantido pelo assoalho traseiro plano. O porta-malas comporta 310 litros e o tanque de 45 litros indica baixo consumo de combustível.
E ele é de fato baixo: 12,5 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada com o motor 1.5 flex de 110/105 cv, o único disponível para a versão topo de linha XLS, sempre com sete airbags. O câmbio CVT Multidrive conta com borboletas para troca de marchas no volante, similar ao que equipou a geração anterior do Corolla.
Melhores versões do Toyota Yaris
É bom o nível de equipamentos do Yaris XLS: teto solar, sensor de chuva, maçanetas externas cromadas, faróis com máscara negra e led nas luzes de posição e lanternas. Mas cuidado: no modelo 2019 a central multimídia não tem Android Auto e Apple CarPlay.
Essa interface com sistemas operacionais dos celulares chegou na linha 2020 nas versões XL Plus (que substituiu a XL Plus Tech com motor 1.3 de 101/98 cv), XS, XLS e X-Way, todas com motor 1.5 flex e CVT.
Mais simples, o Yaris XL Plus Connect traz partida por botão, chave presencial e ar digital automático. A XS Connect acrescenta rodas de liga leve, computador de bordo, retrovisores elétricos e couro no volante, manopla do câmbio e parte dos bancos.
Exclusiva para o Yaris hatch, a versão aventureira X-Way ficou posicionada entre a XS e a XLS e talvez por isso não fez muito sucesso. Traz decoração externa com apliques plásticos nos para-choques, arcos dos para-lamas e no acabamento do rack do teto.
Outra versão interessante é a esportiva S. Baseada na XS Connect, ela foi limitada a 450 unidades e tem rodas exclusivas de 16 polegadas, teto solar, piloto automático, lanternas de led e detalhes vermelhos nos faróis, na carroceria e nos bancos de couro.
O Yaris 2023 incorporou os sete airbags mesmo nas versões mais básicas e aposentou o motor 1.3 e o câmbio manual que equiparam as versões de entrada XL e XL Live: a demanda por motor mais fraco e pedal de embreagem é mínima (motivo para se pechinchar um desconto).
Talvez os preços caiam assim que a próxima geração do Yaris for apresentada, mas isso não muda o fato de que se trata de um modelo com muitas virtudes e poucos defeitos. A qualidade do produto é reforçada pelo pós-venda e pela grande oferta de peças a pronta entrega.
Problemas e defeitos do Toyota Yaris
- Cabeçote – O problema é geralmente causado por combustível adulterado, com resíduos acumulados nas sedes de válvulas, comprometendo a compressão.
- Injetores – Dificuldades na partida costumam ser causadas por falha no regulador de pressão de combustível e injetores com atomização prejudicada por resíduos. A troca do regulador e limpeza do sistema resolvem o problema.
- Câmbio CVT – O Manual estabelece que, em condições de uso severo, a troca do fluido a cada 80.000 km ou 4 anos. Também vale investir na troca do filtro da transmissão.
- Regulador de voltagem – Um dos problemas mais comuns nos modelos 2019 e 2020 é a bateria descarregada por falha no regulador de voltagem, componente que acerta a tensão de saída da energia enviada pelo alternador.
- Acabamento – Rígidos demais, os plásticos tornam-se fonte de barulho. Confira o estado geral de difusores de ar, laterais de porta, maçanetas internas e botões.
- Teto solar – Verificar se o vidro bascula livremente. Mofo e oxidação nos mecanismos são indícios claros de problemas de vedação.
A voz do dono
Nome: Edson Fernando de Oliveira
Idade: 34 anos
Profissão: empresário
Cidade: Contagem (MG)
O que eu adoro:
“O conforto de rodagem está acima da média da categoria: não é um Corolla, mas filtra bem as irregularidades sem comprometer a estabilidade. A confiabilidade da marca também é um ponto positivo.”
O que eu odeio:
“A qualidade dos plásticos do acabamento interno deixa a desejar: ele realmente não é um Corolla. E falta potência ao motor: o CVT ajuda, mas não faz milagres.”
Preço médio dos Yaris usados (KBB)
Preço das peças do Yaris
Nós dissemos
Julho de 2018 “Os motores são os mesmos do Etios, com melhorias que elevaram a potência em 3 cv. No 1.3 a força subiu de 98 para 101 cv e no 1.5, de 107 para 110 cv. (…) O interior é bem-acabado, com peças bem confeccionadas e encaixadas. (…) O espaço interno na dianteira é compatível com o porte do carro. Atrás, dá para acomodar as pernas com folga, com o benefício do piso plano. (…) O porta-malas do hatch leva 310 litros.”
Pense também em um
VW Polo usado: Apesar de ser mais curto, ele tem praticamente a mesma distância entre os eixos, suficiente para acomodar quatro adultos. A capacidade do porta-malas também é ligeiramente menor. Sua maior virtude está na disposição do motor TSI, com 20,4 kgfm e 128 cv. O câmbio automático de seis marchas não oferece a mesma suavidade do CVT, mas a suspensão macia não compromete a estabilidade mesmo no limite da aderência.