Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota Yaris é usado confiável, ótimo de pós-venda e faz 16 km/l

Não é um Toyota Corolla, mas o conforto, a confiabilidade e eficiência fazem jus à boa fama do sedã - custa bem mais barato

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 ago 2024, 20h14 - Publicado em 21 ago 2024, 20h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apresentado em junho de 2018, o Toyota Yaris hatch chegou com novo design, motores atualizados, câmbio CVT e um padrão superior de acabamento que o colocaram no mesmo nível de concorrentes como VW Polo e Fiat Argo.

    Sendo compacto ele surpreende pelo espaço: são 2,55 metros entre os eixos e o conforto do quinto ocupante é garantido pelo assoalho traseiro plano. O porta-malas comporta 310 litros e o tanque de 45 litros indica baixo consumo de combustível.

    Toyota Yaris
    Rodas de liga leve são item de série na versão XL Plus Tech (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    E ele é de fato baixo: 12,5 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada com o motor 1.5 flex de 110/105 cv, o único disponível para a versão topo de linha XLS, sempre com sete airbags. O câmbio CVT Multidrive conta com borboletas para troca de marchas no volante, similar ao que equipou a geração anterior do Corolla.

    Compartilhe essa matéria via:

    Melhores versões do Toyota Yaris

    É bom o nível de equipamentos do Yaris XLS: teto solar, sensor de chuva, maçanetas externas cromadas, faróis com máscara negra e led nas luzes de posição e lanternas. Mas cuidado: no modelo 2019 a central multimídia não tem Android Auto e Apple CarPlay.

    Essa interface com sistemas operacionais dos celulares chegou na linha 2020 nas versões XL Plus (que substituiu a XL Plus Tech com motor 1.3 de 101/98 cv), XS, XLS e X-Way, todas com motor 1.5 flex e CVT.

    Continua após a publicidade
    Automóvel Yaris, da Toyota, testado pela revista Quatro Rodas.
    Pós-venda e oferta de peças são pontos favoráveis (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Mais simples, o Yaris XL Plus Connect traz partida por botão, chave presencial e ar digital automático. A XS Connect acrescenta rodas de liga leve, computador de bordo, retrovisores elétricos e couro no volante, manopla do câmbio e parte dos bancos.

    Exclusiva para o Yaris hatch, a versão aventureira X-Way ficou posicionada entre a XS e a XLS e talvez por isso não fez muito sucesso. Traz decoração externa com apliques plásticos nos para-choques, arcos dos para-lamas e no acabamento do rack do teto.

    Yaris
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Outra versão interessante é a esportiva S. Baseada na XS Connect, ela foi limitada a 450 unidades e tem rodas exclusivas de 16 polegadas, teto solar, piloto automático, lanternas de led e detalhes vermelhos nos faróis, na carroceria e nos bancos de couro.

    O Yaris 2023 incorporou os sete airbags mesmo nas versões mais básicas e aposentou o motor 1.3 e o câmbio manual que equiparam as versões de entrada XL e XL Live: a demanda por motor mais fraco e pedal de embreagem é mínima (motivo para se pechinchar um desconto).

    Talvez os preços caiam assim que a próxima geração do Yaris for apresentada, mas isso não muda o fato de que se trata de um modelo com muitas virtudes e poucos defeitos. A qualidade do produto é reforçada pelo pós-venda e pela grande oferta de peças a pronta entrega.

    Toyota Yaris
    Bancos de couro: só na versão XLS (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Problemas e defeitos do Toyota Yaris

    Continua após a publicidade

    A voz do dono

    Nome: Edson Fernando de Oliveira
    Idade: 34 anos
    Profissão: empresário
    Cidade: Contagem (MG)

    O que eu adoro: 

    “O conforto de rodagem está acima da média da categoria: não é um Corolla, mas filtra bem as irregularidades sem comprometer a estabilidade. A confiabilidade da marca também é um ponto positivo.”

    O que eu odeio: 

    “A qualidade dos plásticos do acabamento interno deixa a desejar: ele realmente não é um Corolla. E falta potência ao motor: o CVT ajuda, mas não faz milagres.”

    Preço médio dos Yaris usados (KBB)

    Yaris-USADOs Tabela
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Preço das peças do Yaris

    YARIS PECAS Valor
    (Reprodução/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Nós dissemos

    QR_710_CARRO_YARIS HATCH E SEDAN
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Julho de 2018 “Os motores são os mesmos do Etios, com melhorias que elevaram a potência em 3 cv. No 1.3 a força subiu de 98 para 101 cv e no 1.5, de 107 para 110 cv. (…) O interior é bem-acabado, com peças bem confeccionadas e encaixadas. (…) O espaço interno na dianteira é compatível com o porte do carro. Atrás, dá para acomodar as pernas com folga, com o benefício do piso plano. (…) O porta-malas do hatch leva 310 litros.”

    Pense também em um

    POLO
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    VW Polo usado: Apesar de ser mais curto, ele tem praticamente a mesma distância entre os eixos, suficiente para acomodar quatro adultos. A capacidade do porta-malas também é ligeiramente menor. Sua maior virtude está na disposição do motor TSI, com 20,4 kgfm e 128 cv. O câmbio automático de seis marchas não oferece a mesma suavidade do CVT, mas a suspensão macia não compromete a estabilidade mesmo no limite da aderência.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.